DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3929
Title: Entre encenação e apropriação da cultura indígena uma análise do Boi-Bumbá de Parintins
Other Titles: Between staging and appropriation of indigenous culture an analysis of the Boi-Bumbá of Parintins
Authors: Machado, Kelvyn Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Silveira, Diego Omar da
Keywords: Arte;Representação;Cultura Popular;Reflexão;Festival Folcórico de Parintins
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa visa contribuir significativamente para estudos futuros e aqueles que se dedicam aos estudos de boi. O trabalho exposto aqui tem por objetivo levantar questionamentos sobre o Festival Folclórico de Parintins e debater como se materializam as representações apresentadas pelos bois na arena do Bumbódromo. Tem o propósito de levantar questões sobre a história do festival e trajetória que este teve até o estágio atual, colocar em evidência o contexto indígena apresentado pelos bois nas noites de apresentação e criar diálogos sobre o processo de criação dos itens que representam o universo indígenas estabelecendo conversas e questões que nos toquem para pensar a recriação apresentada pelos bois. Através da discussão sobre as primeiras brincadeiras de boi, a cidade de Parintins, as toadas, a representação plástica, a confecção alegórica e o processo de produção das indumentárias este es-tudo possibilita ampla visão do universo artístico e criativo dos bumbás por ser escrito por um conhecedor e vivenciar a materialização artística dentro dos Galpões e QGs.
Abstract: The present research aims to contribute significantly to future studies and those dedicated to cattle studies. The work presented here aims to raise questions about the Folkloric Festival of Parintins and discuss how the representations presented by the oxen in the Bumbódromo arena materialize. Its purpose is to raise questions about the history of the festival and its trajectory until the present stage, to highlight the indigenous context presented by the oxen on the nights of presentation and to create dialogues about the process of creating the items that represent the indigenous universe establishing conversations and questions that touch us to think about the recreation presented by the oxen. Through the discussion about the first ox games, the city of Parintins, the toadas, the plastic representation, the allegorical making and the process of production of the clothes, this study allows a broad vision of the artistic and creative universe of the bumbás for being written by a connoisseur and experience the artistic materialization inside the Sheds and HQs.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3929
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.