DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3887
Título: Os benefícios do laboratório de biologia para o processo de aprendizagem dos alunos da Escola Estadual Professor Antônio José Bernardo Vasconcelos do município de Boca do Acre - Am
Título(s) alternativo(s): The benefits of the biology laboratory for the learning process of the students of the State School Professor Antônio José Bernardo Vasconcelos in the municipality of Boca do Acre - Am
Autor(es): Pena, Lucas Sales
Orientador(es): Cavalcanti, Maria do Perpetuo Socorro da Rocha
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem;Biologia;Aula Prática;Laboratório
Data do documento: 15-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: PENA , Lucas Sales. Os benefícios do laboratório de biologia para o processo de aprendizagem dos alunos da Escola Estadual Professor Antônio José Bernardo Vasconcelos do município de Boca do Acre - Am. 2019 37f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.
Resumo: A utilização de aulas práticas de laboratório é uma ferramenta de grande importância no processo de ensino-aprendizado, tendo em vista a maior facilidade em aprender quando se associa a teoria com a prática. Porém, a maior parte das escolas públicas do Brasil ainda é carente dessa metodologia de ensino, seja por ausência do espaço físico para realização dessas práticas, seja pela insuficiência de materiais disponíveis, impedindo assim sua utilização como prática rotineira nos estabelecimentos de ensino. Objetivou-se com essa pesquisa fazer um levantamento da importância do uso do laboratório em aulas práticas na disciplina Biologia, sob a ótica de alunos do Ensino Médio e de professores da escola estadual Professor Antônio José Bernardo Vasconcelos, assim como verificar a utilização do laboratório da escola em aulas práticas. Aplicou-se um questionário específico para os estudantes e outro para os professores. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes nunca participou de aula prática de laboratório de Biologia. Verificou-se também que tanto alunos quanto professores acreditam que as aulas práticas de laboratório ajudam no processo de aprendizagem. Apesar disso não são realizadas aulas no laboratório, segundo os professores, isso ocorre por problemas estruturais e insuficiência de materiais para atender todos os alunos. Com isso conclui-se, não basta a escola possuir um o laboratório e os docentes e os discentes terem conhecimento acerca da importância das aulas práticas e almejarem que estas sejam realizadas, é necessário oferecer condições de uso para que o laboratório seja utilizado em aulas práticas.
Abstract: The use of practical laboratory classes is a very important tool in the teaching-learning process, in view of the greater ease in learning when theory is associated with practice. However, most public schools in Brazil are still lacking in this teaching methodology, either due to lack of physical space to carry out these practices, or due to the lack of available materials, thus preventing their use as a routine practice in educational establishments. The objective of this research was to survey the importance of using the laboratory in practical classes in Biology, from the perspective of high school students and professors of the state school Professor Antônio José Bernardo Vasconcelos, as well as to verify the use of the laboratory of the school in practical classes. A specific questionnaire was applied to the students and another to the teachers. The results showed that most of the students never attended a practical laboratory class in biology. It was also found that of both students and teachers believe that practical laboratory classes help in the learning process classes to be held. Despite this, no classes are held in the laboratory, according to teachers, this is due to structural problems and insufficient materials to meet all students. With this conclusion, it is not enough for the school to have a laboratory and the teachers and students have knowledge about the importance of practical classes and aim for these to be carried out, it is necessary to offer conditions of use for the laboratory to be used in classes practices.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3887
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.