DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLibório, Mariana Gomes-
dc.date.available2022-05-31-
dc.date.available2022-06-01T13:36:40Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.citationLIBÓRIO, Mariana Gomes. A recepção dos pontos de ônibus de Manaus como espaço cênico nas cenas: As Namoradas Mineiras e Fulana do Grupo Drummond na Parada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3964-
dc.description.abstractThis article aims to present the experience reports of the Drummond na Parada Group from Manaus, which has the principle of taking scenic montages of poems by Carlos Drummond de Andrade in the city’s center bus stop. This research will bring reflexions to the social role of the group when as it proposes to make the unconventional use of space and reports of adaptation and reception of the public based on the scenes: As Namoradas Mineiras and Fulana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro de Ruapt_BR
dc.subjectTeatro de Invasãopt_BR
dc.subjectEspaço Teatralpt_BR
dc.subjectStreet Theaterpt_BR
dc.subjectInvasion Theaterpt_BR
dc.subjectTheatrical Spacept_BR
dc.titleA recepção dos pontos de ônibus de Manaus como espaço cênico nas cenas: As Namoradas Mineiras e Fulana do Grupo Drummond na Paradapt_BR
dc.title.alternativeThe reception of the bus stops in Manaus as scenic space in the scenes: As Namoradas Mineiras and Fulana by Grupo Drummond na Paradapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-01T13:36:40Z-
dc.contributor.advisor1Nogueira, Carolina Cecília Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9649425721344718pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Carolina Cecília Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9649425721344718pt_BR
dc.contributor.referee2Bordin, Vanessa Benites-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maíra Dessana Ferreira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5805348135407687pt_BR
dc.description.resumoEste presente artigo tem como finalidade apresentar os relatos de experiência do Grupo Drummond na Parada de Manaus, que tem como princípio levar montagens cênicas dos poemas de Carlos Drummond de Andrade para os pontos de ônibus do centro da cidade. Esta pesquisa trará reflexões ao papel social do grupo quando se propõe a fazer o uso não convencional do espaço e relatos de adaptação e recepção do público fundamentado nas cenas: As Namoradas Mineiras e Fulana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesCARREIRA, André Luiz Antunes Netto. Reflexões sobre o conceito de Teatro de Rua. In: Teatro de Rua: Olhares e Perspectivas. TELLES, Narciso (org.); CARNEIRO, Ana (org.). Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2005. CARREIRA, André Luiz Antunes Netto. Teatro de invasão: redefinindo a ordem da cidade, in Espaço e Teatro – do edifício teatral à cidade como palco. LIMA, Evelyn Furquim Werneck (org.) 7 Letras/FAPERJ: Rio de Janeiro, 2008. CARREIRA, André Luiz Antunes Netto. Ambiente, fluxos e dramaturgias da cidade: materiais do Teatro de Invasão, O percevejo online, nº 1, v.1, jun, 2009, p. 1-10. CARREIRA, André Luiz Antunes Netto. A cidade como dramaturgia do Teatro de Invasão, 2010, Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/40287815/Andre-Carreira-A-Cidade-Como- Dramaturgia#scribd - Acesso em: Junho de 2021. CASTRO, Jhon Weiner de, 1983 - Espaço teatral: a influência direta em montagens para o teatro de rua. Uma análise a partir dos trabalhos do grupo mambembe / Jhon Weiner de Castro. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-Graduação em Artes. 2015, 145 f. DRUMMOND, Carlos. Antologia poética. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980. DRUMMOND, Carlos. Brejo das almas/ Carlos Drummond de Andrade; posfácio de Alcides Villaça — 1a ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2013. GUARNIERI, Mariana. Textura da palavra: um olhar sobre o processo de criação de “A cidade das estórias”. In: Recriações : a trajetória do Mambembe – Música e Teatro Itinerante. BARTOLINI, Neide das Graças de Souza (org.) – Ouro Preto: Ed. UFOP, 2009. HADDAD, Amir. O Teatro e a Cidade O Ator e o Cidadão. In: Teatro de Rua: Olhares e Perspectivas. TELLES, Narciso (org.); CARNEIRO, Ana (org.). Rio de Janeiro: E- Papers Serviços Editoriais, 2005. NOGUEIRA, Carolina Cecília Carvalho, 1987- Dramaturgia e teatro de rua: o grotesco, o épico e o lírico nas montagens do Grupo Mambembe / Carolina Cecília Carvalho Nogueira. - 2015. PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução J. Guinsburg e M. Pereira. 3. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. ROUBINE, Jean-Jacques. 1939-1990. Introdução às grandes teorias do teatro / Jean-Jacques Roubine; tradução André Telles. — Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. SANTOS, Daniele. Revista “O Teatro Transcende” Departamento de Artes. Teatro de Invasão: O Teatro de Rua Sobre Um Chão Que Se Pode Soltar - CCEAL da FURB - ISSN 2236-6644 - Blumenau, Vol. 21, N° 1, p. 16 - 29, 2016. SILVA, A. G. F. G. Invasão: A dramaturgia do espaço que invade a cidade; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Teatro) - Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia; Orientador: José Tomaz de Aquino Júnior; 2012. TRINDADE, Jussara. O teatro de rua e a praça. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora teatral. Musicista e musicoterapeuta, 2012.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A recepção dos pontos de ônibus de Manaus como espaço cênico nas cenas.pdfArquivo principal.1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.