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dc.contributor.authorSantos, Juliana Maciel dos-
dc.date.available2022-05-12T19:15:00Z-
dc.date.issued2021-07-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Juliana Maciel dos. As quatro operações dos números inteiros: uma análise de simulados da prova Brasil na cidade de Manaus entre 2015 e 2017. 2021. 78 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3908-
dc.description.abstractConsidering the relationship between the available class times for the discipline Mathematics in Basic Education and the syllabus focused on the subject, is understandable that the four basic operations involving with integers represent a challenge for students. This essential component is importance for the good development of the student in the discipline, influencing directly in the learning not only of later content, but also in its daily. Thus, this research has a qualitative and quantitative character and deals with the analysis of collected materials, simulation questions and performance indices in Mathematics of Prova Brasil between the years 2015 and 2017 of 12 schools in Manaus, specifically looking at performance on the four integer operations, also exploring the panorama of large-scale assessments in Brazil. After the analysis, it is concluded that some schools have low performance in mathematics in a general, demonstrating a need for intervention of reinforcement activities so that that school performance is improved globally. For this purpose, a proposal of methodological guidelines aimed at the teacher, in order to facilitate the student understanding. Keywords: Education; Math; Number Integers; Brazil test.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectNúmero Inteirospt_BR
dc.subjectNumber Integerspt_BR
dc.titleAs quatro operações dos números inteiros: uma análise de simulados da prova Brasil na cidade de Manaus entre 2015 e 2017pt_BR
dc.title.alternativeThe four integer operations: an analysis of simulated tests of the Brazil test in the city of Manaus between 2015 and 2017pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T19:15:00Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0313727582821076pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a relação entre os tempos de aula disponíveis para a disciplina Matemática no Ensino Básico e o conteúdo programático voltado para a matéria, é compreensível que as quatro operações básicas envolvendo com números inteiros representem um desafio para os alunos. Tal componente essencial é de suma importância para o bom desenvolvimento do discente na disciplina, influenciando diretamente no aprendizado não só de conteúdos posteriores, como também no seu cotidiano. Dessa forma, essa pesquisa apresenta caráter qualiquantitativo e ocupa-se da análise dos materiais coletados, questões de simulados e índices de desempenho em Matemática da Prova Brasil entre os anos de 2015 e 2017 de 12 escolas de Manaus, observando especificamente o desempenho nas quatro operações dos números inteiros, explorando também o panorama das avaliações de larga escala no Brasil. Feita a análise, conclui-se que algumas escolas possuem baixo rendimento em matemática de maneira geral, demonstrando uma necessidade de intervenção de atividades de reforço pra que esse desempenho escolar seja melhorado de forma global. Para isso, é apresentada uma proposta de orientações metodológicas voltada ao professor, a fim de facilitar a compreensão do aluno. Palavras-chave: Educação; Matemática; Número Inteiros; Prova Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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