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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Nayara Vieira de Souza-
dc.date.available2022-06-06-
dc.date.available2022-06-08T15:25:31Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationBRITO, Nayara Vieira de Souza. As percepções das professoras da educação infantil sobre a dança-educação no desenvolvimento da inteligência corporal-cinestésica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3991-
dc.description.abstractThe vast majority of our daily activities require decision-making and the search for the best ways to overcome difficulties. Problem solving is present in all these cases and what enables us to solve them, according to Howard Gardner, are our different cognitive abilities, including our bodily abilities. In the classroom it is no different and body movement through dance-education represents a significant resource to be developed with children and that was the focus of this work: understanding the perception that early childhood education teachers have about the practice of dance to favor the skills of bodily-kinesthetic intelligence, in which we seek to identify what knowledge teachers have about Dance education and bodily-kinesthetic intelligence, the way in which dance is used in the classroom and the relationship they have establish between Dance and this type of Intelligence. Thus, this is a qualitative study in which we conducted semi-structured interviews as a data collection instrument and the content analysis proposed by Laurence Bardin as a resource for analyzing these data. Through the analysis, it was possible to verify that the teachers are aware of the importance of bodily intelligence in the lives of children and that the use of dance education can contribute to the development of cognitive and physical skills of students at school. The difficulty in making better use of dance education resources lies in the lack of specific training so that they can adequately explore the full potential that Dance has in this field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDança-educaçãopt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectInteligência corporal-cinestésicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDance educationpt_BR
dc.subjectMultiple intelligencespt_BR
dc.subjectBody-kinesthetic intelligencept_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titleAs percepções das professoras da educação infantil sobre a dança-educação no desenvolvimento da inteligência corporal-cinestésicapt_BR
dc.title.alternativeThe perceptions of early childhood education teachers about dance-education in the development of body-kinesthetic intelligencept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-08T15:25:31Z-
dc.contributor.advisor1Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619047385832293pt_BR
dc.contributor.referee1Mourão, Vilma Maria Gomes Peixoto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619047385832293pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Amanda da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910246309324962pt_BR
dc.contributor.referee3Monteiro, Eliana Maria Montenegro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6479467689823494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6203280711646583pt_BR
dc.description.resumoA imensa maioria de nossas atividades cotidianas requer tomada de decisão e a busca dos melhores caminhos para a superação de dificuldades. A resolução de problemas está presente em todos esses casos e o que nos habilita a resolvê-los, de acordo com Howard Gardner, são nossas diferentes capacidades cognitivas, inclusive nossas habilidades corporais. Na sala de aula não é diferente e o movimento corporal por meio da dança-educação representa um recurso significativo a ser desenvolvido com as crianças e foi esse o foco deste trabalho: compreender a percepção que as professoras da educação infantil têm sobre a prática da dança para o favorecimento das habilidades da inteligência corporal- cinestésica, em que buscamos identificar quais são os saberes que as professoras têm sobre a Dança-educação e a Inteligência corporal- cinestésica, a forma como a dança é utilizada em sala de aula e a relação que elas estabelecem entre a Dança e esse tipo de Inteligência. Assim, trata-se de um estudo de caráter qualitativo em que realizamos entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados e a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin como recurso para a análise desses dados. Por meio da análise, foi possível constatar que as professoras têm conhecimento sobre a importância da inteligência corporal na vida das crianças e que a utilização da dança-educação pode contribuir para desenvolvimento das habilidades cognitivas e físicas dos alunos na escola. A dificuldade em utilizar melhor os recursos da dança-educação está na falta de treinamento específico para que possam explorar adequadamente todo o potencial que a Dança tem nesse campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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