DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3896
Título: O programa residência pedagógica como possibilidade de contribuição e afirmação da identidade docente dos residentes no CESP UEA
Título(s) alternativo(s): The pedagogical residency program as a possibility of contribution and affirmation of the teaching identity of residents at CESP UEA
Autor(es): Sarmento, Jackson Trindade
Orientador(es): Silva, Simone de Souza
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica;Formação Inicial;Identidade Docente
Data do documento: 23-Jul-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda sobre o Programa Residência Pedagógica e sua contribuição para a afirmação da identidade docente no Curso de Pedagogia. O trabalho visou analisar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para os residentes do Curso de Pedagogia. Está fundamentado em teóricos, como Saviani (2009), Zeichner (2010), Calderano (2012), Borges (2013), Cruz e Silva (2018), dentre outros que discutem formação de professores. Trata-se de um estudo investigativo de caráter qualitativo, com abordagem fenomenológica, realizado com cinco residentes e uma preceptora do Centro Educacional Nossa Senhora das Graças, localizado no Bairro Itaúna II na cidade de Parintins. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário contendo oito perguntas. O estudo conclui que se faz necessário que a universidade possibilite aos licenciandos o contato com as escolas, especificamente, em sala de aula, como futuro campo de atuação profissional. Conclui ainda que os conhecimentos e experiências construídos pelos residentes em seu processo formativo durante a participação no programa, contribuem, sobremaneira, para a construção e afirmação da identidade profissional daqueles que almejam seguir a profissão docente.
Abstract: This Course Conclusion Paper discusses the Pedagogical Residency Program and its contribution to the affirmation of the teaching identity in the Pedagogy Course. The study aimed to analyze the contributions of the Pedagogical Residency Program for residents of the Pedagogy Course. It is based on theorists such as Saviani (2009), Zeichner (2010), Calderano (2012), Cruz and Silva (2018), Borges (2013), among others who discuss teacher education. This is an investigative study of a qualitative nature, with a phenomenological approach, carried out with five residents and a governess from the Educational Center Nossa Senhora das Graças, located in the neighborhood of Itaúna II in the city of Parintins. The questionnaire containing eight questions was used as a data collection instrument. Based on the study, it was possible to understand how much it is necessary for the university to provide undergraduates with experiences in schools, as a future field of professional activity in view of a better contribution to their training process.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3896
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.