DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3886
Title: Prática docente no ensino de biologia em escolas públicas da zona urbana de Boca do Acre- AM
Other Titles: Teaching practice in biology teaching in public schools in the urban area of ​​Boca do Acre-AM
Authors: Silva, Dandiele Cavalcante da
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Rayane Delmondes do Nascimento
Keywords: Desafios docentes;Biologia;Professor
Issue Date: 2019
2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SILVA, Dandiele Cavalcante da. Prática docente no ensino de biologia em escolas públicas da zona urbana de boca do Acre-AM. 2019. 28 f. TCC. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas. Boca do Acre.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem o objetivo de diagnosticar as práticas docentes no Ensino de Biologia em Escolas públicas da zona urbana no Município de Boca do Acre, Amazonas e assim, registrar as metodologias utilizadas pelos professores para desenvolvimento das aulas de Biologia, identificando as principais dificuldades para o Ensino de Biologia. No Município há quatro escolas que ministram o Ensino Médio. Para o levantamento de dados foi realizado uma pesquisa-diagnóstico nas escolas para saber quantos e quem são os professores de Biologia das escolas da zona urbana em exercício no ano de 2019. Sendo realizado um questionário que foi elaborado de maneira que desse suporte para identificação pessoal do profissional, permitindo descobrir qual a visão do professor sobre o Ensino de Biologia e quais as dificuldades que ele enfrenta na sua prática docente. Em relação às dificuldades enfrentadas pelos professores, percebe-se que compartilham as mesmas, como a falta de recursos didáticos, citada por 71,43%. Entretanto, é notório que não se prendem as essas dificuldades em vista que estão utilizando de diversas metodologias para aplicação de suas aulas, demonstrando a preocupação com o processo de ensino-aprendizagem significativo. Concluiu-se que a prática docente no ensino de Biologia em Boca do Acre está em boas mãos, com professores capacitados e empenhados com o sucesso na sua profissão.
Abstract: This study aims to diagnose the teaching practice in the teaching of biology in public schools of the urban area in the municipality of Boca do Acre, Amazonas and thus, to record the methodologies used by teachers for the development of biology classes, identifying the main difficulties for the Biology Teaching. In the municipality there are four schools that teach high school. For the survey data was carried out a diagnostic research in schools to know how many and who are the teachers of biology of the schools of the urban area in exercise in the year 2019. Being made a questionnaire that was elaborated in a way that gave support for personal identification the professional, allowing us to find out what the teacher's view of Biology Teaching is and the difficulties he faces in his teaching practice. Regarding the difficulties faced by teachers, it is clear that they share them, such as the lack of didactic resources, cited by 71.43%. However, it is notorious that these difficulties are not linked to the fact that they are using various methodologies to apply their classes, demonstrating concern about the meaningful teaching-learning process. It was concluded that the teaching practice in Biology teaching in Boca do Acre is in good hands, with qualified teachers and committed to success in their profession.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3886
Appears in Collections:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.