DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4029
Título: O Role-Playing Game - RPG na educação STEAM: inovando na aprendizagem de ciências na Amazônia
Título(s) alternativo(s): Role-Playing Game - RPG in STEAM Education: innovating on Science Learning in the Amazon
Autor(es): Barros, Thiago Pessoa
Orientador(es): Souza, Maud Rejane de Castro e
Palavras-chave: Aprendizagem Ativa;Active Learning;RPG;Educação STEAM;STEAM education
Data do documento: 23-Jun-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARROS, Thiago Pessoa. O Role-Playing Game - RPG na educação STEAM: inovando na aprendizagem de Ciências na Amazônia. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: O presente trabalho visou desenvolver um processo de ensino-aprendizagem baseado na abordagem RPG-STEAM, sobre as principais protozooses que assolam a região Amazônica. Após a construção de um jogo, confeccionamos uma Guia para os alunos intitulado “Defensores da Amazônia”, e aplicamos para alunos do oitavo ano de Ciências da Natureza, a fim de avaliarmos sua funcionalidade e potencializar o conhecimento das doenças tropicais com o reconhecimento dos sintomas, formas de transmissão e métodos profiláticos das doenças causadas por protozoários, além estimular o desenvolvimento de habilidades como criatividade, pensamento crítico, colaboração, comunicação e trabalho em grupo; para a coleta de dados utilizamos questionários, entrevistas e gravação de áudio, que foram analisados qualitativamente, através de uma abordagem fenomenológica onde procuramos ouvir as vozes dos envolvidos na pesquisa, minimizando as relações unilaterais entre o pesquisador e os participantes do estudo, facilitando a integração das diferentes áreas do conhecimento pela educação STEAM, sendo a fenomenologia responsável por evidenciar as visões que todos os participantes têm do fenômeno que vivenciam. Os resultados apontam que essa abordagem é eficaz mediadora entre o conhecimento e os alunos-jogadores. Concluímos que, o RPG, através da educação STEAM possui grandes possibilidades de aumentar a aprendizagem ativa de Ciências da Natureza no espaço escolar, trabalhando componentes curriculares pouco explorados para aumentar seu interesse e a motivação nos alunos através de uma perspectiva lúdica que favorece e complementa a aprendizagem formal. Palavras-chave: Aprendizagem Ativa, RPG, Educação STEAM
Abstract: The present work aimed to develop a teaching-learning process based on the RPG-STEAM approach , on the main protozooses that affect the Amazon region. After building a game, we created a Guide for students entitled “Defenders of the Amazon”, and applied it to students in the eighth year of Natural Sciences, in order to assess its functionality and enhance knowledge of tropical diseases with the recognition of symptoms , forms of transmission and prophylactic methods of diseases caused by protozoa, in addition to stimulating the development of skills such as creativity, critical thinking, collaboration, communication and group work; for data collection, we used questionnaires, interviews and audio recording, which were analyzed qualitatively, through a phenomenological approach where we tried to hear the voices of those involved in the research, minimizing the unilateral relationships between the researcher and the study participants, facilitating integration of different areas of knowledge by STEAM education, with phenomenology being responsible for highlighting the views that all participants have of the phenomenon they experience. The results show that this approach is an effective mediator between knowledge and student-players. We conclude that RPG, through STEAM education, has great possibilities to increase the active learning of Nature Sciences in the school environment, working curricular componentes little explored to increase their interest and motivation in students through a playful perspective that favors and complements formal learning. Keywords: Active Learning, RPG, STEAM education
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4029
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Role-Playing Game - RPG na educação STEAM - inovando na aprendizagem de ciências na Amazônia.pdf7,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.