DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3881
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Pablo Souza de-
dc.date.available2022-04-28-
dc.date.available2022-04-27T18:58:06Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationALMEIDA, Pablo Souza de. Uso de ferramentas tecnológicas para o processo de ensino e aprendizagem em uma escola da rede pública de ensino de Manicoré-AM. 2019. 39 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicorépt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3881-
dc.description.abstractTechnology tools are present almost everywhere that increasingly connect to an unlimited number of people and information like those placed in the farthest places on the ground. This research aimed to describe how teachers and students' perceptions about the use of information and communication technology tools in the Natural Sciences teaching process. For this purpose, a questionnaire was applied to teachers and students using questions about the use of technological tools in science classes. In addition, two classes were adopted and applied, one using technological tools and the other using the traditional teaching method only with the aid of the textbook. With an application of the questionnaire to teachers, it was possible to identify the lack of time to prepare the classes using the technological tools, if shown as a limiting factor for the use of this method in the science classes of the participating school. From the results obtained, it is possible that information and communication technologies are able to influence students, allowing a better understanding of students and consequently improving learning. Keyword: Science Teaching, Technology, learningpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUso de ferramentas tecnológicas para o processo de ensino e aprendizagem em uma escola da rede pública de ensino de Manicoré-AMpt_BR
dc.title.alternativeUse of technological tools for the teaching and learning process in a public school in Manicoré-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T18:58:06Z-
dc.contributor.advisor1Souza, Rayane Delmondes do Nascimento-
dc.description.resumoAs ferramentas de tecnologia estão presentes em quase todos os lugares conectando cada vez mais um número ilimitado de pessoas e de informações mesmo que estejam nos lugares mais distantes na terra. Esta pesquisa buscou descrever as percepções dos professores e alunos quanto ao uso das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação no processo de ensino de Ciências Naturais. Para tal objetivo, foi aplicado um questionário a professores e alunos contendo perguntas sobre o uso das ferramentas tecnológicas nas aulas de ciências. Além disso, foi proposto e aplicado duas aulas, uma com o uso das ferramentas tecnológicas e outra utilizando o método tradicional de ensino apenas com auxílio do livro didático. Com a aplicação do questionário aos professores, foi possível identificar que a falta de tempo para preparação das aulas usando as ferramentas tecnológicas se mostrou um fator limitante para o uso deste método nas aulas de Ciências da escola participante da pesquisa. A partir dos resultados obtidos, é possível afirmar que as tecnologias de informação e comunicação são capazes de influenciar os alunos, permitindo uma melhor compreensão dos alunos e consequentemente melhorando a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesSILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera M. METODOLOGIA DA PESQUISA E ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO. 3ª ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. Disponível em: <https://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses _e_dissertacoes_4ed.pdf>.Acesso 16 de Nov. 2018 HULLEY, Stephen B.; NEWMAN, Thomas B. e CUMMINGS, Steven R. Primeira Parte: ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PESQUISA CLÍNICA. Disponível em:http://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/H/HULLEY_Stephen_B/Deli neando_A_Pesquisa_Clinica_4Ed/Lib/Amostra.pdf. Acesso em 09 de Nov 2018 HULLEY, Stephen B.; CUMMINGS, Steven R.; BROWNER, Warren S. et al. DELINEANDO A PESQUISA CLÍNICA: UMA ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. p: 21-34. Disponível em:http://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/H/HULLEY_Stephen_B/Deli neando_A_Pesquisa_Clinica_4Ed/Lib/Amostra.pdf. Acesso em 09 de Nov 2018 CARLOS GIL, Antônio. COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA. 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas s.a. 2002. Disponível em: <https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/13410/mod_resource/content/1/com o_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf >.Acesso:09 de Nov. 2018 FREIRE, Paulo. EDUCAÇÃO DA AUTONOMIA. 2002. 25ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra. Disponível:<http://forumeja.org.br/files/Autonomia.pdf> Acesso em: 23 de Nov. 2018 FREIRE, Paulo. EDUCAÇÃO E MUDANÇA. 12ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra. Disponível:<http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_educaca o_e_mudanca.pdf> Acesso em: 23 de Nov. 2018 FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA ESPERANÇA. 1ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra. Disponível em:http://peadanosiniciais.pbworks.com/f/Pedagogia_da_Esperanca_- _Paulo.pdf Acesso em: 18 de Nov. 2018 FREIRE, Paulo. EDUCAÇÃO COMO PRATICA DA LIBERDADE. 1ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra. Disponível: <em:http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/livro_freire_educacao_pratica _liberdade.pdf> Acesso em: 18 de Nov. 2018 SANTANA, Raiza Carla etial. O USO DE TECNOLOGIAS MÓVEIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTUDO DOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS DA MATA ATLÂNTICA SUL CAPIXABA. Disponível em 29 https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/viewFile/9122/6056>. Acesso em: 20 de Nov. de 2018 CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São: Pioneira. 2006. (vários autores). Disponível em https://www.livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=23588>. Acesso em: 20 de Nov. de 2018 MACHADO, Andréia horta. AULA DE QUÍMICA DISCURSO E CONHECIMENTO. 3ª ed. Editora Unijuí 2002. Disponível: <https://indicalivros.com/pdf/aula-de-quimica-discurso-econhecimento-andrea-h-machado#!>. Acesso em: 20 de Nov.2018 OLIVEIRA, Maria de Fátima Aimone de. O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA: Disponível: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2440-8.pdf>. Acesso em: 22 de Nov. 2018 ALVES, Taíses Araújo da Silva. TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NAS ESCOLAS: da idealização à realidade. 2009. Ed. Lisboa Disponível:<http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/1156/Taises%20Araujo %20-%20versao%20final%20da%20dissertacao.pdf?sequence=1>. Acesso em: 22 de Nov. 2018pt_BR
dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.