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Título: Coros manauaras: uma análise sobre técnica vocal e sonoridade
Título(s) alternativo(s): Choirs from Manaus: an analysis of vocal technique and sonority
Autor(es): Costa, Sabrina Ferreira da
Orientador(es): Oliveira , Fabiano Cardoso de
Palavras-chave: Sonoridade coral;Técnica vocal;Interpretação;Choir sonority;Vocal technique;Interpretation
Data do documento: 6-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: COSTA, Sabrina Ferreira da. Coros manauaras: uma análise sobre técnica vocal e sonoridade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Regência). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.
Resumo: Para realização desta pesquisa foi feito um estudo sobre Técnica Vocal e sonoridade de coros manauaras. O objetivo geral deste trabalho é compreender o uso da técnica vocal e sua influência em relação à sonoridade dos grupos investigados. Os objetivos específicos são descrever os princípios a respeito da técnica vocal; analisar as técnicas e sonoridade dos coros no decorrer dos períodos históricos da música e; comparar o entendimento dos coros acerca do desenvolvimento da sonoridade coral. Para isso, foram selecionados alguns corais da cidade, como o Coral da UEA, o Grupo Vocal do Coral do Amazonas (GVCA), o Coral Ivete Ibiapina e o Coral do Amazonas para a realização de questionários. Em seguida, partindo do modelo proposto por Ângelo Fernandes (2009), foi abordada a questão da sonoridade coral nos períodos da história da Música. Depois, foi feita uma análise da relação do processo de desenvolvimento da sonoridade dos coros manauaras escolhidos. Ainda, para uma compreensão mais abrangente do termo sonoridade e dos aspectos importantes no desempenho artístico de grupos corais, foram utilizadas como base as obras Técnica Vocal para Coros de Helena Wöhl Coelho (1994) e Coral – Um canto apaixonante de Nelson Mathias (1986). Através dos resultados dos questionários respondidos pelos maestros e preparadores vocais destes quatro corais participantes, concluiu-se que estes buscam orientar os coristas de maneira objetiva, mas analisando os questionários aplicados aos coristas, observou-se que nem sempre eles compreendem exatamente o que seus líderes solicitam.
Abstract: To carry out this research, a brief study on Vocal technique and the sonority in choir was conducted aiming to guide this work`s perception in regards to the correct use of voice. The main objective of this work is to understand the use of vocal technique and its influence in relation to the sonority of the groups investigated. The specific objectives are to describe the principles regarding vocal technique, to analyze the techniques and sonority of choirs during the historical periods of Music, compare the choristers' understanding of the development of choral sonority. The selected groups of research were the UEA choir; the Vocal Group of the Amazona`s Choir (GVCA); the Choir Ivete Ibiapina and the Amazon`s Choir. Then, based on the model proposed by Angelo Fernandes (2009), we approached the issue of choral sonority in the different periods of the history of Music. From this, we sought to analyze the relationship between the development process of the choruses sonority that was chosen. Also, for a more comprehensive understanding of the term ‘sonority’ and of the important aspects in the artistic performance of chorus groups, the works Técnica Vocal para Coros by Helena Wöhl Coelho (1994) e Coral – Um canto apaixonante de Nelson Mathias (1986) were used. With the conclusion of the theoretical framework, the work revealed the results of questionnaires applied to maestros, vocal trainers and choristers from those four prominent choirs in Manaus. These results, were conclusively weighted and provided a brief overview on the importance of the correct application of the vocal technique in choir groups and their artistic fruit in the interpretation. Through the results of the questionnaires answered by the teachers and vocal trainers of these four participating choirs, it was concluded that these seek to guide the choristers in an objective way, but analyzing the questionnaires applied to choristers, it was observed that they do not always understand exactly what their leaders request.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4086
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