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dc.contributor.authorBraga, Maiara Barbosa-
dc.date.available2022-07-21-
dc.date.available2022-08-08T16:31:24Z-
dc.date.issued2022-05-28-
dc.identifier.citationBRAGA, Maiara Barbosa. Formação em licenciatura em dança: reflexões de acadêmicos(as) da Universidade do Estado do Amazonas sobre a estrutura curricular e o estágio supervisionado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4062-
dc.description.abstractThis research is based on a qualitative approach and turned to questions that seeks to understand the process of training the graduate in dance at the State University of Amazonas, based on the Pedagogical Project of the Course and on the perceptions of finalist students about the structure curriculum and the experience of supervised internship in schools. The training process is complex and aims to train graduates with theoretical, methodological and technical foundations, able to address current issues of artistic and scientific dance, which involves many aspects, with the supervised internship being a very important part of this process, as it allows the academic to apply the knowledge acquired in the course through the practice of artistic creation in schools. Thus, the research had an exploratory and descriptive character and was developed with six academics through semi-structured interviews. The data collected were analyzed based on the content analysis proposed by Bardin (2011) and this analysis, in which we seek to go beyond the theory and practice dichotomy and prioritize the knowledge of experience, pointed out that the interns identify some difficulties in the internship field, but specifically regarding the structure and the lack of support from the people of the schools and that, the academics understand the importance of the internship and have committed themselves to suggesting some points for the improvement of dance training, among which we highlight the need to bring the course closer to the communities as a way of disseminating more the importance of dance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Dançapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectSupervised Internshippt_BR
dc.subjectDegree in Dancept_BR
dc.titleFormação em licenciatura em dança: reflexões de acadêmicos(as) da Universidade do Estado do Amazonas sobre a estrutura curricular e o estágio supervisionadopt_BR
dc.title.alternativeTraining in dance degree: reflections of academics from the University of the State of Amazonas on the curricular structure and supervised internshippt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T16:31:24Z-
dc.contributor.advisor1Mourão , Vilma Maria Gomes Peixoto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619047385832293pt_BR
dc.contributor.referee1Mourão , Vilma Maria Gomes Peixoto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619047385832293pt_BR
dc.contributor.referee2Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa , Demmy Cristina Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9253479821937919pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2739547469508542pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa fundamenta-se numa abordagem qualitativa e voltou-se para questões que buscam compreender o processo de formação do licenciado em dança da Universidade do Estado do Amazonas, com base no Projeto Pedagógico do Curso e nas percepções de alunos finalistas sobre a estrutura curricular e a vivência do estágio supervisionado nas escolas. O processo de formação é complexo e visa formar licenciados com fundamentos teóricos, metodológicos e técnicos, aptos às questões atuais da dança de natureza artística e científica, o que envolve muitos aspectos, sendo o estágio supervisionado uma parte muito importante desse processo, pois permite ao acadêmico(a) aplicar os conhecimentos adquiridos no curso através da prática da criação artística nas escolas. Assim, a pesquisa teve um caráter exploratório e descritivo e foi desenvolvida junto a seis acadêmicos(as) por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados levantados foram analisados com base na análise de conteúdo proposta por Bardin(2011) e essa análise, em que buscamos ir além da dicotomia teoria e prática e priorizar o saber da experiência, apontou que os(as) estagiários(as) identificam algumas dificuldades no campo de estágio, mas especificamente quanto à estrutura e a falta de apoio por parte do pessoas das escolas e que, os(as) acadêmicos compreendem a importância do estágio e se empenharam em sugerir alguns pontos para a melhoria da formação em dança, dentre as quais destacamos a necessidade de uma maior aproximação do curso com as comunidades como forma de divulgar mais a importância da dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAccioly, Cecília Bastos da Costa. Estágio na Licenciatura em Dança / Cecília Bastos da Costa Accioly, Jussara Sobreira Setenta. - Salvador: UFBA, Escola de Dança; Superintendência de Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil, 2020. ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. ANDRADE, Arnon de O estágio supervisionado e a práxis docente. Disponível em hptt://www.educ.ufrn.br/arnon. Internet. Acessado em 10 de abril de 2022. APPOLINÁRIO, F. Dicionário de Metodologia Cientifica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011. 146p. AQUINO, Dulce. Dança e universidade: desafio à vista. In: PEREIRA, Roberto e SOTER, Silvia. Lições de dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2002 (p. 37-51). BANDURA, A., & National Inst of Mental Health. (1986). Prentice-Hall series in social learning theory. Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Englewood Cliffs, NJ, US: Prentice-Hall, Inc. BARDIN, L. 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dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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