DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Ruth da Silva-
dc.date.available2022-06-02-
dc.date.available2022-06-07T17:11:41Z-
dc.date.issued2021-07-31-
dc.identifier.citationCASTRO, Ruth da Silva. O PIBID - dança e o ensino de artes na E.E. Cacilda Braule Pinto: a educação estética no ambiente escolar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3975-
dc.description.abstractThis work consists of an experience report on the PIBID DANCE Project (initiation to teaching program) carried out at Escola Estadual Cacilda Braule Pinto. The main objective of this study was to highlight how the pedagogical experiences lived in the Pibid Dança took place, seeking to reflect on the need for aesthetic education in school and how this is related in methodological terms. The research is based on the experience report where memory records were used, explaining, and describing the documents collected, which are bibliographic materials and the official documents of Pibid. In its result, we verified the transformations in the students participating in the project, employing art and aesthetic education. In the conclusion, we found the importance of the program both for the scholarship holders and for the school in general.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectPibidpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação Estéticapt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectAesthetic Educationpt_BR
dc.titleO PIBID - dança e o ensino de artes na E.E. Cacilda Braule Pinto: a educação estética no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe PIBID - dance and the teaching of arts at E.E. Cacilda Braule Pinto: aesthetic education in the school environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T17:11:41Z-
dc.contributor.advisor1Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee1Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.contributor.referee3Mesquita, Verlene Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9518652995535493pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9022502582245527pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID DANÇA (programa de iniciação à docência) realizado na Escola Estadual Cacilda Braule Pinto. O principal objetivo deste estudo foi destacar como se deu as experiências pedagógicas vividas no Pibid Dança, buscando refletir acerca da necessidade da educação estética na escola e como isso se relaciona em termos metodológicos. A pesquisa está baseada no relato de experiência onde foram utilizados os registros de memória., explicando e descrevendo os documentos coletados que são de materiais bibliográficos e os documentos oficiais do Pibid. Em seu resultado verificou-se as transformações nos alunos participantes do projeto, empregando a arte e a educação estética. Na conclusão encontramos a importância do programa tanto para os bolsistas quanto para a escola em geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRANDÃO, Maria I. NÓBREGA, Terezinha P. Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação. Rio Grande do Norte: 2004 Judd (1976 apud COLL et al, 1999) BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID CARLYLE, Thomas, The Life of Friedrich Schiller, Albert Saifer: Publisher, Nova York, USA, 1890 DUFLO, Colas, Le Jeu de Pascal a Schiller, Presses Universitaires de France, Paris, França, 1997 FIAMONCIONI, Luciana. Dança na educação: a busca de elementos na arte e na estética. Santa Catarina: Revista Pensar a Prática 6, 2003. FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. 4ed. São Paulo: Scipione,1997. FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Moraes, 1980. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. FREIRE, Paulo. Educação e MuDança. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1990. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1999. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos, São Paulo: UNESP, 2000 FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993 GIL, A.C. Como elaborar projeto de pesquisa.4d. São Paulo: Atlas,2007 https://youtu.be/uqrFRHQblI0 – Princival, Viviane Cristina – Educação Estética - O que é, e por que precisamos dela? - 16 de mar. de 2021 – Mestra em Educação e Cultura pela Instituição de ensino Universidade Estadual do Centro Oeste – Belas Artes. Educação Estética. Arte Sacra. Cinema. Música Antiga. Ensino de Arte. https://youtu.be/OMh-KQvYeoY - Pensar e Fazer Arte - A experiência estética do entusiasmo pelo conhecimento (2004) - Profa. Mestra Lisie de Lucca. TVPUC - Programa Pensar e Fazer Arte – Projeto - Grupo de Ensino e Pesquisa em Interdisciplinaridade (Gepi - Pós em Educação: Currículo). LIBANEO, Jose Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério.2˚ grau. Série formação do professor) LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. 5. reimp. São Paulo: Atlas, 2007. MARCELINO, Elisa P. KNIJNIK, Jorge D. A escola vai ao baile? Possíveis relações entre Dança e educação física na escola. São Paulo: Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2006. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Revista Motriz, 1997 OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho. Sobre leituras de imagens. In: ZANELLA, Andrea Vieira, COSTA, Fabiola Cirimbelli Burigo, MAHEIRIE, Kátia, SANDER, Lucilene, DAROS, Silvia Zannata ( Org.). Educação estética e constituição do sujeito: reflexões em curso. Florianópolis: NUP/CED/UFSC,2007. SCHILLER, Friedrich von, A Educação Estética do Homem, Iluminuras, SP, 1995. ______________Kallias, Cartas sobre la educación estética del hombre, Anthropos, Barcelona, Espanha, 1990. _______________Lettere sull`Educazione Estetica dell Uomo, Armando Editore, Roma, Itália, 1993. _______________Lettres sur l’Éducation Esthétique de l’Homme, Aubier, Paris, França, 1992. STRAZZACAPPA, Marcia e Morandi Carla: A formação do artista da Dança. Campinas São Paulo: Papirus, 2006. VERDERI, EB. Dança na escola: Uma abordagem pedagógica. São Paulo: Phorte, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PIBID - dança e o ensino de artes na E.E. Cacilda Braule Pinto.pdfArquivo principal.1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.