DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMaciel, Robison da Silva-
dc.date.available2022-06-10-
dc.date.available2022-06-13T13:45:51Z-
dc.date.issued2021-12-04-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4011-
dc.description.abstractThe development of teaching and learning mathematics must be creative and dynamic, as interacting two trends in mathematical research can contribute to student learning. Since the present work aimed to verify the contribution of mathematical research through the GeoGebra software in the Sierpinski triangle in a 9th grade class in elementary school. Using a questionnaire, field notebook and photography as instruments for data collection. The study was analyzed by descriptive analysis. Through the development of this research to explore the Sierpinski triangle through GeoGebra, it was found that it helps students to build and improve their learning, as the groups developed some mathematical relationships including, subtraction, multiplication, rooting and potentiation. Therefore, an exploration of investigative tasks through this technological tool can enable students to learn autonomously.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvestigação Matemática. Software GeoGebra. Aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematical research. GeoGebra software. Apprenticeshippt_BR
dc.titleInvestigação matemática explorando o triângulo de Sierpinski por meio dos software GoGebra em uma Turma do 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMathematical investigation exploring the Sierpinski triangle through GoGebra software in a class of the 9th grade of Elementary Schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-13T13:45:51Z-
dc.contributor.advisor1Soares, Carlos José Ferreira-
dc.description.resumoO desenvolvimento de ensino e aprendizagem de matemática deve ser criativo e dinâmico, pois interagir duas tendências de investigação matemática pode contribuir para aprendizagem dos alunos. Uma vez que o presente trabalho teve por objetivo verificar a contribuição da investigação matemática por meio do software GeoGebra no triângulo de Sierpinski em uma turma do 9° ano no ensino fundamental. Tendo como instrumentos de coleta de dados questionário, caderno de campo e fotografia. Sendo que o estudo foi analisado pela análise descritiva. Mediante o desenvolvimento dessa pesquisa de explorar o triângulo de Sierpinski através do GeoGebra verificou-se que auxilia os alunos a construir e aprimorar sua aprendizagem, visto que os grupos desenvolveram algumas relações matemáticas envolvendo adição, subtração, multiplicação, radiciação e potenciação. Portanto, a exploração de tarefas investigativas por meio dessa ferramenta tecnológica pode possibilitar aos alunos uma aprendizagem autônoma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesTarefas Investigativas no Ensino e Aprendizagem de Aplicações de Derivadas. Curitiba: CRV, 2021.122p. BEMFICA, Andrios; ALVES, Cassiana. Fractais: Progressão e Série Geométrica. Graduado em Licenciatura Matemática na Faculdade Cenecista de Osório – FACOS, 2010. BOVI, Rita de Cassia Albônico de. O software GeoGebra aplicado ao estudo dos Triângulos. Vol. 2, 2013. CASTILHOS, Thiago Barcelos. Possibilidades Pedagógicas para Introdução de Geometria Fractal no Ensino Básico e na Formação de Professores de Matemática / Thiago Barcelos Castilhos.- Niterói, RJ : [ s.n.],2014.56f. KAUARK, Fabiana da Silva; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da Pesquisa: Um Guia Prático. Itabuna/Bahia: Via Litterarum, 2010. 88p. MARCONI, Maria de Andrade; Lakatos, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003. NASCIENTO, Eimard Gomes Antunes do. Avaliação do uso do software geogebra no ensino de geometria: reflexão da prática na escola. Uruguay, 2012. 23 PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretrizes Curriculares de Matemática para a Educação Básica. Curitiba: SEED/DEPG, 2006. PERIUS, Ana Amélia Butzen. A Tecnologia Aliada ao Ensino de matemática. Cerro Largo/ RS, 2012. PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemática na Sala de Aula. 3. ed. rev. e ampl. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemática na Sala de Aula. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. PRAÇA, Fabiola Silva Garcia. Metodologia Da Pesquisa Científica: Organização Estrutural e os Desafios Para Redigir o Trabalho De Conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos” (ISSN: 0486-6266). PRAÇA, F. S. G. 08, nº 1, p. 72-87, JAN-JUL, 2015. SANTOS, Kátia Maria Limeira; VASCONCELOS, Carlos Alberto. O Ensino da Matemática na Educação Básica e as Novas Tecnologias: uma Abordagem na Formação do Professor. EBR – Educação Básica Revista, vol.1, n.2, 2015. SCHIMITT, Fernanda Eloisa. Abordando Geometria por meio da Investigação Matemática: Um comparativo entre 5° e 9° anos do ensino fundamental. Centro Universitário UNIVATES - Lajeado, 2015. SOARES, C. J. F. Exploração de raízes de Funções quadráticas utilizando o Software Geogebra. XIII Encontro Nacional de Educação Matemática Cuiabá/MG - 14 a 17 de julho de 2019. VIDAL, Altemar Santos; MIGUEL, Joelson Rodrigues. As Tecnologias na Educação Contemporânea. Id on line Ver. Mult. Psic.V.14, N,50 p. 366-379, Maio/ 2020pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.