DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3881
Título: Uso de ferramentas tecnológicas para o processo de ensino e aprendizagem em uma escola da rede pública de ensino de Manicoré-AM
Título(s) alternativo(s): Use of technological tools for the teaching and learning process in a public school in Manicoré-AM
Autor(es): Almeida, Pablo Souza de
Orientador(es): Souza, Rayane Delmondes do Nascimento
Palavras-chave: Ensino de ciências;Tecnologia;Aprendizagem
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, Pablo Souza de. Uso de ferramentas tecnológicas para o processo de ensino e aprendizagem em uma escola da rede pública de ensino de Manicoré-AM. 2019. 39 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré
Resumo: As ferramentas de tecnologia estão presentes em quase todos os lugares conectando cada vez mais um número ilimitado de pessoas e de informações mesmo que estejam nos lugares mais distantes na terra. Esta pesquisa buscou descrever as percepções dos professores e alunos quanto ao uso das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação no processo de ensino de Ciências Naturais. Para tal objetivo, foi aplicado um questionário a professores e alunos contendo perguntas sobre o uso das ferramentas tecnológicas nas aulas de ciências. Além disso, foi proposto e aplicado duas aulas, uma com o uso das ferramentas tecnológicas e outra utilizando o método tradicional de ensino apenas com auxílio do livro didático. Com a aplicação do questionário aos professores, foi possível identificar que a falta de tempo para preparação das aulas usando as ferramentas tecnológicas se mostrou um fator limitante para o uso deste método nas aulas de Ciências da escola participante da pesquisa. A partir dos resultados obtidos, é possível afirmar que as tecnologias de informação e comunicação são capazes de influenciar os alunos, permitindo uma melhor compreensão dos alunos e consequentemente melhorando a aprendizagem.
Abstract: Technology tools are present almost everywhere that increasingly connect to an unlimited number of people and information like those placed in the farthest places on the ground. This research aimed to describe how teachers and students' perceptions about the use of information and communication technology tools in the Natural Sciences teaching process. For this purpose, a questionnaire was applied to teachers and students using questions about the use of technological tools in science classes. In addition, two classes were adopted and applied, one using technological tools and the other using the traditional teaching method only with the aid of the textbook. With an application of the questionnaire to teachers, it was possible to identify the lack of time to prepare the classes using the technological tools, if shown as a limiting factor for the use of this method in the science classes of the participating school. From the results obtained, it is possible that information and communication technologies are able to influence students, allowing a better understanding of students and consequently improving learning. Keyword: Science Teaching, Technology, learning
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3881
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.