DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Sabrina Ferreira da-
dc.date.available2022-07-27-
dc.date.available2022-08-10T16:18:02Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.citationCOSTA, Sabrina Ferreira da. Coros manauaras: uma análise sobre técnica vocal e sonoridade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Regência). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4086-
dc.description.abstractTo carry out this research, a brief study on Vocal technique and the sonority in choir was conducted aiming to guide this work`s perception in regards to the correct use of voice. The main objective of this work is to understand the use of vocal technique and its influence in relation to the sonority of the groups investigated. The specific objectives are to describe the principles regarding vocal technique, to analyze the techniques and sonority of choirs during the historical periods of Music, compare the choristers' understanding of the development of choral sonority. The selected groups of research were the UEA choir; the Vocal Group of the Amazona`s Choir (GVCA); the Choir Ivete Ibiapina and the Amazon`s Choir. Then, based on the model proposed by Angelo Fernandes (2009), we approached the issue of choral sonority in the different periods of the history of Music. From this, we sought to analyze the relationship between the development process of the choruses sonority that was chosen. Also, for a more comprehensive understanding of the term ‘sonority’ and of the important aspects in the artistic performance of chorus groups, the works Técnica Vocal para Coros by Helena Wöhl Coelho (1994) e Coral – Um canto apaixonante de Nelson Mathias (1986) were used. With the conclusion of the theoretical framework, the work revealed the results of questionnaires applied to maestros, vocal trainers and choristers from those four prominent choirs in Manaus. These results, were conclusively weighted and provided a brief overview on the importance of the correct application of the vocal technique in choir groups and their artistic fruit in the interpretation. Through the results of the questionnaires answered by the teachers and vocal trainers of these four participating choirs, it was concluded that these seek to guide the choristers in an objective way, but analyzing the questionnaires applied to choristers, it was observed that they do not always understand exactly what their leaders request.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSonoridade coralpt_BR
dc.subjectTécnica vocalpt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectChoir sonoritypt_BR
dc.subjectVocal techniquept_BR
dc.subjectInterpretationpt_BR
dc.titleCoros manauaras: uma análise sobre técnica vocal e sonoridadept_BR
dc.title.alternativeChoirs from Manaus: an analysis of vocal technique and sonoritypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T16:18:02Z-
dc.contributor.advisor1Oliveira , Fabiano Cardoso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346971233730699pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira , Fabiano Cardoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4346971233730699pt_BR
dc.contributor.referee2Cauduro , Adroaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7591763252333154pt_BR
dc.contributor.referee3Neves , Hirlândia Milon-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363388731375717pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604803379963734pt_BR
dc.description.resumoPara realização desta pesquisa foi feito um estudo sobre Técnica Vocal e sonoridade de coros manauaras. O objetivo geral deste trabalho é compreender o uso da técnica vocal e sua influência em relação à sonoridade dos grupos investigados. Os objetivos específicos são descrever os princípios a respeito da técnica vocal; analisar as técnicas e sonoridade dos coros no decorrer dos períodos históricos da música e; comparar o entendimento dos coros acerca do desenvolvimento da sonoridade coral. Para isso, foram selecionados alguns corais da cidade, como o Coral da UEA, o Grupo Vocal do Coral do Amazonas (GVCA), o Coral Ivete Ibiapina e o Coral do Amazonas para a realização de questionários. Em seguida, partindo do modelo proposto por Ângelo Fernandes (2009), foi abordada a questão da sonoridade coral nos períodos da história da Música. Depois, foi feita uma análise da relação do processo de desenvolvimento da sonoridade dos coros manauaras escolhidos. Ainda, para uma compreensão mais abrangente do termo sonoridade e dos aspectos importantes no desempenho artístico de grupos corais, foram utilizadas como base as obras Técnica Vocal para Coros de Helena Wöhl Coelho (1994) e Coral – Um canto apaixonante de Nelson Mathias (1986). Através dos resultados dos questionários respondidos pelos maestros e preparadores vocais destes quatro corais participantes, concluiu-se que estes buscam orientar os coristas de maneira objetiva, mas analisando os questionários aplicados aos coristas, observou-se que nem sempre eles compreendem exatamente o que seus líderes solicitam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMADUZZI, Astrea. Caruso e a MESSA DI VOCE. Disponível em: http://belcantoitaliano.blogspot.com/2014/01/caruso-e-la-messa-di-voce.html/. Acesso em: 17 de Maio de 2019. ARAÚJO, Marconi. Belting Contemporâneo: Aspectos Técnico-Vocais para Teatro Musical e Música Pop. Brasília, DF: Musimed Edições Musicais, 2013. CAESAR, Rodolfo. A espessura da sonoridade: entre o som e a imagem. In: XXIII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 2013, Natal. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2013. Disponível em: https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/23anppom/Natal2013/paper/view/2342. Acesso em: 22 de Maio 2019. COELHO, Helena Wohl. Técnica Vocal para Coros. São Leopoldo, RS: Sinodal, 1994. COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender música. São Paulo: É Realizações, 2013. COSTA, Edilson. Voz e Arte Lírica: técnica vocal ao alcance de todos. São Paulo: Lovise, 2001. CRYSTAL, David. Dicionário de Linguística e Fonética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. DIAS, Ana Catarina. Respiração Diafragmática. Disponível em: http://www.anadiaspsicologia.com/respiracao.html /. Acesso em: 19 de Maio de 2019. DOURADO, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música. 1 ed. São Paulo: Editora: 34, 2004. FERNANDES, Angelo; KAYAMA, Adriana. A importância da dicção na construção da sonoridade coral. In: XVI CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (ANPPOM), 2006, Brasília. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2006. FERNANDES, José Ângelo. O Regente e a construção da Sonoridade Coral: Uma Metodologia de Preparo Vocal para Coros. 2009. 483f. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. FERREIRA, Joana Margarida Pereira. A fisiologia do canto erudito como guia para uma prática vocal informada. Aveiro, 2014 GIL, Robledo Lima. Tipos de pesquisa. 2009. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ecb/files/2009/09/Tipos-de-Pesquisa.pdf /. Acesso em: 25 de Março de 2019. GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade: teoria e prática de um método analítico – uma introdução. Claves, Paraíba, 2007. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/claves/article/view/2867. Acesso em: 15 de Maio 2019. HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1982. MARIZ, Joana. Entre a expressão e a técnica: a terminologia do professor de canto - um estudo de caso em pedagogia vocal de canto erudito e popular no eixo Rio-São Paulo. 2013. 361f. Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2013. MATHIAS, Nelson. Coral: Um canto apaixonante. Brasília: Musimed, 1986. MOREIRA, Wagner. Coral do Amazonas. Disponível em: https://cultura.am.gov.br/portal/coral-do-amazonas/. Acesso em: 19 de Maio de 2019. OITICICA, Vanda. O Be-a-bá da Técnica Vocal. Brasília: Musimed, 1992. SADIE, Stanley. Dicionário de música Grove. Edição Concisa, Jorge Zahar. Rio de Janeiro, 1994. SANTOS, Juliana Martins. Aspectos acústicos e fisiológicos do sistema ressonantal vocal como ferramenta para o ensino-aprendizagem do canto lírico. Rio de Janeiro, 2010. SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. 2. ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2011. STRIMPLE, Nick. Choral music in nineteenth-century. New York: Amadeus Press, 2008. UBERTI, Mauro. La técnica vocale nella seconda metà del XIV secolo. In: Musica Antica. Pubblicazione dell’Instituto Comunale di Musica Antica Stanislao Cordero di Pamparato. Pamparato, 2000. WIKIHOW. Como respirar corretamente para proteger sua voz de canto. Disponível em: https://pt.wikihow.com/Respirar-Corretamente-para-Proteger-Sua-Voz-de-Canto /. Acesso em 19 de Maio de 2019. ZACCONI, Ludovico. Prattica di Musica. Venice: Bartolomeo Carampello, 1596; anastatic reprint, Bologna: Forni, 1983. ZANDER, OSCAR. Regência Coral. 5. ed. Porto Alegre: Movimento, 2003. ZARLINO, Gioseffo. Le istitutioni harmoniche. Venice, 1558-9. reprint, New York: Broude Brothers, 1965.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Coros manauaras.pdfArquivo principal.630,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.