DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Ezequias de Souza-
dc.date.available2022-07-14T14:27:17Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Ezequias de Souza.O uso de ferramentas tecnológicas na elaboração de videoaulas de matemática no projeto matemática interativa da universidade do estado do Amazonas. 2021. 43 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4021-
dc.description.abstractThis research was conducted with the students of the Extension Project Interactive Mathematics of the Amazonas State University in view of the that the pandemic of the new coronavirus has changed the context of teaching all over the world worldwide, leading students and teachers to find ways to overcome the challenges. challenges. The project is based on the availability of video lessons and activities in google forms through WhatsApp to promote the teaching and learning of the students. Thus, the study had as a general objective to investigate the elaboration process of the video lessons produced by the students by means of interviews and analysis of the classes created, aiming to identify the tools and methodologies tools and methodologies adopted and the contributions and limitations of participating in the participation in the Project through remote teaching. Key words: technology; mathematics teaching; remote teaching. Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologypt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.titleO uso de ferramentas tecnológicas na elaboração de videoaulas de matemática no projeto matemática interativa da universidade do estado do Amazonaspt_BR
dc.title.alternativeThe use of technological tools in the elaboration of mathematics video lessons in the Interactive Mathematics Project of the Amazonas State Universitypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-14T14:27:17Z-
dc.contributor.advisor-co1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Nadime Mustafa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Francisco Eteval da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832841033665672pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa foi realizada com os alunos do Projeto de Extensão Matemática Interativa da Universidade do Estado do Amazonas tendo em vista que a pandemia do novo coronavírus modificou o contexto do ensino no mundo todo, levando os alunos e professores a encontrar meios para superar os desafios. O projeto baseia-se na disponibilização de videoaulas e atividades em google forms através do Whatsapp para promover o ensino e a aprendizagem dos alunos. Desse modo, o estudo teve como objetivo geral investigar o processo de elaboração das videoaulas produzidas pelos discentes por meio de entrevistas e análises das aulas criadas visando identificar as ferramentas e metodologias adotadas e as contribuições e limitações da participação no Projeto mediante ensino remoto. Palavras-Chave: tecnologia; ensino de matemática; ensino remoto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2003. BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação Matemática: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. CORRÊA, D. M. Cartilha do docente para atividades pedagógicas não presenciais.SEAD/UFSC,Florianópolis,2020.Disponível em:<https://portal.sead.ufsc.br/recursotcnologicos-para-aprendizagem-rtasead/ >. GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília, DF: Líber Livro, 2005. GOLDENBERG,M. Da arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais.Rio de Janeiro:Record,2000. GONÇALVES, N. K. R. AVELINO, W. F. Estágio Supervisionado em educação no contexto da pandemia da Covid-19. In Revista Boletim da Conjuntura. Vol. 4. 2020. MANFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário.Instituto de ensino superior de Bauru.2011. Disponível em: https://www.iesbpreve.com.br/base.asp&IDNoticia=1259>.Acesso em:05/09/2020. MATTOS, C. M. A Escola como espaço de Inclusão Digital. Monografia do curso de Matemática da Universidade de Passo Fundo, 2010. Disponível em: A Escola Como Espaço de Inclusão Digital - Brasil Escola (uol.com.br) Acesso em: 16/11/2020 MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista cultural La Laguna Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 22/2/2019. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa Qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.