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Titel: Representação de agentes históricos nos livros de Arthur Reis (2001) e Manuel Callado (1999)
Sonstige Titel: Representation of historical agents in the books by Arthur Reis (2001) and Manuel Callado (1999)
Autor(en): Serrão, Anderson Henrique
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Mary Tânia dos Santos
Stichwörter: Ensino de História;Amazônia;História Local;Indígenas e Portugueses
Erscheinungsdatum: 16-Dez-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo discute como alguns agentes históricos são representados em livros de História do Amazonas ao fazerem referência a indígenas e portugueses. Tem-se como objetivo analisar os conhecimentos curriculares que encaminham o Ensino de História à época direcionados ao Ensino Médio, bem como conhecer quais desafios emergem desse contexto para o ensino da história local e regional, considerando personagens e/ou agentes históricos valorizados e não valorizados nos livros de Arthur Reis (2001) originalmente publicado em 1965 e Manuel Callado (1999). Pontuam-se os desafios de se ensinar História Regional e Local, principalmente no contexto educacional brasileiro atual imbuído de uma agenda neoliberal. A metodologia caminha pela pesquisa bibliográfica: nos dois livros supramencionados (nossas fontes) e em teóricos curriculistas do campo do Ensino de História. Nossos resultados apontam diferenças fundamentais quanto ao tratamento dado a esses agentes, ou seja, cada contexto histórico exigiu um esforço em imprimir, sob a ótica conjuntural, os conteúdos curriculares que deveriam ser ensináveis nos livros de História, visto que os currículos oficiais não são neutros trazem em seu bojo intencionalidades, que significam exclusão, deslocamento, invisibilidades de alguns temas ou personagens para valorizar outros. Contudo, levou-se em conta os momentos históricos e intelectuais de cada autor.
Zusammenfassung: This article discusses how some historical agents are represented in books of History of the Amazon when referring to indigenous and Portuguese people. It has as objective to analyze the curricular knowledge that guide the Teaching of History at the time aimed at High School, as well as knowing what challenges emerge from this context for teaching local and regional history, considering characters and/or historical agents valued and not valued in the books by Arthur Reis (2001) originally published in 1965 and Manuel Callado (1999). The challenges of teaching Regional and Local History are highlighted, mainly in the current Brazilian educational context imbued with a neoliberal agenda. THE methodology walks through bibliographic esearch: in the two aforementioned books (oursources) and in curriculum theorists in the field of History Teaching. Our results point fundamental differences regarding the treatment given to these agents, that is, each context history demanded an effort to print, from a conjunctural perspective, the curricular contents that should be teachable in history books, as official curricula are not neutral bring in their core intentions, which mean exclusion, displacement, invisibilities of some themes or characters to value others. However, account was taken of the historical and intellectual moments of each author.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3958
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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