DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVicente, Quesia de Freitas-
dc.date.available2022-05-15-
dc.date.available2022-05-12T20:37:28Z-
dc.date.issued2019-10-07-
dc.identifier.citationVICENTE, Quesia de Freitas. A contextualização do ensino de Ciências na educação do campo em uma escola na comunidade do Tarumã Mirim. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3912-
dc.description.abstractThe research entitled "The Contextualization of Science Teaching in Rural Education in a School in the Tarumã Mirim Community" sought to identify the theoretical-methodological foundations of science teaching in Elementary School, observing the teaching work in science teaching, focusing on the contextualization of content as a principle of rural education. In the methodological procedures, the research had a qualitative approach with data analysis with reference to the content analysis guided by the assumptions of Bardin (2016) through observation. The research in its results showed us, on the one hand, that a science teaching marked by the distancing of contents from everyday life does not contribute to students in relation to the understanding of the world in which they live, on the other hand, science teaching has been building paths from practices built and under construction among education professionals. This process also made it possible to understand that when children are introduced to the concepts of Natural Sciences, through their respective manifestations, they are in the process expanding the elements to decipher the written code of the language and expanding their understanding of the reality they make. part as historically constituted subjects. Keywords: Science Teaching; Content contextualization; Countryside schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectContextualização do conteúdopt_BR
dc.subjectContent contextualizationpt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectCountryside schoolspt_BR
dc.titleA contextualização do ensino de Ciências na educação do campo em uma escola na comunidade do Tarumã Mirimpt_BR
dc.title.alternativeThe contextualization of science teaching in rural education in a school in the community of Tarumã Mirimpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T20:37:28Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.contributor.referee2Bettiol, Célia Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935670235651644pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4737250015183167pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “A Contextualização do Ensino de Ciências na Educação do Campo em uma Escola na Comunidade do Tarumã Mirim” buscou identificar os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de ciências no Ensino Fundamental, observando o trabalho docente no ensino de ciências, com foco na contextualização do conteúdo como princípio da educação do campo. Nos procedimentos metodológicos a pesquisa teve uma abordagem qualitativa com a análise de dados com referência na análise do conteúdo guiada pelos pressupostos de Bardin (2016) por meio da observação. A pesquisa em seus resultados nos mostrou, por um lado, que um ensino de ciências marcado pelo distanciamento dos conteúdos com o cotidiano não contribui com os estudantes em relação à compreensão do mundo em que vivem, por outro, o ensino de ciências vem construindo caminhos a partir de praticas construídas e em construção entre os profissionais da educação. Este processo também possibilitou o entendimento de que as crianças ao serem apresentadas aos conceitos das Ciências da Natureza, por meio de suas respectivas manifestações, vão em processo ampliando os elementos para decifrar o código escrito da língua e ampliando sua compreensão sobre a realidade da qual fazem parte como sujeitos historicamente constituídos. Palavras-chave: Ensino de Ciências; Contextualização do conteúdo; Escolas do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educação e Ensino de Ciências na Amazôniapt_BR
dc.relation.referencesBARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3ª reimp. São Paulo: Edições 70, 2016. (Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro). BIZZO, Nélio. Ciências: Fácil ou Difícil. São Paulo: Biruta, 2010. BRANDÃO, Z. Entre questionários e entrevistas. In: NOGUERIA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Orgs.). Família e escola. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p. 171-183. BRASIL. Casa Civil da Presidência da República. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE OS ASSENTAMENTOS DA REFORMA AGRÁRIA. Disponível em: http://painel.incra.gov.br/sistemas/index.php. Acesso em: 19 mai. 2018. _. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília/DF, 1996. _. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 1, de abril de 2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC, CNE, 2002. _. Ministério da Educação. Ministério da Reforma Agrária. Decreto Nº 7352/2010. Dispõe sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, 2010. BRUCE, Maria Valcirlene de Souza. OS SABERES TRADICIONAIS LOCAIS COMO POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PEDRO REIS FERREIRA EM PARINTINS/AM. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia) – Universidade do Estado do Amazonas: Manaus, 2015. BUFFA, Ester; ARROYO, Miguel; NORSELLA, Paolo. Educação e Cidadania: Quem Educa o Cidadão? 8. ed. São Paulo: Cortez. 2000. CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: Por uma educação do campo. Coleção por uma educação do campo. v. 4. Brasília, DF, 2002. _. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: Por uma educação do campo. Coleção por uma educação do campo. v. 4. Brasília, DF, 2002. CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2006. 65 COPASA – Cooperativa Mista Agro-Industrial dos Produtores Rurais do Ramal Pau- Rosa, no Município de Manaus/Amazonas. Disponível em: https://trade.nosis.com/pt/COPASA--COOPERATIVA-MISTA-AGRO-INDUSTRIAL- DOS-PROD-RURAIS-DO-RAMAL-PAU-ROSA-NO-MUNICIPIO-DE-MANAUS- AMAZONAS/1522804/315/p. Acesso em: 25 mai. 2019. COSTA, Lucinete Gadelha da. A Educação do Campo: Uma Experiência na Formação do (a) Educador (a) no Estado do Amazonas. Programa de Pós- Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba – PPGE. Universidade Federal da Paraíba: Paraíba, 2012. CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. DEMO, Pedro. EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Brasileira de Iniciação Científica – ISSN 2359 – 232X. v. 1. Maio/2014. FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1988. _. Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. KOLLING, Edgar Jorge; NÉRY, Israel José; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma Educação Básica do Campo: Memória. Brasília, DF: Fundação Universidade de Brasília, 1999. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. 3ª reimp. São Paulo: Cortez, 2011. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. (Orgs.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 33. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013. MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Sociedade e Cultura. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. MORIN, Edgar. Educação e Complexidade: Os Sete Saberes e outros ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. (Tradução de Edgard de Assis Carvalho). MARTIN, Gerard. UM CERTO OLHAR SOBRE A PESQUISA. Jornal da universidade de Laval (1994) In.: LAVILLE, Chistian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed/Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999. p. 278-9. NETO, Jorge Megid; FRACALANZA, Hilário. O Livro Didático de Ciências: Problemas e Soluções. Simpósio. Concepções dos Livros Didáticos: modelo atual 66 e novas perspectivas. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação. Ciência e Educação. v. 9. n. 02. p. 147-157. Brasília, 2003. O Brilho da Morte: 30 Anos do Césio 137. Direção de Geovane Ázara. Goiânia: Jornal do Meio Dia – SBT. 2017. Documentário (21 min. e 14 s.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gCcTxnvZb-k. Acesso em: 19 mai. 2019. RAMOS, Marise Nogueira; MOREIRA, Telma Maria; SANTOS, Clarice Aparecida dos. Referências para uma Política Nacional de Educação do Campo: Caderno de Subsídios. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Grupo Permanente de Trabalho de Educação do Campo. Brasília: 2002. SANTOS, César Sátiro. Ensino de Ciências: Abordagem Histórico Crítica. 2. ed. São Paulo: Armazém do Ipê, 2012. SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Edição comemorativa – Coleção Educação Contemporânea. São Paulo: Autores Associados, 2008. SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005. THIESEN, Juares da Silva. A Interdisciplinaridade como um Movimento Articulador no Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação – ISSN 1413 – 2478. v. 13. n. 39. Setembro a dezembro/2008. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013. Um modelo de Progresso Científico. In: LAUDAN, Larry. O Progresso e seus Problemas. Rumo a uma teoria do crescimento científico. São Paulo: Unesp, 2011. WHYTE, William Foote. Sociedade de Esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.cnpqEducação do campopt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.