DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMuniz , Caio Felipe Veiga de Lima-
dc.date.available2022-07-22-
dc.date.available2022-08-08T16:33:24Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.citationMUNIZ, Caio Felipe Veiga de Lima. Mediação cênica do teatro performativo para espectadores em contexto escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4067-
dc.description.abstractThe scenic mediation of performative theater for spectators in a school context is the research of completion of course work in a degree in theater that aims to develop proposals for pedagogical artistic practices of scenic mediation of performative theater to spectators inserted in a school context, through three stages, the first part, to investigate the language of performative theater as a pedagogical proposal to enable the emancipation of these spectators. For second, to elaborate proposals of artistic pedagogical practices of scenic mediation through the language of the performative theater. And thirdly, to develop the process of a scenic disassembly workshop, with a methodological approach of a qualitative research and with the proposal of a systematic observation. To creating a process of scenic mediation in three stages, preparation rehearsal, show and extension rehearsal, that providing analysis vectors for spectators, and contextualizing the language of performative theater and generating process documents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro performativopt_BR
dc.subjectMediação cênicapt_BR
dc.subjectEspectadorespt_BR
dc.subjectPerformative theaterpt_BR
dc.subjectScenic mediationpt_BR
dc.subjectSpectatorpt_BR
dc.titleMediação cênica do teatro performativo para espectadores em contexto escolarpt_BR
dc.title.alternativeScenic mediation of performative theater for spectators in a school contextpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T16:33:24Z-
dc.contributor.advisor1Santos , Eneila Almeida dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee1Santos , Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee2Dias , Wellington Douglas dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3191786586059664pt_BR
dc.contributor.referee3Santos , Daniely Peinado dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951437006059198pt_BR
dc.description.resumoA mediação cênica do teatro performativo para os espectadores em contexto escolar é a pesquisa de trabalho de conclusão de curso de licenciatura em teatro que pretende elaborar propostas de práticas artísticas pedagógicas da mesma, com foco nos espectadores inseridos em contexto escolar, através de três etapas. A primeira diz respeito a uma investigação da linguagem do teatro performativo como proposta pedagógica para possibilitar a emancipação desses espectadores, a segunda buscou formular propostas de práticas artístico pedagógicas de mediação cênica através da linguagem do teatro performativo, e por fim, a terceira visou desenvolver o processo de uma oficina de desmontagem cênica, com uma abordagem metodológica de uma pesquisa qualitativa e com a proposta de uma observação sistemática, criando um processo de mediação cênica em três etapas, que foram: ensaio de preparação, apresentação do espetáculo e o ensaio de prolongamento, proporcionado vetores de análise aos espectadores, contextualização da linguagem do teatro performativo e gerando os documentos de processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBORNHEIM. G. O sentido e a máscara. São Paulo, 2007. COHEN, C. Performance como linguagem. São Paulo. 2013. DESGRANGES, F. A Pedagogia do Espectador. São Paulo. 2003. RANCIÉRE, J. O espectador Emancipado. São Paulo. 2014. DESGRANGES, F. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. São Paulo. 2010. DUARTE, F. O que é Beleza? São Paulo. 1986. FÉRAL, J. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo. 2015. OLIVEIRA, M. Como fazer pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro. 2007. SALLES, C. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo. 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mediação cênica do teatro performativo para espectadores em contexto escolar.pdfArquivo principal.386,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.