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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAragão, Jéssica Tolosa de-
dc.date.available2022-07-19-
dc.date.available2022-08-04T16:50:37Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.citationARAGÃO, Jéssica Tolosa de. O ensino da dança e a inclusão: um estudo sobre as experiências de licenciados em dança ante alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4042-
dc.description.abstractThe teaching of dance and inclusion presents recurring points for the contribution of students with ASD, in the social, cognitive and school context. Reverberating from the experiences attributed about the reports of licensed dance professionals mediated in this study, pertinent investigations in the face of the adversities of the system. With the specific objectives of this research: to understand the role of the teacher as an inclusive agent, to reflect on dance as an area of knowledge, to identify the existing problems in the school environment. Thus, the methodology was guided by the qualitative character, exploratory-descriptive type, going through the methodological procedures about the field study, using the semistructured interview as an instrument for data collection. Given the collections, approach from the paradigmatic narrative analysis, the interpretation of the results obtained, based on theorists present in school education, family, theory and pedagogical practice. Therefore, it was found that to meet all the demands and break paradigms, it becomes necessary to act, seek, promote subsidies that can transmit, even if minimally, a path together, between teachers, institutions and students, emphasizing the importance of talk about inclusive education and body practices about dance, whether it is linked to a classroom or crossing its walls.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.titleO ensino da dança e a inclusão: um estudo sobre as experiências de licenciados em dança ante alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista)pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of dance and inclusion: a study on the experiences of graduates in dance with students with ASD (Autistic Spectrum Disorder)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T16:50:37Z-
dc.contributor.advisor1Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Érika da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9814703195397808pt_BR
dc.contributor.referee2Negrão, Felipe da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8567946572619249pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Getúlio Henrique Rocha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769970032043027pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0551674719284496pt_BR
dc.description.resumoO ensino da dança e a inclusão, apresenta pontos recorrentes para a contribuição de alunos com TEA, no contexto social, cognitivo e escolar. Reverberando a partir das experiências atribuídas acerca dos relatos de profissionais licenciadas em dança mediados nesse estudo, investigações pertinentes ante as adversidades do sistema. Tendo como objetivos específicos desta pesquisa: compreender sobre o papel do professor enquanto agente inclusivo, refletir sobre a dança como área de conhecimento, identificar as problemáticas existentes no âmbito escolar. Desse modo, a metodologia encaminhou-se pelo carácter qualitativo, tipo exploratória-descritiva, percorrendo pelos procedimentos metodológicos acerca do estudo de campo, utilizando-se como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada. Dado as coletas, abordar-se a partir da análise narrativa paradigmática, a interpretação dos resultados obtidos, com base nos teóricos presentes na educação escolar, familiar, teoria e prática pedagógica. Portanto, constatou-se que para atender todas as demandas e quebrar paradigmas, tornar-se necessário agir, buscar, promover subsídios que possam transmitir ainda que minimamente, um caminho em conjunto, entre professores, instituições e alunos, enfatizando-se a importância de falarmos sobre a educação inclusiva e práticas corporais acerca da dança, seja ela vinculada a uma sala de aula ou atravessando os seus muros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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