DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4020
Título: Simulações Phet no ensino e aprendizagem de equação do 1º grau com problemas contextualizados no 8º ano do ensino fundamental na modalidade não presencial
Título(s) alternativo(s): Phet simulations in the teaching and learning of 1st degree equations with contextualized problems in the 8th grade of elementary school
Autor(es): Jennyfer da Silva, Veloso
Orientador(es): Moraes, Nadime Mustafa
Palavras-chave: Equações do 1° grau;1st degree equations;Interações;Interactions
Data do documento: 11-Ago-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VELOSO, Jennyfer da Silva. Simulações Phet no ensino e aprendizagem de equação do 1º grau com problemas contextualizados no 8º ano do ensino fundamental na modalidade não presencial. 2021. 66 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A pesquisa foi realizada no contexto de pandemia por covid-19, logo foi aplicada a distância, as aulas foram feitas por meio da plataforma que a escola utiliza para postagens de conteúdo/atividades e interação entre aluno-professor, o GR8. Uma nova metodologia para auxiliar no ensino da matemática, especialmente no assunto de equações do 1° grau foi utilizada, o Simulador Phet, essa metodologia tecnológica aliada à resolução de problemas contextualizados, vêm tornar o conteúdo de equações menos abstrato e mais visual aos alunos. O objetivo geral da pesquisa é utilizar o Simulador Phet no ensino fundamental para o ensino e aprendizagem de equação do 1º grau com problemas contextualizados, durante o período não presencial. A pesquisa foi aplicada a partir de vídeo aulas relembrando o conteúdo de equações do 1° grau e apresentando/explicando a utilização do Simulador Phet, e como utilizá-lo no modo off-line. Foi aplicado um questionário ao professor acolhedor para entender sobre a sua percepção da matemática e o uso de tecnologias em suas aulas. E dois questionários aos alunos, com o objetivo de diagnosticar o aprendizado do conteúdo e suas dificuldades na aprendizagem de matemática e outro avaliativo para verificar as melhorias observadas pelos alunos a partir da utilização do simulador e suas dificuldades em utilizá-lo. A análise foi feita a partir da verificação das respostas dos formulários aliada às opiniões de teóricos sobre os assuntos discutidos. Observa-se que a maioria dos alunos acharam a metodologia interessante e interativa, trazendo maior dinâmica para as aulas e saindo do método tradicional, quando o aluno consegue representar o mesmo conteúdo em diversas formas ele amplia o seu conhecimento em relação ao assunto estudado, assim, utilizar o simulador como um suporte metodológico de representação e observação das equações auxilia na maior compressão do conteúdo. Palavras-Chave: Equações do 1° grau. Simulador Phet. Interações.
Abstract: The research was conducted in the context of the covid-19 pandemic, so it was applied at a distance, the classes were done through the platform that the school the school uses for posting content/activities and student-teacher interaction, the GR8. A new methodology to help teach mathematics, especially in the subject of 1st grade equations was used, the Phet Phet Simulator, this technological methodology combined with problem solving contextualized problems, come to make the content of equations less abstract and more visual to visual to the students. The general objective of this research is to use the Phet Simulator in elementary school for teaching and learning 1st degree equations with contextualized contextualized problems, during the non presential period. The research was applied from video lessons recalling the content of 1st grade equations and and presenting/explaining the use of the Phet Simulator, and how to use it in the offline mode. offline mode. A questionnaire was applied to the host teacher to understand their perception of mathematics and the use of technology in their classes. classes. And two questionnaires to the students, with the objective of diagnosing their learning of the content and their difficulties in learning mathematics and another, evaluative, to verify the improvements observed by the students from the use of the simulator and their difficulties in learning mathematics. the use of the simulator and their difficulties in using it. The analysis was based on The analysis was done by checking the answers on the forms, together with the opinions of theoreticians about the the subjects discussed. It was observed that most of the students found the interesting and interactive methodology, bringing more dynamics to the classes and leaving the traditional the traditional method, when the student can represent the same content in the same content in several ways he expands his knowledge in relation to the subject studied Thus, using the simulator as a methodological support for the representation and representation and observation of equations helps in greater compression of the content. Key words: 1st degree equations. Phet Simulator. Interactions. Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4020
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.