DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4026
Título: O uso da sala invertida como metodologia no ensino de Biologia para o 3º ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de Manaus-AM
Título(s) alternativo(s): The use of the inverted classroom as a methodology in teaching Biology for the 3rd year of high school in a state school in Manaus-AM
Autor(es): Benevides, Viviane de Lima
Orientador(es): Amorim Neto, Alcides de Castro de
Palavras-chave: Sala de aula invertida;Flipped classroom;Ensino de Biologia;Teanching Biology;Google Classroom
Data do documento: 6-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BENEVIDES, Viviane de Lima. O uso da sala invertida como metodologia no ensino de Biologia para o 3º ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de Manaus-AM. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A presente dissertação versa sobre o uso da Sala de aula invertida com o apoio da plataforma educacional Google Classroom, como uma metodologia ativa para colocar o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, considerando que os estudantes atuais são ditos nativos digitais, com habilidades de interagir em atividades que envolvam as tecnologias. Assim, justifica-se esta proposta por considerar que as Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação adentraram na escola como recurso pedagógico de suporte para contribuir no processo de aprendizagem dos estudantes. O estudo teve como objetivo analisar a eficácia da metodologia da sala de aula invertida com o auxílio do Google Classroom nas aulas de Biologia em uma turma da 3ª série do Ensino Médio, na cidade de Manaus/Am. Neste espaço de sala de aula virtual, foram disponibilizados links de videoaulas, e atividades a serem respondidas a partir da visualização dos materiais postados, com o intuito de subsidiar os conhecimentos prévios dos conteúdos a serem estudados pelos alunos, e assim, se tornar uma aprendizagem significativa. Esta investigação, quanto ao método de abordagem, caracterizou-se como pesquisa ser método misto, que conjuga as abordagens qualitativa e quantitativa; quanto aos objetivos, como pesquisa exploratória, e quanto aos procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa de campo, com observação participativa, caracterizada como sendo uma pesquisa-ação. Para a execução da pesquisa precisou-se aplicar, primeiramente, um Questionário Socioeconômico para verificar a viabilidade de acesso à sala virtual. A investigação do rendimento da aprendizagem dos alunos foi por meio das notas das avaliações escritas e/ou outros instrumentos avaliativos, o que possibilitou uma análise estatística para representar por meio de um valor único ou central o conjunto de informações dos resultados observados. E, por último foi aplicado o Formulário de Sondagem Online, para verificar o nível de satisfação dos alunos com a metodologia sala de aula invertida com o auxílio do Google Classroom, e apontar eventuais pontos a serem melhorados e/ou corrigidos, e ainda, o que se modificou após a experiência. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a metodologia da sala de aula invertida foi eficaz no ensino de Biologia, pois os alunos pesquisados que se comprometeram em estudar com o método da inversão das aulas, obtiveram médias superiores aos alunos que não aderiram a proposta. E, ainda inferimos, a partir das observações, que a postura dos aprendizes mudou, isto é, eles foram (re)colocados no centro do processo de ensino e aprendizagem, tornaram-se protagonistas da construção do seu saber. Como proposta de continuidade da pesquisa, sugerimos estudar o uso da sala de aula invertida nas séries do ensino fundamental, a fim de verificar a eficácia nesse segmento. Palavras-chaves: Sala de aula invertida; ensino de Biologia; Google Classroom.
Abstract: This dissertation is about the use of the Flipped Classroom with the support of the Google Classroom educational platform, as an active methodology to place the student at the center of the teaching and learning process, considering that current students are said to be digital natives, with skills to interact in activities involving technologies. Thus, this proposal is justified by considering that the Digital Technologies of Communication and Information entered the school as a pedagogical support resource to contribute to the students' learning process. The study aimed to analyze the effectiveness of the inverted classroom methodology with the help of Google Classroom in Biology classes in a 3rd grade high school class in the city of Manaus/Am. In this virtual classroom space, links to video classes and activities to be answered from the visualization of posted materials were made available, in order to subsidize prior knowledge of the contents to be studied by students, and thus become a learning experience significant.This investigation, regarding the method of approach, was characterized as a research being a mixed method, which combines qualitative and quantitative approaches; as for the objectives, as exploratory research, and as for the technical procedures, it is a field research, with participative observation, characterized as an action research. To carry out the research it was necessary to apply a Socioeconomic Questionnaire to verify the feasibility of accessing the virtual room. The investigation of the students' learning performance was through the written evaluation notes and/or other evaluative instruments, which allowed a statistical analysis to represent, through a single or central value, the set of information of the observed results. And, finally, the Online Survey Form was applied, to check the level of student satisfaction with the inverted classroom methodology with the help of Google Classroom, and point out any points to be improved and/or corrected, and also the which changed after the experience. The results of the research allowed us to conclude that the inverted classroom methodology was effective in teaching Biology, as the researched students who committed to studying with the classroom inversion method obtained higher averages than students who did not adhere to the proposal. And, we also infer, from the observations, that the attitude of the learners changed, that is, they were (re)placed at the center of the teaching and learning process, they became protagonists in the construction of their knowledge. As a proposal to continue the research, we suggest studying the use of the Flipped Classroom in elementary school grades, in order to verify the effectiveness in this segment. Keywords: Flipped classroom; teanching Biology; Google Classroom.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4026
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.