DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4062
Título: Formação em licenciatura em dança: reflexões de acadêmicos(as) da Universidade do Estado do Amazonas sobre a estrutura curricular e o estágio supervisionado
Título(s) alternativo(s): Training in dance degree: reflections of academics from the University of the State of Amazonas on the curricular structure and supervised internship
Autor(es): Braga, Maiara Barbosa
Orientador(es): Mourão , Vilma Maria Gomes Peixoto
Palavras-chave: Dança;Formação;Estágio Supervisionado;Licenciatura em Dança;Dance;Training;Supervised Internship;Degree in Dance
Data do documento: 28-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BRAGA, Maiara Barbosa. Formação em licenciatura em dança: reflexões de acadêmicos(as) da Universidade do Estado do Amazonas sobre a estrutura curricular e o estágio supervisionado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: Este trabalho de pesquisa fundamenta-se numa abordagem qualitativa e voltou-se para questões que buscam compreender o processo de formação do licenciado em dança da Universidade do Estado do Amazonas, com base no Projeto Pedagógico do Curso e nas percepções de alunos finalistas sobre a estrutura curricular e a vivência do estágio supervisionado nas escolas. O processo de formação é complexo e visa formar licenciados com fundamentos teóricos, metodológicos e técnicos, aptos às questões atuais da dança de natureza artística e científica, o que envolve muitos aspectos, sendo o estágio supervisionado uma parte muito importante desse processo, pois permite ao acadêmico(a) aplicar os conhecimentos adquiridos no curso através da prática da criação artística nas escolas. Assim, a pesquisa teve um caráter exploratório e descritivo e foi desenvolvida junto a seis acadêmicos(as) por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados levantados foram analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin(2011) e essa análise, em que buscamos ir além da dicotomia teoria e prática e priorizar o saber da experiência, apontou que os(as) estagiários(as) identificam algumas dificuldades no campo de estágio, mas especificamente quanto à estrutura e a falta de apoio por parte do pessoas das escolas e que, os(as) acadêmicos compreendem a importância do estágio e se empenharam em sugerir alguns pontos para a melhoria da formação em dança, dentre as quais destacamos a necessidade de uma maior aproximação do curso com as comunidades como forma de divulgar mais a importância da dança.
Abstract: This research is based on a qualitative approach and turned to questions that seeks to understand the process of training the graduate in dance at the State University of Amazonas, based on the Pedagogical Project of the Course and on the perceptions of finalist students about the structure curriculum and the experience of supervised internship in schools. The training process is complex and aims to train graduates with theoretical, methodological and technical foundations, able to address current issues of artistic and scientific dance, which involves many aspects, with the supervised internship being a very important part of this process, as it allows the academic to apply the knowledge acquired in the course through the practice of artistic creation in schools. Thus, the research had an exploratory and descriptive character and was developed with six academics through semi-structured interviews. The data collected were analyzed based on the content analysis proposed by Bardin (2011) and this analysis, in which we seek to go beyond the theory and practice dichotomy and prioritize the knowledge of experience, pointed out that the interns identify some difficulties in the internship field, but specifically regarding the structure and the lack of support from the people of the schools and that, the academics understand the importance of the internship and have committed themselves to suggesting some points for the improvement of dance training, among which we highlight the need to bring the course closer to the communities as a way of disseminating more the importance of dance.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4062
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação em licenciatura em dança.pdfArquivo principal.553,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.