DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3908
Título: As quatro operações dos números inteiros: uma análise de simulados da prova Brasil na cidade de Manaus entre 2015 e 2017
Título(s) alternativo(s): The four integer operations: an analysis of simulated tests of the Brazil test in the city of Manaus between 2015 and 2017
Autor(es): Santos, Juliana Maciel dos
Orientador(es): Costa, Helisângela Ramos da
Palavras-chave: Educação;Education;Matemática;Math;Número Inteiros;Number Integers
Data do documento: 20-Jul-2021
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Juliana Maciel dos. As quatro operações dos números inteiros: uma análise de simulados da prova Brasil na cidade de Manaus entre 2015 e 2017. 2021. 78 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Resumo: Considerando a relação entre os tempos de aula disponíveis para a disciplina Matemática no Ensino Básico e o conteúdo programático voltado para a matéria, é compreensível que as quatro operações básicas envolvendo com números inteiros representem um desafio para os alunos. Tal componente essencial é de suma importância para o bom desenvolvimento do discente na disciplina, influenciando diretamente no aprendizado não só de conteúdos posteriores, como também no seu cotidiano. Dessa forma, essa pesquisa apresenta caráter qualiquantitativo e ocupa-se da análise dos materiais coletados, questões de simulados e índices de desempenho em Matemática da Prova Brasil entre os anos de 2015 e 2017 de 12 escolas de Manaus, observando especificamente o desempenho nas quatro operações dos números inteiros, explorando também o panorama das avaliações de larga escala no Brasil. Feita a análise, conclui-se que algumas escolas possuem baixo rendimento em matemática de maneira geral, demonstrando uma necessidade de intervenção de atividades de reforço pra que esse desempenho escolar seja melhorado de forma global. Para isso, é apresentada uma proposta de orientações metodológicas voltada ao professor, a fim de facilitar a compreensão do aluno. Palavras-chave: Educação; Matemática; Número Inteiros; Prova Brasil.
Abstract: Considering the relationship between the available class times for the discipline Mathematics in Basic Education and the syllabus focused on the subject, is understandable that the four basic operations involving with integers represent a challenge for students. This essential component is importance for the good development of the student in the discipline, influencing directly in the learning not only of later content, but also in its daily. Thus, this research has a qualitative and quantitative character and deals with the analysis of collected materials, simulation questions and performance indices in Mathematics of Prova Brasil between the years 2015 and 2017 of 12 schools in Manaus, specifically looking at performance on the four integer operations, also exploring the panorama of large-scale assessments in Brazil. After the analysis, it is concluded that some schools have low performance in mathematics in a general, demonstrating a need for intervention of reinforcement activities so that that school performance is improved globally. For this purpose, a proposal of methodological guidelines aimed at the teacher, in order to facilitate the student understanding. Keywords: Education; Math; Number Integers; Brazil test.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3908
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.