DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes , José Leandro da Cruz-
dc.date.available2022-07-22-
dc.date.available2022-08-08T16:33:47Z-
dc.date.issued2022-06-11-
dc.identifier.citationLOPES, José Leandro da Cruz. Projeto arte e comunidade: compondo e recompondo a formação do artista-educador. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4068-
dc.description.abstractThis monografie, focused in theater pedagogy, dive in a study on the Project Arte e Comunidade, from the State University of Amazonas, that is based in the context of Theatrical Pedagogical Practices developed at Comunidade Prosamim, that is located in Praça 14 de Janeiro, cartier of Manaus. This work offers a contribution to the relationship between academic knowledge and local knowledge, through the meeting between the masters of that community and the Theater Faculty. Qualitative research is generated, based on Action Research. This work intends to bring from the relation of university applied projects, the chain of relation between research and formal studies activities, that are essential for bringing society closer to the university, and defend how it is fundamental this experience in the training of students, teachers and the community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro e Comunidadept_BR
dc.subjectPoéticas Indígenas e Afrobrasileiraspt_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.subjectProsamimpt_BR
dc.subjectArte Comunidadept_BR
dc.subjectTheater Appliedpt_BR
dc.subjectIndigenous and Afro-Brazilian Poeticspt_BR
dc.subjectCommunity Artpt_BR
dc.titleProjeto arte e comunidade: compondo e recompondo a formação do artista-educadorpt_BR
dc.title.alternativeArt and community project: composing and recomposing the formation of the artist-educatorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T16:33:47Z-
dc.contributor.advisor1Martins , Luiz Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9584210881085113pt_BR
dc.contributor.referee1Martins , Luiz Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9584210881085113pt_BR
dc.contributor.referee2Ayres , Amanda Aguiar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6520348071882912pt_BR
dc.contributor.referee3Bortolini , Neide das Graças de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5698244212403554pt_BR
dc.contributor.referee4Castro , Jhon Weiner de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281050672522859pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696310865137592pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso em teatro, reflete acerca do Projeto de extensão, pesquisa e ensino da Universidade do Estado do Amazonas, Arte e Comunidade, no contexto das práticas pedagógicas desenvolvidas no Prosamim, comunidade localizada na Praça 14 de Janeiro, bairro de Manaus. O trabalho oferece contribuição para a relação entre os saberes acadêmicos e os saberes locais, em que por meio dos mestres e mestras residentes nesta comunidade é gerada uma pesquisa de cunho qualitativo, pautada na pesquisa-ação. Depreendendo-se então, que as atividades de extensão, pesquisa e ensino universitárias são essenciais para a aproximação da sociedade com a universidade, e também fundamentais na formação dos discentes, docentes e comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos. – 3ª ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1996. – Págs. 71 -170. ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo como modo de criação. Olhares: ESCH Revista da Escola Superior de Artes Célida Helena. N.1, 2009. AYRES, Amanda A. Teatro e Comunidade: uma proposta de formação do curso de teatro da Universidade do estado do Amazonas. In: SILVA, Ivete. (Coord.) Arte na Amazônia: conversas sobre o ensino na Região Norte. Boa Vista: Editora da UFRR, 2016. P. 99-188. AYRES, Amanda. A formação de multiplicadores teatrais em comunidades de Manaus: A construção de uma proposta metodológica que considera as dimensões da cultura popular, arte e vida e o saber da experiência. Universidade do Estado do Amazonas – Manaus-Amazonas, 2018. BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2005. BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. (org.). – 7. Ed – São Paulo: Cortez, 2012. p. 73 – 76. BELZEGA, I. (2012). Performance Tradicional e Teatro e Comunidade: Interações, Contributos e Desafios Contemporâneos. O caso das Brincas de Évora. (Tese de Doutoramento não publicada). Universidade de Évora, Portugal. BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28. BORDIN, Vanessa Benites. Contando histórias revelando tradições: Encontro com os indígenas do Amazonas / VANESSA BENITES BORDIN; orientadora, Elizabeth Silva Lopes. - - São Paulo. 2020. ESTES, C. P. (1999). Mulheres que correm com os Lobos – Mitos e Histórias do Arquétipo da Mulher Selvagem. (W. Barcellos, Trad.). (pp.18-19). Rio de Janeiro: Rocco. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura), 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ᵃ. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987. HUIZINGA, Johan. (2004). Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva. LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. MARTINS, LEDA MARIA. (2003). PERFORMANCES DA ORALITURA: CORPO, LUGAR DA MEMÓRIA. LETRAS, (26), 63–81. MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em Jogo. São Paulo: Hucitec, 2004. MONTEIRO, Jackeline dos Santos. Relato do processo de teatro para-de-compor e recompor comunidades desenvolvido no Prosamim da praça 14 de Janeiro. Universidade do Estado do Amazonas – Manaus-Amazonas, 2018. NICOLETE, Adélia. (2002). Criação coletiva e processo colaborativo: algumas semelhanças e diferenças no trabalho dramatúrgico. Sala Preta, 2, 318-325. NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Tentando definir o teatro na comunidade. IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), 2007. OLIVEIRA, Joana Abreu Pereira de. Módulo 26: A arte e cultura popular. Brasília, 2011. PAIVA, Sônia. Encenação- percurso pela criação, planejamento e produção teatral. Universidade de Brasília. 2011. PUPO, M. L. S. B. Teatro e Educação Formal. In: Coradesqui, Glauber. (Org). Teatro na Escola. Experiências e Olhares. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2010, v, p. 10-18. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2016. SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin; tradução de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto arte e comunidade.pdfArquivo principal.2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.