DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Davi da Costa-
dc.date.available2022-05-31-
dc.date.available2022-06-01T13:27:08Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.citationLOPES, Davi da Costa. A construção do som: um relato do processo de construção vocal e sonora das cenas “O Maior Trem do Mundo” e “Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha”. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3961-
dc.description.abstractThis research aims to report the process of vocal preparation and sound construction of two theatrical scenes in an open place, to record the activities in the city of Manaus of the theater groups, Drummond na Parada and Grupo TEU, where the processes took place and to answer a question: is it possible to have a good vocal and sound preparation of the scene in a short period of time? For this, it is based on Murray Schaffer’s concept of soundscape as the engine of this preparation and on singing exercises, including belting singing. As support points for a good performance on the scene.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectPreparaçãopt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectTeatro Musicalpt_BR
dc.subjectVoicept_BR
dc.subjectPreparationpt_BR
dc.subjectSingingpt_BR
dc.subjectMusical Theaterpt_BR
dc.titleA construção do som: um relato do processo de construção vocal e sonora das cenas “O Maior Trem do Mundo” e “Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha”pt_BR
dc.title.alternativeThe construction of sound: an account of the process of vocal and sound construction of the scenes "The Biggest Train in the World" and "Sorôco, Your Mother, Your Daughter".pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-06-01T13:27:08Z-
dc.contributor.advisor1Nogueira, Carolina Cecília Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9649425721344718pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Carolina Cecília Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9649425721344718pt_BR
dc.contributor.referee2Bordin, Vanessa Benites-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maíra Dessana Ferreira da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5805348135407687pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como finalidade, relatar como se deu o processo de preparação vocal e construção sonora de duas cenas teatrais em local aberto, registrar as atividades na cidade de Manaus dos grupos teatrais, Drummond na Parada e Grupo TEU, onde os processos aconteceram e responder a uma pergunta: é possível uma boa preparação vocal e sonora da cena em um curto período de tempo? Para isso ela se baseia no conceito de paisagem sonora de Murray Schaffer como motor dessa preparação e em exercícios de canto, entre eles o canto belting, como pontos de apoio para um bom desempenho em cena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABBATE, Carolyn; PARKER, Roger. Uma História da Ópera. 1° ed. Companhia das Letras. São Paulo, 2015. ARAÚJO, Marconi. Belting Contemporâneo: Aspectos técnico-vocais para Teatro Musical e Música Pop. Musimed Edições Musicais. Brasília/DF, 2013. ARAÚJO, Marconi. O Canto Lírico Contemporâneo: Aspectos técnico-vocais para Música de Câmara e Ópera. Musimed Edições Musicais. Brasília/DF, 2019. CAMPO, Giuliano; MOLIK, Ewa Olesko. Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik: O Legado de Jerzy Grotowski. 1° Edição. São Paulo: É Realizações, 2012. CASTRO, Jhon Weiner de. Espaço teatral: a influência direta em montagens para o teatro de rua. Uma análise a partir dos trabalhos do grupo mambembe. UFU, Minas Gerais, 2015. DEER, Joe; DAL VERA, Rocco. A Atuação em Teatro Musical: Curso completo. 1° Edição – Brasília: Editora Dulcina, 2013. GURRY, Néstor Ramón Cordero. A voz de tenor: bases históricas da pedagogia vocal a partir do Bel Canto até os conceitos metodológicos da atualidade, Belo Horizonte/MG, 2014. GUSE, Bello Cristine. O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de Wesley Balk. São Paulo, 2018. MANGINI, Maurício Machado. Preparadores vocais: características e práticas com atores do teatro musical no Brasil. São Paulo, 2013. MILLER, Richard. A Estrutura do Canto: Sistema e Arte na Técnica Vocal. 1° ed. É Realizações Editora. 2019. OGANDO, Suellen. O Que É O Teatro Musical: uma perspectiva da história do Teatro Musical – origens – influências – Broadway - West End e Brasil. Giostri. São Paulo, 2016. PAPAROTTI, Cyrene; LEAL, Valéria. Cantonário: Guia Prático para o Canto. 2° ed. Salvador, 2011. QUINTEIRO, Eudosia Acuña. Estética da Voz: uma voz para o ator – São Paulo – Summus, 1989. ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. SANTOS, Maria Luísa de Camargos. O Olhar de Carlos Drummond de Andrade para Minas Gerais: o estudo de caso de Belo Horizonte e Itabira. São Luís - MA, 2016. SCHAFFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Editora UNESP, 2001. SOUZA, Ryta de Kassya Motta de Avelar. Cantigas populares: um gênero para alfabetizar. Recife. 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.