DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSalgado, Danielly Freire de Sousa-
dc.contributor.authorTeixeira, Helisângela Ramos da Costa-
dc.date.publication2017-08-18T16:33:53Z-
dc.date.available2017-08-18T16:33:53Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/404-
dc.description.abstractRESUMO O presente artigo tem como objetivo elaborar uma proposta didática para o ensino de funções afins e quadráticas utilizando como ferramenta pedagógica o aplicativoDesmos para aparelho celular, tablete e computador. Dessa forma, pretende-setornar as aulas mais dinâmicas e significativas, portanto incentivando o interesse do aluno pelo conteúdo, pela própria disciplina e por programas auxiliares de estudo dessa natureza e consequentemente melhorando o rendimento escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Cid Cabral da Silva, localizada no conjunto Canaranas, Cidade Nova II na Zona Norte de Manaus, em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio do turno vespertino no mês de outubro. O uso de uma tecnologia tão acessível atualmente como o aparelho celular e o tablet no processo de aprendizagem amplia as possibilidades de investigação ao favorecer um novo relacionamento com os tópicos abordados quando estes são inseridos a novas estratégias de estudo. A coleta de dados se deu através de uma observação sistemática utilizando como análise de dados o progresso do aluno comparando seurendimentoantes e após as ações didáticas desenvolvidas.Esse procedimento implica em uma avaliação contínua e diária no decorrer da pesquisa, desta forma o aluno toma conhecimento de seus avanços e dificuldades, interagindo através da tecnologia com o conteúdo estudado, comtemplando assim a LDB – Leis das Diretrizes e Bases da Educação no sentido da alfabetização digital. Ao final da aplicação consolidou a contribuição do aplicativo Demoscomo uma ferramenta atuante no processo de ensino aprendizagem da Matemática, pois através da utilização do mesmo os alunos conseguiram realizar suas próprias interpretações dos assuntos estudados e reflexões se baseando na construção e visualização de cada resposta encontrada por eles comprovando também que se mantiveram motivados e comprometidos em aprender e praticar a resolução das situações-problemas propostos.en
dc.language.isootheren
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiaen
dc.subjectFunçõesen
dc.subjectGráficosen
dc.titleO uso do aplicativo Desmos no ensino de funções do 1º e 2º grau no primeiro ano do ensino médioen
dc.title.alternativeThe use of the application in the teaching of functions of the first and second grade in the first year of high schoolen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoen
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso dos aplicativos desmos no ensino de funções.pdf318,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons