DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3945
Titel: A resistência indígena por meio do ingresso em universidades públicas do Amazonas
Sonstige Titel: Indigenous resistance through admission to public universities in Amazonas
Autor(en): Barbosa, Anne Kethleen Baraúna
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Mary Tânia dos Santos
Stichwörter: Educação Indígena;Interculturalidade;Universidades Públicas
Erscheinungsdatum: 16-Dez-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Neste estudo, discutimos a educação superior voltada aos estudantes indígenas que ingressaram em universidades públicas do estado do Amazonas, particularmente no município de Parintins, nas IES, UEA e UFAM. Com o objetivo de perceber se a entrada dos estudantes nessas instituições pode ser considerada um modo de resistência indígena. Para estruturar o trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica com o intuito de compreender a questão intercultural e pluriétnica que se coloca em face à educação indígena como forma de resistência e empoderamento. Nos apoiamos na abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de informações a História Oral temática, aplicada a três colaboradores/estudantes indígenas das respectivas universidades, sendo os três pertencentes à etnia Sateré-Mawé. Os resultados mostram um olhar lento para a sensibilidade frente ao tema das diferenças culturais, de modo particular para os indígenas que almejam uma educação intercultural e pluriétnica.
Zusammenfassung: In this study, we discuss higher education aimed at indigenous students who entered public universities in the state of Amazonas, particularly in the municipality of Parintins, in HEIs, UEA and UFAM. With the aim of understanding whether the entry of students into these institutions can be considered a mode of resistance indigenous. To structure the work, we used the bibliographic research in order to understand the intercultural and pluriethnic question that arises in the face of education indigenous as a form of resistance and empowerment. We support the approach qualitative, using the thematic Oral History as a technique for collecting information, applied to three indigenous collaborators/students from the respective universities, being the three belonging to the Sateré-Mawé ethnic group. The results show a slow look at the sensitivity to the issue of cultural differences, in particular for the indigenous people who want an intercultural and pluriethnic education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3945
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
A resistência indígena por meio do ingresso em universidades públicas do Amazonas.pdf236,87 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.