DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3945
Título: A resistência indígena por meio do ingresso em universidades públicas do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Indigenous resistance through admission to public universities in Amazonas
Autor(es): Barbosa, Anne Kethleen Baraúna
Orientador(es): Carvalho, Mary Tânia dos Santos
Palavras-chave: Educação Indígena;Interculturalidade;Universidades Públicas
Data do documento: 16-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Neste estudo, discutimos a educação superior voltada aos estudantes indígenas que ingressaram em universidades públicas do estado do Amazonas, particularmente no município de Parintins, nas IES, UEA e UFAM. Com o objetivo de perceber se a entrada dos estudantes nessas instituições pode ser considerada um modo de resistência indígena. Para estruturar o trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica com o intuito de compreender a questão intercultural e pluriétnica que se coloca em face à educação indígena como forma de resistência e empoderamento. Nos apoiamos na abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de informações a História Oral temática, aplicada a três colaboradores/estudantes indígenas das respectivas universidades, sendo os três pertencentes à etnia Sateré-Mawé. Os resultados mostram um olhar lento para a sensibilidade frente ao tema das diferenças culturais, de modo particular para os indígenas que almejam uma educação intercultural e pluriétnica.
Abstract: In this study, we discuss higher education aimed at indigenous students who entered public universities in the state of Amazonas, particularly in the municipality of Parintins, in HEIs, UEA and UFAM. With the aim of understanding whether the entry of students into these institutions can be considered a mode of resistance indigenous. To structure the work, we used the bibliographic research in order to understand the intercultural and pluriethnic question that arises in the face of education indigenous as a form of resistance and empowerment. We support the approach qualitative, using the thematic Oral History as a technique for collecting information, applied to three indigenous collaborators/students from the respective universities, being the three belonging to the Sateré-Mawé ethnic group. The results show a slow look at the sensitivity to the issue of cultural differences, in particular for the indigenous people who want an intercultural and pluriethnic education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3945
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A resistência indígena por meio do ingresso em universidades públicas do Amazonas.pdf236,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.