DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3912
Título: A contextualização do ensino de Ciências na educação do campo em uma escola na comunidade do Tarumã Mirim
Título(s) alternativo(s): The contextualization of science teaching in rural education in a school in the community of Tarumã Mirim
Autor(es): Vicente, Quesia de Freitas
Orientador(es): Costa, Lucinete Gadelha da
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Science teaching;Contextualização do conteúdo;Content contextualization;Escolas do campo;Countryside schools
Data do documento: 7-Out-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: VICENTE, Quesia de Freitas. A contextualização do ensino de Ciências na educação do campo em uma escola na comunidade do Tarumã Mirim. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: A pesquisa intitulada “A Contextualização do Ensino de Ciências na Educação do Campo em uma Escola na Comunidade do Tarumã Mirim” buscou identificar os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de ciências no Ensino Fundamental, observando o trabalho docente no ensino de ciências, com foco na contextualização do conteúdo como princípio da educação do campo. Nos procedimentos metodológicos a pesquisa teve uma abordagem qualitativa com a análise de dados com referência na análise do conteúdo guiada pelos pressupostos de Bardin (2016) por meio da observação. A pesquisa em seus resultados nos mostrou, por um lado, que um ensino de ciências marcado pelo distanciamento dos conteúdos com o cotidiano não contribui com os estudantes em relação à compreensão do mundo em que vivem, por outro, o ensino de ciências vem construindo caminhos a partir de praticas construídas e em construção entre os profissionais da educação. Este processo também possibilitou o entendimento de que as crianças ao serem apresentadas aos conceitos das Ciências da Natureza, por meio de suas respectivas manifestações, vão em processo ampliando os elementos para decifrar o código escrito da língua e ampliando sua compreensão sobre a realidade da qual fazem parte como sujeitos historicamente constituídos. Palavras-chave: Ensino de Ciências; Contextualização do conteúdo; Escolas do campo.
Abstract: The research entitled "The Contextualization of Science Teaching in Rural Education in a School in the Tarumã Mirim Community" sought to identify the theoretical-methodological foundations of science teaching in Elementary School, observing the teaching work in science teaching, focusing on the contextualization of content as a principle of rural education. In the methodological procedures, the research had a qualitative approach with data analysis with reference to the content analysis guided by the assumptions of Bardin (2016) through observation. The research in its results showed us, on the one hand, that a science teaching marked by the distancing of contents from everyday life does not contribute to students in relation to the understanding of the world in which they live, on the other hand, science teaching has been building paths from practices built and under construction among education professionals. This process also made it possible to understand that when children are introduced to the concepts of Natural Sciences, through their respective manifestations, they are in the process expanding the elements to decipher the written code of the language and expanding their understanding of the reality they make. part as historically constituted subjects. Keywords: Science Teaching; Content contextualization; Countryside schools.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3912
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.