DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPena, Lucas Sales-
dc.date.available2022-04-29-
dc.date.available2022-04-29T14:54:53Z-
dc.date.issued2019-12-15-
dc.identifier.citationPENA , Lucas Sales. Os benefícios do laboratório de biologia para o processo de aprendizagem dos alunos da Escola Estadual Professor Antônio José Bernardo Vasconcelos do município de Boca do Acre - Am. 2019 37f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3887-
dc.description.abstractThe use of practical laboratory classes is a very important tool in the teaching-learning process, in view of the greater ease in learning when theory is associated with practice. However, most public schools in Brazil are still lacking in this teaching methodology, either due to lack of physical space to carry out these practices, or due to the lack of available materials, thus preventing their use as a routine practice in educational establishments. The objective of this research was to survey the importance of using the laboratory in practical classes in Biology, from the perspective of high school students and professors of the state school Professor Antônio José Bernardo Vasconcelos, as well as to verify the use of the laboratory of the school in practical classes. A specific questionnaire was applied to the students and another to the teachers. The results showed that most of the students never attended a practical laboratory class in biology. It was also found that of both students and teachers believe that practical laboratory classes help in the learning process classes to be held. Despite this, no classes are held in the laboratory, according to teachers, this is due to structural problems and insufficient materials to meet all students. With this conclusion, it is not enough for the school to have a laboratory and the teachers and students have knowledge about the importance of practical classes and aim for these to be carried out, it is necessary to offer conditions of use for the laboratory to be used in classes practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectAula Práticapt_BR
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.titleOs benefícios do laboratório de biologia para o processo de aprendizagem dos alunos da Escola Estadual Professor Antônio José Bernardo Vasconcelos do município de Boca do Acre - Ampt_BR
dc.title.alternativeThe benefits of the biology laboratory for the learning process of the students of the State School Professor Antônio José Bernardo Vasconcelos in the municipality of Boca do Acre - Ampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T14:54:53Z-
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Maria do Perpetuo Socorro da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245384190901936pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Maria do Perpetuo Socorro da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245384190901936pt_BR
dc.contributor.referee2Damasceno, Andrey Azedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6824315527850712pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Diogo Pereira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5143585130152199pt_BR
dc.description.resumoA utilização de aulas práticas de laboratório é uma ferramenta de grande importância no processo de ensino-aprendizado, tendo em vista a maior facilidade em aprender quando se associa a teoria com a prática. Porém, a maior parte das escolas públicas do Brasil ainda é carente dessa metodologia de ensino, seja por ausência do espaço físico para realização dessas práticas, seja pela insuficiência de materiais disponíveis, impedindo assim sua utilização como prática rotineira nos estabelecimentos de ensino. Objetivou-se com essa pesquisa fazer um levantamento da importância do uso do laboratório em aulas práticas na disciplina Biologia, sob a ótica de alunos do Ensino Médio e de professores da escola estadual Professor Antônio José Bernardo Vasconcelos, assim como verificar a utilização do laboratório da escola em aulas práticas. Aplicou-se um questionário específico para os estudantes e outro para os professores. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes nunca participou de aula prática de laboratório de Biologia. Verificou-se também que tanto alunos quanto professores acreditam que as aulas práticas de laboratório ajudam no processo de aprendizagem. Apesar disso não são realizadas aulas no laboratório, segundo os professores, isso ocorre por problemas estruturais e insuficiência de materiais para atender todos os alunos. Com isso conclui-se, não basta a escola possuir um o laboratório e os docentes e os discentes terem conhecimento acerca da importância das aulas práticas e almejarem que estas sejam realizadas, é necessário oferecer condições de uso para que o laboratório seja utilizado em aulas práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, M. S. B.; OLIVEIRA, S. S. de. Importância do uso de laboratório nas aulas experimentais como recurso didático no processo ensino-aprendizagem de biologia. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE Versão Online, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 1-23, 2014.Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen6/ART5_Vol6_N2.pdf>. Acesso em 18 de fevereiro 2019. ANDRADE, M. L. F; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: Um desafio para professores de Ciências. Ciência e Educação, Bauru, v.17, n. 4, p. 835-854, out./dez. 2011. Disponível em: <http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/309/715>. Acesso em: 18 de fevereiro 2019. BARROS, P. R. P.; HOSOUME, Y. Um olhar sobre as atividades experimentais nos livros didáticos de Física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11, 2008, Curitiba. Resumos... Curitiba, 2008. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfi sica.org.br/eventos/epef/xi/sys/resumos/T0288-2.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2019. BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD 1_SA18_ID4283_08072016140917.pdf acesso em 10 de outubro 2019. BENGOZI, J. O desenvolvimento de aulas práticas no ensino de biologia na realidade de uma escola pública sem laboratório. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor: produções Didático-pedagógicas. Cadernos PDE Versão Online, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 1-19, 2016. https://www.google.com/search?q=BENGOZI%2C+J.+O+desenvolvimento+de+aulas +pr%C3%A1ticas+no+ensino+de+biologia+na+realidade+de+uma+escola+p%C3%B Ablica+sem+laborat%C3%B3rio.+In%3A+Os+desafios+da+escola+p%C3%BAblica+ paranaense. Acesso em 23 de fevereiro 2019 BERLEZE, J. E.; ANDRADE, M. A. B. O uso de aulas práticas no ensino da biologia. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Cadernos PDE Versão Online, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 1-21, 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica_de_Gram>. Acesso em: 20 de fevereiro 2019. BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo Técnico - Censo Escolar 2010: versão preliminar. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7277 -censo-final-pdf&Itemid=30192 acesso em 23 de fevereiro 2019. 30 CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. (Orgs.). A necessária renovação do ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005. 265 p. CAPELETTO, A. Biologia e educação ambiental: roteiros de trabalho. São Paulo: Ática, 1992. 224 p. GUIMARÃES, C. C. Experimentação no ensino de química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 198-202, ago. 2009. Disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc31_3/08-RSA4107.pdf acesso em 27 de fevereiro 2019. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU; EDUSP, 1987, 80 p. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004, 200 p. LIMA, D. B. de; GARCIA, R. N. Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 201-224, jan./jun. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/viewFile/22262/18278 MACHADO, P. F. L.; MÓL, G. S. Experimentando química com segurança. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 27, p.57-60, fev. 2008. Disponível em: < http://webed uc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc27/09-eeq-5006.pdf>. Acesso em: 05 maio 2019. MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2011. 216 p. Di MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. C.; CORNACCHIONE JUNIOR, E. B. Os saberes dos professores-referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 23, n. 59, p.142-153, mai./ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcf/v23n59/v23n59a06.pdf acesso em 01 de junho 2019 MOREIRA, M. L.; DINIZ, R. E. S. O laboratório de Biologia no Ensino Médio: infraestrutura e outros aspectos relevantes. In: Universidade Estadual Paulista - PróReitoria de Graduação. (Org.). Núcleos de Ensino. São Paulo: Editora da UNESP, v.1, p. 295-305, 2003. Disponível em: < www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/olabdeb iologia.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2019. OLIVEIRA, P. S.; NASCIMENTO, M. C.; BIANCONI, M. L. Mudanças conceituais ou comportamentais? Ciência e Cultura, Campinas-SP, v. 57. n. 4. p. 46-47, out./dez. 2005. Disponível em: http:// www.unitau.br/scripts/revista_extensao acesso em 01 de junho 2019. 31 PENICK, J. E. Ensinando “alfabetização científica”. Educar em Revista, Curitiba, n. 14, p.91-113, jan./dez. 1998. Disponível em: www.scielo.br › scielo › pid=S0104- 40601998000100007 acesso em 03 de junho 2019 POSSOBOM, C. C. F.; OKADA, F. K.; DINIZ, R. E. S. Atividades práticas de laboratório no ensino de biologia e ciências: relato de uma experiência. In: RAMOS, L. B. C.; ROSA, P. R. S. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 299-331, dez. 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br › cref › ojs › index.php › ienci › article › view acesso em 02 de junho 2019. RAMOS, L. S.; ANTUNES, F.; SILVA, L. H. A. Concepções de professores de Ciências sobre o ensino de Ciências. Revista da SBEnBio, v. 3, n. 1, out. 2010. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br › article › acesso em 02 de junho 2019. ROSITO, B. A. O ensino de ciências e a experimentação. In: ______. MORAES, R. (Org). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRG, 2003. p. 195-208. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2013, 352 p. SILVA, F. S. S. da; MORAIS, L. J. O.; CUNHA, I. P. R. Dificuldades dos professores de Biologia em ministrar aulas práticas em escolas públicas e privadas do município de Imperatriz - MA. Revista UNI, Imperatriz, v. 1, n. 1, p. 135-139, jan./jul. 2011. Disponível em: https://www.passeidireto.com › arquivo › dificuldades-dos-professoresde-... acesso em 02 de junho 2019. SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L. Experimentação no ensino médio de química: a necessária busca da consciência ético-ambiental no uso e descarte de produtos químicos – um estudo de caso. Ciência e Educação, Bauru, v.14, n. 2, p. 233-249, maio/ago. 2008. Disponível em: www.scielo.br › scielo › pid=S1516- 73132008000200004 acesso em 02 de junho 2019. SOUSA, I. C. de; ARAÚJO; M. dos S.; ALMEIDA, J. de S.; SARAIVA, V. da C.; NOLÊTO, I. M. C. A importância da aula prática no laboratório de Biologia: ferramenta formativa no processo de ensino-aprendizagem de alunos do curso técnico em análises Clínicas em Floriano/PI. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3, 2016, Natal-RN. Anais eletrônicos... Campina Grande: Editora Realize, 2016. Disponível em:<https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/re sumo.php?idtrabalho=275>. Acesso em: 20 maio 2019. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 328 p. TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 136 p.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.