DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Kristjan dos Santos-
dc.date.available2022-06-10-
dc.date.available2022-06-15T13:27:33Z-
dc.date.issued2021-12-04-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4013-
dc.description.abstractThere are a variety of proposals and different learning methodologies, among them we will highlight the one that uses technology as an auxiliary tool for students. In this context, this article aims to analyze the effects of using the application for mobile devices, called MalMath, and its contributions to the learning of the quadratic function coefficients in the 1st year of Ensino Médio at Escola Estadual Professora Nazira Litaiff Moriz in the city of Tefé-AM. The research is qualitative in nature, as it seeks not only to quantify data, but to understand various aspects related to classroom practice. The analyzed results were displayed through graphs, through which a certain growth of most students can be observed. It was also observed that a large part of the class was involved in the activities, mainly in the use of the application. It was found that the application can indeed help students to work with mathematics, as long as they have a basic knowledge of the content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFunção quadráticapt_BR
dc.subjectQuadratic functionpt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjecttecnologiapt_BR
dc.subjectMalmathpt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.subjecttechnologypt_BR
dc.titleA utilização do aplicativo MalMath na aprendizagem dos coeficientes da função quadrática no 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Professora Nazira Litaiff Moriz em Tefé-AMpt_BR
dc.title.alternativeThe use of the MalMath application in learning the coefficients of the quadratic function in the 1st year of high school at Escola Estadual Professora Nazira Litaiff Moriz in Tefé-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-15T13:27:33Z-
dc.contributor.advisor1Coutinho, Fernando Soares-
dc.description.resumoExistem uma variedade de propostas e metodologias de aprendizagem diferenciadas, entre elas destacaremos a que utiliza da tecnologia como ferramenta auxiliar para alunos. Nesse contexto, no presente artigo objetiva-se analisar os efeitos da utilização do aplicativo destinado a dispositivos móveis, chamado MalMath, e suas contribuições para a aprendizagem dos coeficientes da função quadrática na turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Nazira Litaiff Moriz na cidade de Tefé-AM. A pesquisa é de cunho qualitativo, pois busca não apenas quantificar dados, mas entender diversos aspectos relacionados a prática em sala de aula. Os resultados analisados foram exibidos através de gráficos, pelos quais pode-se observar um certo crescimento da maior parte dos alunos. Também se observou que grande parte da turma se envolveu nas atividades, principalmente na utilização do aplicativo. Constatou-se que, o aplicativo pode sim ajudar os alunos a trabalharem com a matemática, desde que eles tenham um conhecimento básico do conteúdopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de; CHIARI, Aparecida santana de souza. Tecnologias digitais e a relação entre teoria e prática: uma análise da produção em trinta anos de bolema, 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n53a16>. Acesso em 8/06/2021. DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicação. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2013. DIAS, Mateus. Pesquisa Quantitativa, 2018. Disponível em: < https://www.opuspesquisa.com/blog/tecnicas/pesquisa-quantitativa//>. Acesso em 28/06/2021. FEITOSA, Aristoteles Alves. O uso do computador no ensino-aprendizagem de função quadrática, 2016. Disponível em: < http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8218_4064_ID.pdf>. Acesso em 28/06/2021. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. MINAYO, Maria Cecília de Sousa (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes. 2001. 80 p. OLIVEIRA, Raul Rodrigues de. Função do 2º grau ou função quadrática. Mundo educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/funcao 2-grau.htm>. Acesso em 10/06/2021. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: documento completo, atualizado e interativo. Cursos CPT, 2013. Disponível em: <https://www.cpt.com.br/pcn/pcn parametros-curriculares-nacionais-documento-completo-atualizado-e-interativo>. Acesso em 10/06/2021. PRADO, Elza Maria Dos Santos do. Um novo olhar sobre o ensino de equação e função do segundo grau, 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, 2014. 13 PERIUS, Ana Amélia Butzen. A tecnologia aliada ao ensino da matemática, 2012. TCC (Especialista em Mídias da Educação) – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cerro Largo, 2012. PINHEIRO, Angela Almeida; DIAS, Karina Mota Dilauro. Uso de novas tecnologias no ensino de equação de segundo grau, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62910. Acesso em 8/06/2021. SIMON, Andrei Feltrin. O uso das tecnologias no ensino da matemática em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de cocal do sul-sc, 2013. Monografia (Pós-Graduação em especialista em Educação Matemática) – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, Criciúma, 2013pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.