DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Jaqueline Peixoto-
dc.date.available2022-05-11-
dc.date.available2022-05-13T19:35:52Z-
dc.date.issued2019-08-02-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3919-
dc.description.abstractThe article presents research results related to the teaching-learning process in the literacy of EJA students and shows the greatest difficulties of students regarding the Portuguese Language discipline when it comes to reading, interpretation and textual production, but the implications begin outside the school, the daily rush of students, the tasks that leave them with no time to review the contents at home end up harming their school life. And the school? Help in encouraging literacy? In this work, we seek to answer these and several other questions about Elementary Education, EJA modality. The methodology is of a qualitative nature, having as a type of research, the bibliography; Data collection consisted of field research with the application of questionnaires to students and teachers. The main theorists of this work are Chaves (2008), Freire (2009), Kleiman (2008) and Martins (2006).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO processo de aprendizagem de língua portuguesa - fatores condicionantes que implicam no letramento de alunos da EJA no ensino fundamental da Escola São Pedropt_BR
dc.title.alternativeThe Portuguese language learning process - conditioning factors that imply the literacy of EJA students in elementary school at Escola São Pedropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T19:35:52Z-
dc.creator.ID014.960.722-94pt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Maria Celeste de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114420279943977pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Maria Celeste de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114420279943977pt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta resultados de pesquisa relacionada ao processo de ensino-aprendizagem no letramento dos alunos da EJA e mostra as maiores dificuldades dos alunos referentes à disciplina de Língua Portuguesa quando se trata de leitura, interpretação e de produção textual, mas as implicações começam fora da escola, a correria diária dos alunos, os afazeres que os deixam sem tempo de revisar os conteúdos em casa acabam prejudicando sua vida escolar. E a escola? Ajuda no incentivo de letramento? Nesse trabalho, buscamos responder essas e várias outras questões sobre o Ensino Fundamental, modalidade EJA. A metodologia, é de natureza qualitativa, tendo como tipo de pesquisa, a bibliografia; a coleta de dados foi pesquisa de campo om aplicação de questionários para alunos e professores. O trabalho tem como principais teóricos, Chaves (2008), Freire (2009), Kleiman (2008) e Martins (2006).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMAU- Núcleo de Ensino Superior de Maués.



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.