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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJennyfer da Silva, Veloso-
dc.date.available2022-07-14T14:25:39Z-
dc.date.issued2021-08-11-
dc.identifier.citationVELOSO, Jennyfer da Silva. Simulações Phet no ensino e aprendizagem de equação do 1º grau com problemas contextualizados no 8º ano do ensino fundamental na modalidade não presencial. 2021. 66 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4020-
dc.description.abstractThe research was conducted in the context of the covid-19 pandemic, so it was applied at a distance, the classes were done through the platform that the school the school uses for posting content/activities and student-teacher interaction, the GR8. A new methodology to help teach mathematics, especially in the subject of 1st grade equations was used, the Phet Phet Simulator, this technological methodology combined with problem solving contextualized problems, come to make the content of equations less abstract and more visual to visual to the students. The general objective of this research is to use the Phet Simulator in elementary school for teaching and learning 1st degree equations with contextualized contextualized problems, during the non presential period. The research was applied from video lessons recalling the content of 1st grade equations and and presenting/explaining the use of the Phet Simulator, and how to use it in the offline mode. offline mode. A questionnaire was applied to the host teacher to understand their perception of mathematics and the use of technology in their classes. classes. And two questionnaires to the students, with the objective of diagnosing their learning of the content and their difficulties in learning mathematics and another, evaluative, to verify the improvements observed by the students from the use of the simulator and their difficulties in learning mathematics. the use of the simulator and their difficulties in using it. The analysis was based on The analysis was done by checking the answers on the forms, together with the opinions of theoreticians about the the subjects discussed. It was observed that most of the students found the interesting and interactive methodology, bringing more dynamics to the classes and leaving the traditional the traditional method, when the student can represent the same content in the same content in several ways he expands his knowledge in relation to the subject studied Thus, using the simulator as a methodological support for the representation and representation and observation of equations helps in greater compression of the content. Key words: 1st degree equations. Phet Simulator. Interactions. Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEquações do 1° graupt_BR
dc.subject1st degree equationspt_BR
dc.subjectInteraçõespt_BR
dc.subjectInteractionspt_BR
dc.titleSimulações Phet no ensino e aprendizagem de equação do 1º grau com problemas contextualizados no 8º ano do ensino fundamental na modalidade não presencialpt_BR
dc.title.alternativePhet simulations in the teaching and learning of 1st degree equations with contextualized problems in the 8th grade of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-14T14:25:39Z-
dc.contributor.advisor-co1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Nadime Mustafa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4822173026595958pt_BR
dc.contributor.referee1Feitosa, Francisco Eteval da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1820343517767978pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa foi realizada no contexto de pandemia por covid-19, logo foi aplicada a distância, as aulas foram feitas por meio da plataforma que a escola utiliza para postagens de conteúdo/atividades e interação entre aluno-professor, o GR8. Uma nova metodologia para auxiliar no ensino da matemática, especialmente no assunto de equações do 1° grau foi utilizada, o Simulador Phet, essa metodologia tecnológica aliada à resolução de problemas contextualizados, vêm tornar o conteúdo de equações menos abstrato e mais visual aos alunos. O objetivo geral da pesquisa é utilizar o Simulador Phet no ensino fundamental para o ensino e aprendizagem de equação do 1º grau com problemas contextualizados, durante o período não presencial. A pesquisa foi aplicada a partir de vídeo aulas relembrando o conteúdo de equações do 1° grau e apresentando/explicando a utilização do Simulador Phet, e como utilizá-lo no modo off-line. Foi aplicado um questionário ao professor acolhedor para entender sobre a sua percepção da matemática e o uso de tecnologias em suas aulas. E dois questionários aos alunos, com o objetivo de diagnosticar o aprendizado do conteúdo e suas dificuldades na aprendizagem de matemática e outro avaliativo para verificar as melhorias observadas pelos alunos a partir da utilização do simulador e suas dificuldades em utilizá-lo. A análise foi feita a partir da verificação das respostas dos formulários aliada às opiniões de teóricos sobre os assuntos discutidos. Observa-se que a maioria dos alunos acharam a metodologia interessante e interativa, trazendo maior dinâmica para as aulas e saindo do método tradicional, quando o aluno consegue representar o mesmo conteúdo em diversas formas ele amplia o seu conhecimento em relação ao assunto estudado, assim, utilizar o simulador como um suporte metodológico de representação e observação das equações auxilia na maior compressão do conteúdo. Palavras-Chave: Equações do 1° grau. Simulador Phet. Interações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesMARTINS, Z. As TIC no ensino-aprendizagem de Matemática. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho. Braga: Anais... 2009. SOUZA, Gláucia Martins Ricardo et al. Uso de simulações computacionais no ensino de conceitos de força e movimento no 9º ano do Ensino Fundamental. 2015. 192p. Dissertação (Mestrado Profissional do Ensino de Física (MNPEF)). Universidade Federal Fluminense, 2015. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Trad. Eva Nick e outros. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. BAUMGART, J. K. Tópicos de história da matemática para uso em sala de aula: álgebra. Trad. Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1992. COX, KeniaKodel. Informática na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. CEDRO, W. L. O espaço de aprendizagem e a atividade de ensino: O Clube de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2004. D’AMBROSIO, Ubiratan, Educação matemática: Da teoria à prática 23ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática). FIOLHAIS, C; TRINDADE, J. Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das Ciências Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 259 272, 2003 GARBI, G. A rainha das ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da Matemática. 3ª. ed. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2009. LIMA, L.; TAKAZAKI, M.; MÓISES, R. P. Equações: o movimento se particulariza. São Paulo: CEVEC-CIARTE, 1998. MACHADO, N. J. Epistemologia e Didática. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1995. MARTINS, Z. As TIC no ensino-aprendizagem de Matemática. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho. Braga: Anais... 2009. MAGINA, S. A Teoria dos Campos Conceituais: contribuições da Psicologia para a prática docente. In: ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, 18., São Paulo, 20-21 mai. 2005. Anais eletrônicos... São Paulo: Universidade Estadual de Campinas, 2005. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/conf/conf_01.pdf. Acesso em 26 mai. 2020 MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999. 195 p. SOUZA, Gláucia Martins Ricardo et al. Uso de simulações computacionais no ensino de conceitos de força e movimento no 9º ano do Ensino Fundamental. 2015. 192p. Dissertação (Mestrado Profissional do Ensino de Física (MNPEF)). Universidade Federal Fluminense, 2015. TAVARES, R. Aprendizagem Significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem, Revista Brasileira de Informática na Educação, v.18, n. 2, p 5- 16, 2010. VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. Campinas: Unicamp: 1995. TAVARES, R. Animações interativas e mapas conceituais: uma proposta para facilitar a aprendizagem significativa em ciências. Revista online Ciência & Cognição, v.13, n.2, p.99- 108, 2008. GUI, R. T. Grupo focal em pesquisa qualitativa aplicada: intersubjetividade e construção de sentido. Revista Psicologia, Organizações e Trabalho. v.3 n.1 Florianópolis jun. 2003. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984- 66572003000100007. Acesso em: 14.06.2021 MORGAN, D. L. Focus Groups as Qualitative Research. London: SAGE Publications.1997.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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