DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4031
Título: Inserção profissional de egressos do curso de licenciatura em dança e seus desafios: ESAT 2016 – 2018.
Título(s) alternativo(s): Professional insertion of graduates of the dance degree course and its challenges: ESAT 2016 – 2018.
Autor(es): Araújo, Julia Brenda Miranda
Orientador(es): Ribeiro, Maria do Perpétuo Socorro Nóbrega
Palavras-chave: Perfil;Egressos;Docente;Ensino Formal;Profile;Graduates;Faculty;Formal Education
Data do documento: 30-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAÚJO, Julia Brenda Miranda. Inserção profissional de egressos do curso de licenciatura em dança e seus desafios: ESAT 2016 – 2018. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
Resumo: Esta monografia teve como objetivo conhecer a atuação dos egressos do curso de licenciatura em Dança da ESAT no período de 2016-2018 e comparar com a proposta pedagógica do curso. O campo expos algumas lacunas que necessitam ser revistas nos conteúdos de determinadas disciplinas, sobretudo na educação infantil e a admissão de profissionais de outras áreas a ocupar a componente Arte. Expos carência de professores para trabalhar a componente Arte, sobretudo Dança na Educação Básica e um dos fatores seria a falta de concurso público para suprir as lacunas deixadas pela não observância da dança na escola, considerada essencial pela Base Nacional Comum Curricular. Existem descompassos entre o número de formados para assumir as vagas existentes na rede pública e privada da educação básica e a realidade vivida pelos egressos licenciados em dança. Outro ponto focal foi a disseminação da Covid19, como ouvimos dos entrevistados, muitos professores tiveram que optar em assumir diversos cargos para manter seus empregos. A situação se tornou insuportável com demissões e contratos suspensos, além do fechamento de instituições de pequeno porte.
Abstract: The objective of this monograph was to kwon the performance of graduates of the Dance degree course at ESAT in the period 2016-2018 and compare it with the pedagogical proposal of the course. The field exposed some gaps that need to be revised in the contents of certain subjects, especially in early childhood education and the admission of professionals from other areas to occupy the Art component. The was a lack of teachers to work with the Art component, especially Dance in Basic Education, and one of the factors would be the lack of public competition to fill the gaps left by the non-observance of dance at school, considered essential by the Common National Curriculum Base. There are mismatches between the number of graduates to take the vacancies in public and private basic education and the reality experienced by graduates with a degree in dance. Another focal point was the dissemination of Covid19, as we heard from respondents, many teachers had to choose to take on different positions to keep their jobs. The situation became unbearable with layoffs and suspended contracts, in addition to the closure of small institutions.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4031
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inserção profissional de egressos do curso de licenciatura em dança e seus desafios.pdfArquivo principal.1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.