DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Vitória Renata da Silva e-
dc.date.available2022-06-01-
dc.date.available2022-06-07T16:43:20Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationSILVA, Vitória Renata da Silva e. Professor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distância. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3967-
dc.description.abstractThis Course Completion Project - TCC started during the Supervised Internship and underwent adaptations due to the COVID19 pandemic. The initial idea, which was to develop the teaching of the theatrical language through a teacher-personality continued in the adaptation to other modalities other than face-to-face. In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts and adapt the ways of teaching and content in the classroom. By adding these concepts, bringing new possibilities of interaction In the midst of the pandemic, it was necessary to study new concepts and adapt the ways of teaching and content in the classroom. Such studies brought new terms, such as Storytelling, which is a form of storytelling in the virtual environment, thus imprinting A new perspective on distance learning. In this way, I present a teaching plan that includes 10 classes, and the possibilities of being developed face-to-face and/or telepresence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor-personagempt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectEnsino telepresencialpt_BR
dc.titleProfessor-personagem em tempos de pandemia: adaptações e novos paradigmas para o ensino a distânciapt_BR
dc.title.alternativeTeacher-character in times of pandemic: adaptations and new paradigms for distance learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-07T16:43:20Z-
dc.contributor.advisor1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Francenilza Vianna de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5560023580561251pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC iniciou no decorrer do Estágio Supervisionado e sofreu adaptações em razão da pandemia COVID19. A ideia inicial, que era desenvolver o ensino da linguagem teatral através de um professor-personagem, continuou na adequação para outras modalidades que não a presencial. Em meio a pandemia foi necessário o estudo de novos conceitos e adaptação das formas de ensino e conteúdos em sala de aula. Ao agregar esses conceitos, trazendo novas possibilidades de interação e uma nova perspectiva da contação de história, do professor--personagem e o conteúdo teatral. Tais estudos trouxeram novos termos, como o Storytelling, que é uma forma de contar história no ambiente virtual, imprimindo, assim, uma nova perspectiva de ensino a distância. Trago assim, um plano de ensino que contempla 10 aulas, e as possibilidades de serem desenvolvidas de forma presencial e/ou telepresencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBERTHOLD, Margot - História Mundial do Teatro / Margot Berthold; [tradução Maria Paula v. Zurawski, J. Guinsburg, Sergio Coelho e Clovis Garcia]. 4ed. São Paulo ; Perspectiva, 2008 CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo Editora Hucitec; Edição Mandacaru, 2006. Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes/ Organização Benita Prieto. - Rio de Janeiro: s. ed, 2011. 240p. GROSSI, Maria Elisa de Araújo – Contação de História – Instituição Universidade federal de Minas gerais UFMG/ centro pedagógico. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/contacao-de-historias SANTAELLA, Lucia – O papel do lúdico na aprendizagem - Revista Teias v. 13 • n. 30 • 185-195 • set./dez . 2012 SILVA, J. A. L.; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. Storytelling e gamificação como estratégia de motivação no ensino de programação com Python e Minecraft. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba-PR. Culture Track, 2017. p. 987-990.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Professor-personagem em tempos de pandemia.pdfArquivo principal.2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.