DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4061
Título: Danças urbanas e o reconhecimento das singularidades e diferenças individuais: um estudo sobre a dança como elemento de sensibilização sobre o bullying no espaço escolar
Título(s) alternativo(s): Urban dances and the recognition of individual singularities and differences: a study on dance as an element of awareness of bullying in the school space
Autor(es): Sá , Gisele Takafaz de
Orientador(es): Mourão , Vilma Maria Gomes Peixoto
Palavras-chave: Bullying;Dança;Educação;Dance;Education
Data do documento: 28-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SÁ, Gisele Takafaz de. Danças urbanas e o reconhecimento das singularidades e diferenças individuais: um estudo sobre a dança como elemento de sensibilização sobre o bullying no espaço escolar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: A prática do bullying afeta o desempenho escolar, as relações sociais e a qualidade de vida de adolescentes. Parte dos adolescentes que têm dificuldades em se relacionar com o outro se sente inseguro com sua aparência ou seu jeito de ser. Nos casos de bullying, o agressor passa a explorar isso para depreciar sua vítima, o que é muito frequente no espaço escolar e exige ações efetivas por parte de todos que trabalham na escola. Nesse sentido, a dança, com seu potencial reflexivo, pode colaborar na sociabilização de quem a pratica, sobretudo pelo reconhecimento e respeito às diferenças subjetivas. Esse é o encanto da arte e foi com base nesse encanto que na presente pesquisa, de cunho descritivo e qualitativo, estabelecemos como objetivo geral: compreender as situações de bullying entre alunos(as) do 1° ano do ensino médio de uma escola pública da zona norte de Manaus, bem como os recursos das danças urbanas para o reconhecimento e respeito às singularidades pessoais e sensibilização desses(as) alunos(as) sobre as consequências ocasionadas pela prática do bullying. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas com seis alunos(as), oficinas de danças urbanas e depoimentos dos alunos após o término da pesquisa. Por meio da análise dos dados, cujo eixo foi a análise de conteúdo (Bardin, 2009), podemos perceber que os alunos reconhecem a existência do bullying entre eles, sendo os tipos mais frequentes: Apelidos, agressões verbais, preconceito por opção sexual ou raça, exclusão por classe, etc. Os alunos também reconhecem a importância da dança na formação social, respeito e empatia com o próximo, o que pode apontar um caminho para que o bullying seja abordado na escola como uma forma de enfrentamento desse problema que tem repercussões dentro e fora dela.
Abstract: The practice of bullying affects school performance, social relationships and the quality of life of adolescents. Some teenagers who have difficulties in relating to others feel insecure about their appearance or their way of being. In cases of bullying, the aggressor begins to exploit this to belittle his victim, which is very Common in the school environment and requires effective actions by everyone who works at the school. In this sense, dance, with its reflective potential, can collaborate in the socialization of those who practice it, especially through the recognition and respect of subjective differences. This is the enchantment of art and it was based on this enchantment that in the present research, of a descriptive and qualitative nature, we established as a general objective: to understand the situations of bullying among students of the 1st year of high school in a public school in north zone of Manaus, as well as the resources of urban dances for the recognition and respect to the personal singularities and sensitization of these students about the consequences caused by the practice of bullying. The instruments used were semi-structured interviews with six students, urban dance workshops and student testimonials after the end of the research. Through data analysis, whose axis was content analysis (Bardin, 2009), we can see that students recognize the existence of bullying among themselves, the most frequent types being: Nicknames, verbal aggression, prejudice due to sexual orientation or race , class exclusion, etc. Students also recognize the importance of dance in social formation, respect and empathy with others, which can point a way for bullying to be addressed at school as a way of coping with this problem that has repercussions inside and outside it.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4061
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Danças urbanas e o reconhecimento das singularidades e diferenças individuais.pdfArquivo principal.732,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.