DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4010
Title: Realidade aumentada como recursos didático para aprendizagem de poliedros
Other Titles: Augmented reality as didactic resources for polyhedron learning
Authors: Leocadio, Marcos Adriano Pires
metadata.dc.contributor.advisor1: Coutinho, Fernando Soares
Keywords: Formas geométricas, sequência didática, aprendizagem;Geometric shapes, didactic sequence, learning
Issue Date: 1-Dec-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A Realidade Aumentada (RA) usa uma câmera para sobrepor elementos virtuais em um ambiente real, podendo ser usada de várias maneiras inclusive como um recurso pedagógico no ensino de matemática, já que a mesma pode ser usada com app de celular e existem vários disponíveis com essa finalidade. Objetivou-se construir uma proposta de ensino-aprendizagem utilizando o aplicativo Matemática RA de realidade aumentada que estimule o interesse dos alunos da 7ª Etapa – EJA na Escola Estadual Corintho Borges Façanha em Tefé/AM no estudo de Geometria Espacial. Uma investigação no âmbito escolar foi feita sobre as práticas metodológicas na escola, seguindo um pré-teste foi aplicado para identificar as dificuldades dos alunos e assim construir uma proposta didática condizente com a realidade da comunidade, após uma sequência didática explanando o conteúdo de poliedros o aplicativo Matemática RA foi disponibilizado e manipulado pelos alunos, por fim um pós-teste foi aplicado para verificação de difusão de conhecimentos e averiguação do estimulo que o app proporcionou. Os professores não tinha conhecimento de aplicativos educacionais para poliedros e por isso não utilizavam em sala de aula, os alunos no pré-teste não alcançaram um bom desempenho, na maioria das questões os erros predominaram, após a sequência didática e a manipulação do app, percebe se no pós-teste uma alta de acertos bem como um interesse investigatório por conta dos alunos para a manipulação do aplicativo. A pesquisa demonstra que aplicativo Matemática RA ajudou de maneira satisfatória a compreensão do conteúdo proposto, sendo factível em qualquer modalidade de ensino.
Abstract: Augmented Reality (AR) uses a camera to superimpose virtual elements on a real environment, and can be used in several ways including as a pedagogical resource in mathematics teaching, since it can be used with a mobile app and there are several available with that purpose. The objective was to build a teaching-learning proposal using the AR Mathematics application of augmented reality that stimulates the interest of students from the 7th Stage – EJA at Corintho Borges Façanha State School in Tefé/AM in the study of Spatial Geometry.An investigation in the school environment was carried out on the methodological practices at school, following a pre-test that was applied to identify the students' difficulties and thus build a didactic proposal consistent with the reality of the community, after a didactic sequence explaining the content of polyhedra. Mathematics RA application was made available and manipulated by the students, finally a post-test was applied to verify the dissemination of knowledge and verify the stimulus that the app provided.Teachers had no knowledge of educational applications for polyhedrons and therefore did not use them in the classroom, students in the pre-test did not achieve good performance, errors predominated in most questions, after the didactic sequence and handling of the app, In the post-test, there was a high number of correct answers as well as an investigative interest on account of the students in handling the application. The research demonstrates that the Mathematics RA application has satisfactorily helped the understanding of the proposed content, being feasible in any type of teaching
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4010
Appears in Collections:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Realidade aumentada como recurso didático para aprendizagem de poliedros.pdf956,96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.