DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Andreia Carvalho da-
dc.date.available2022-04-30-
dc.date.available2022-04-29T15:16:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Andreia Carvalho da. Uso de métodos alternativos para o ensino de botânica. 2019. 29 f. TCC(Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas. Boca do Acre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3894-
dc.description.abstractTeaching botany has always been a challenge in the classroom, there are times when students see plants as part of the world regardless of their functionality and contribution to life. It is in the classroom through the teacher that the student has the opportunity to learn about vegetables and thus can generate good attitudes towards the environment. Therefore, the present work aimed to apply didactic strategies for the teaching of botany in natural science classes in the seventh year of the Benicio Rodrigues Pena Municipal School in Boca do Acre, AM. First, students' prior knowledge of botany was assessed by means of a questionnaire containing basic questions about flower, fruit and seed, followed by a class using different didactic strategies to teach about reproductive structures and finally to find out if The applied strategies were effective by applying the same initial questionnaire. As a result, most students were able to state that the flowers are for plant reproduction (96%), that the fruit comes from the flower (80%), that the fruits exist to protect the seed (76%), in addition, There were questions where all the students got it right, stating that the flowers are colored to catch the insects' attention and that the seeds are meant to hold the embryo of the plants. At the end of the work it was possible to conclude that strategies had the expected effect, the students highlighted as one of the most interesting moments the practical class. Thus, the application of didactic strategies in botany classes can be a good alternative to have a dynamic and learning class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEstratégias Didáticaspt_BR
dc.titleUso de métodos alternativos para o ensino de botânicapt_BR
dc.title.alternativeUse of alternative methods for teaching botanypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T15:16:25Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Rayane Delmondes do Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0828753816172611pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Marta Regina Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5410682823550207pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Rayane Delmondes do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0828753816172611pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Jaqueline Custódio da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9886143940831602pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834627168939720pt_BR
dc.description.resumoEnsinar botânica sempre foi um desafio em sala de aula, há momentos em que os alunos veem as plantas como parte do mundo sem se importar com sua funcionalidade e contribuição para a vida. É dentro de sala por intermédio do professor que o aluno tem a oportunidade de aprender sobre os vegetais e assim consequentemente poder gerar boas atitudes em relação ao meio ambiente. Por isso, o presente trabalho teve por objetivo aplicar estratégias didáticas para o ensino de botânica nas aulas de Ciências Naturais no sétimo ano da Escola Municipal Benicio Rodrigues Pena no município de Boca do Acre, AM. Foi realizada primeiro a avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre botânica, por meio de um questionário, contendo perguntas básicas sobre flor, fruto e semente, em seguida foi realizada aula utilizando diferentes estratégias didáticas para ensinar sobre as estruturas reprodutivas e ao final poder descobrir se as estratégias aplicadas foram efetivas por meio da aplicação do mesmo questionário inicial. Como resultado, a maioria dos alunos conseguiram afirmar que as flores servem para a reprodução das plantas (96%), que o fruto vêm da flor (80%), que os frutos existem para proteger a semente (76%), além disso, houve perguntas onde todos os alunos acertaram, afirmando que as flores são coloridas para chamar a atenção dos insetos e que as sementes servem para guardar o embrião das plantas. Ao final do trabalho foi possível concluir que estratégias surtiram o efeito que se esperavam, os alunos destacaram como um dos momentos mais interessantes à aula prática. Dessa forma, a aplicação de estratégias didáticas nas aulas de botânica pode sim ser uma boa alternativa para dispor de uma aula dinâmica e com aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANJOS, Claudete Cordeiro dos; FLORES, Andréia Silva. Concepção de estudantes de sétimo ano de uma escola de ensino fundamental sobre forma e função da flor em Boa Vista, Roraima. 2016. Disponível em < https://www.uerr.edu.br/bolmirr/wp-content/uploads/2016/11/BOLMIRR-v102-Anjos Flores.pdf>. Acessado dia: 22/07/2019. BARTZIK, Franciele; ZANDER, Leiza Daniele. A importância das aulas práticas de ciências no ensino fundamental. 2016. Disponível em: < http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/download/ P.2318-7344.2016v4n8p31/11268>. Acessado dia: 05/12/2018, BATISTA, Leandro; ARAÚJO, Joeliza. A Botânica sob o olhar dos alunos do Ensino Médio. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 8, n. 15, p. 109-120, 2017. Disponível em < http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/download/151/150/> Acessado dia: 10/12/2018 CGEE. Importância dos polinizadores na produção de alimentos e na segurança alimentar global - Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2017. Disponível em < https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/polinizadores web.pdf>. Acessado dia: 25/07/2019. CHAVES, Bruno Edson; OLIVEIRA, Rafael Domingos de; CHIKOWSK, Renato dos Santos. Ludo Vegetal: uma nova alternativa para a aprendizagem de Botânica. 2015. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/seerbio/ojs/index.php/rbb/article/view/3372/1284>. Acessado dia: 24/08/2019. DA SILVA LOPES, Mônica Raquel. LUDICIDADE EM BIOLOGIA: APREDENDO BOTÂNICA DESCONSTRUINDO UMA FLOR. Disponível em: <http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/2013234146e4b1175624506b89e15860d/LUDI CIDADE_EM_BIOLOGIA-_APRENDENDO_BOTNICA_DES CONSTRUINDO_UMA_FLOR.pdf>. Acessado dia: 24/09/2019 EMPINOTTI, Alexandre. et al. BOTÂNICA em PRÁTICA: ATIVIDADES PRÁTICAS E EXPERIMENTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/317240262_BOTANICA_em_PRATICA_ATIVIDAD ES_PRATICAS_E_EXPERIMENTOS_PARA_O_ENSINO_FUNDAMENTAL>. Acessado dia: 24/09/2019 GOMES, Francisco Halyson Ferreira; CAETANO, Ewerton Wagner Santos; ALVES, Francisco Régis Vieira. O uso de mapas conceituais no ensino de Física. Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 6, n. 1, 2017. Disponível em: < https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2046/1547>. Acessado dia: 24/09/2019 GRILLO, Marlene; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Mapas conceituais e sua utilização na educação. 2017. Disponível em: < http://www.colegiosantanna.com.br/formacao/downloads/mapasconceituais.pdf>. Acessado dia: 05/08/2019. JESUS, Lucimar Aparecida Costa. O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no Ensino de Ciências. 2014. p13. Disponível em: < http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4274/1/MD_ENSCIE_2014_2_49.pdf> . Acessado dia: 05/12/2018. JÚNIOR, Airton. J. Vinholi. Modelos didáticos e mapas conceituais: Biologia celular e as interfaces com a informática em cursos técnicos do IFMS. 2014. p114. Disponível em: < https://ead.ifrn.edu.br/portal/wp content/uploads/2012/coloquio/anais/eixo2/Airton%20Jos%C3%87%20Vinholi%20J%C2%A3 nior%20.pdf>. Acessado dia: 05/12/2018. LORENZETTI, Leonir; SILVA, Virginia Rotters da. A utilização dos mapas conceituais no ensino de ciências nos anos iniciais. 2018. Disponível em: <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/download/8170/4819/>. Acessado dia: 24/09/2019 MOREIRA, Marco Antônio. A teoria da aprendizagem significativa. 2. ed. Porto Alegre, 2016. Disponível em: < https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios6.pdf>. Acessado dia: 06/12/2018. MOURÃO, Luciana; ESTEVES, Vera Vegara. Ensino Fundamental: das competências para ensinar às competências para aprender. 2013. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v21n80/a06v21n80.pdf>. Acessado dia: 10/12/2018. NASCIMENTO, Beatriz Miguez. Propostas pedagógicas para o ensino de Botânica nas aulas de Ciências: diminuindo entraves. 2014. Disponível em: < http://www.decb.uerj.br/arquivos/monografias/Beatriz%20Miguez%20Nascimento.pdf>. Acessado dia: 06/12/2018. OLIVEIRA, Camila de Araújo. Análise de botânica no ensino fundamental II em escola públicas de João Pessoa – Paraíba. 2012. Disponível em: < http://www.ccen.ufpb.br/cccb/contents/monografias/2012.1/analise-do-ensino-de botanica-no-ensino-fundamental-ii-em-escolas-publicas-de-joao-pessoa-paraiba.pdf/view>. Acessado dia: 2307/2019. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – 2. ed. – Rio de Janeiro: DP&a,2000. PEREIRA, Carlos Alberto. Dinâmicas de grupo como fator educacional e social nas aulas de educação física escolar. 2014. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/201 4/2014_uem_edfis_pdp_carlos_alberto_pereira.pdf>. Acessado dia: 29/072019. RAMOS, Rozangela Sueli de Souza. Jogos e brincadeiras como ferramentas de aprendizagem no Ensino Fundamental. 2018. Disponível em: < http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/3174/2245>. Acessado dia: 24/09/2019 RIBEIRO, L. O. et al. Sementes florestais e produção de mudas no laboratório de sementes florestais e viveiro de produção de mudas florestais da Embrapa Amazônia Oriental. In: Embrapa Amazônia Oriental-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 3., 2018, João Pessoa. Ciência, tecnologia e desenvolvimento rural: compartilhando conhecimentos inovadores e experiências. João Pessoa: Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/192981/1/SEMENTES FLORESTAIS.pdf>. Acessado dia: 26/07/2019. RODRIGUES, Lídia da Silva. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. 2013. p.43. Disponível em: < http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/14200/1/2013_LidiaSilvaRodrigues.pdf>. Acessado Dia 05/12/2018. SALATINO, Antonio; BUCKERIDGE, Marcos. “Mas de que te serve saber botânica?”. 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000200177>. Acessado dia: 26/07/2019 SANTANA, S. E. C; SILVA, T. S; LANDIM M. F. Aulas práticas no ensino de botânica: relato de uma experiência no contexto do PIBID em uma escola da rede estadual em Aracaju, SE. 2016. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/310665371_Aulas_praticas_no_ensino_de_bota nica_relato_de_uma_experiencia_no_contexto_do_PIBID_em_uma_escola_da_rede_estadu al_em_Aracaju_SE>. Acessado dia: 23/08/20119 SANTOS, Cristina Magalhães Ribas dos. Desenvolvimento estrutural associado à biologia reprodutiva de Campomanesiaxanthocarpa O. Berg (MYRTACEAE). 2013. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/128808/324026.pdf?sequence=1& isAllowed=y>. Acessado dia: 25/07/2019. SILVA, Clécio Danilo Dias da; SILVA, Andréa Pereira da. Os mapas conceituais como recurso didático potencialmente significativo no percurso da aprendizagem botânica. 2019. Disponível em: < http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/download/4788/2885>. Acessado dia: 05/08/2019. SILVA, Diogo Tiago da; DORNFELD, Carolina Buso. Dinâmicas de grupo em aulas de biologia: uma proposta motivacional para a aprendizagem. 2016. Disponível em: < http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen15/REEC_15_1_8_ex1022.pdf>. Acessado dia: 24/09/2019 STANSKI, Carin. Ensino de Botânica no Ensino Fundamental: estudando o pólen por meio de multimodos. 2016. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/hoehnea/v43n1/2236-8906-hoehnea-43-01-0019.pdf>. Acessado dia: 06/12/2018 VALENTE, José Armando; DE ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa. Metodologias ativas: das concepções ás práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Eduacacional, v. 17, n. 52, p. 455-478, 2017. Disponível em: < https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/download/9900/1238 6>. 05/12/2018.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso de médotos alternativos para o ensino de Botânica.pdf686,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.