DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4132
Título: O uso das TIC no ensino remoto, na formação de professores de matemática no CESPUEA: dificuldades e desafios.
Título(s) alternativo(s): The use of ICT in remote teaching, in the training of mathematics teachers at CESPUEA: difficulties and challenges.
Autor(es): Vieira, Rosiane Cunha
Orientador(es): Beltrão, Isabel do Socorro Lobato
Palavras-chave: TIC’s;Ensino Remoto;Formação de Professores
Data do documento: 17-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VIEIRA, Rosiane Cunha. O uso das TIC no ensino remoto, na formação de professores de matemática no CESP/UEA: dificuldades e desafios. 2022. 20f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as dificuldades e desafios no uso das TIC, no ensino remoto, na licenciatura em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas, Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP-UEA). A pesquisa é de natureza qualitativa na perspectiva de Creswell (2016), com realização de pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário de acordo com as orientações de Marconi e Lakatos (2003). Os resultados obtidos indicam que as dificuldades e desafios no uso das TIC, nas aulas remotas no CESP, estão relacionadas à distrações em casa no momento de estudar no celular; as dificuldades de lidar com a tecnologia; sinal de internet precário, etc. Já os desafios estão na conexão de baixa qualidade, sendo este um dos fatores principais que interferem na formação do professor atualmente; aprendizagem das novas tecnologias por si só; ambiente de aprendizagem diferente; a interação com os docentes é superficial; condições socioeconômicas de alguns acadêmicos no acesso as TIC.
Abstract: In this article we present the results of a research that aimed to analyze the difficulties and challenges in the use of ICT, in remote teaching, in the degree in Mathematics at the University of the State of Amazonas, Center for Higher Studies of Parintins (CESP-UEA). The research is qualitative in nature from the perspective of Creswell (2016), with bibliographic research, application of a questionnaire according to the guidelines of Marconi e Lakatos (2003). The results obtained were that the difficulties in using ICT, in remote classes at Cesp, are related to distractions at home when studying on the cell phone; the difficulties of dealing with technology; poor internet signal, etc. The challenges are in the low quality connection; learning new technologies by themselves; different learning environment; interaction with professors is superficial; Socioeconomic conditions of some academics in accessing ICT.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4132
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.