DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3894
Título: Uso de métodos alternativos para o ensino de botânica
Título(s) alternativo(s): Use of alternative methods for teaching botany
Autor(es): Silva, Andreia Carvalho da
Orientador(es): Souza, Rayane Delmondes do Nascimento
Palavras-chave: Botânica;Ensino;Estratégias Didáticas
Data do documento: 2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Andreia Carvalho da. Uso de métodos alternativos para o ensino de botânica. 2019. 29 f. TCC(Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas. Boca do Acre.
Resumo: Ensinar botânica sempre foi um desafio em sala de aula, há momentos em que os alunos veem as plantas como parte do mundo sem se importar com sua funcionalidade e contribuição para a vida. É dentro de sala por intermédio do professor que o aluno tem a oportunidade de aprender sobre os vegetais e assim consequentemente poder gerar boas atitudes em relação ao meio ambiente. Por isso, o presente trabalho teve por objetivo aplicar estratégias didáticas para o ensino de botânica nas aulas de Ciências Naturais no sétimo ano da Escola Municipal Benicio Rodrigues Pena no município de Boca do Acre, AM. Foi realizada primeiro a avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre botânica, por meio de um questionário, contendo perguntas básicas sobre flor, fruto e semente, em seguida foi realizada aula utilizando diferentes estratégias didáticas para ensinar sobre as estruturas reprodutivas e ao final poder descobrir se as estratégias aplicadas foram efetivas por meio da aplicação do mesmo questionário inicial. Como resultado, a maioria dos alunos conseguiram afirmar que as flores servem para a reprodução das plantas (96%), que o fruto vêm da flor (80%), que os frutos existem para proteger a semente (76%), além disso, houve perguntas onde todos os alunos acertaram, afirmando que as flores são coloridas para chamar a atenção dos insetos e que as sementes servem para guardar o embrião das plantas. Ao final do trabalho foi possível concluir que estratégias surtiram o efeito que se esperavam, os alunos destacaram como um dos momentos mais interessantes à aula prática. Dessa forma, a aplicação de estratégias didáticas nas aulas de botânica pode sim ser uma boa alternativa para dispor de uma aula dinâmica e com aprendizado.
Abstract: Teaching botany has always been a challenge in the classroom, there are times when students see plants as part of the world regardless of their functionality and contribution to life. It is in the classroom through the teacher that the student has the opportunity to learn about vegetables and thus can generate good attitudes towards the environment. Therefore, the present work aimed to apply didactic strategies for the teaching of botany in natural science classes in the seventh year of the Benicio Rodrigues Pena Municipal School in Boca do Acre, AM. First, students' prior knowledge of botany was assessed by means of a questionnaire containing basic questions about flower, fruit and seed, followed by a class using different didactic strategies to teach about reproductive structures and finally to find out if The applied strategies were effective by applying the same initial questionnaire. As a result, most students were able to state that the flowers are for plant reproduction (96%), that the fruit comes from the flower (80%), that the fruits exist to protect the seed (76%), in addition, There were questions where all the students got it right, stating that the flowers are colored to catch the insects' attention and that the seeds are meant to hold the embryo of the plants. At the end of the work it was possible to conclude that strategies had the expected effect, the students highlighted as one of the most interesting moments the practical class. Thus, the application of didactic strategies in botany classes can be a good alternative to have a dynamic and learning class.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3894
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de médotos alternativos para o ensino de Botânica.pdf686,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.