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Título: Identificação de ações de educação ambiental na escola municipal Aristeu da Cunha Virgolino em Manicoré-AM.
Título(s) alternativo(s): Identification of environmental education actions in the municipal school Aristeu da Cunha Virgolino in Manicoré-AM
Autor(es): Silva Neto, Antonio Soares da
Orientador(es): Damasceno, Andrey Azedo
Palavras-chave: Educação ambiental;Meio ambiente;Práticas metodológicas
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA NETO, Antonio Soares da. Identificação de ações de educação ambiental na escola municipal Aristeu da Cunha Virgolino em Manicoré-AM. 2019. 25 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré
Resumo: A educação ambiental tem seu surgimento por volta do ano 1968, com a preocupação de movimentos de ecologistas, com objetivo de demonstrar a sociedade os impactos causados com o uso descontrolado de recursos naturais. Um dos primeiros registros formais a nível mundial, aconteceu em uma reunião em Roma, tratando principalmente desse tema, anos mais tarde, em 1972, acontece na Suécia, em Estocolmo, a I Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambientes, elevando as discussões a nível internacional. Como afirma Pedrine (1997), o Plano de Ação da Conferência de Estocolmo recomendou a capacitação e professores e o desenvolvimento de novos métodos e recursos instruções para a Educação Ambiental. Com isso, ela torna-se uma ferramenta de formação e conscientização no âmbito escolar, e por meio desta, entendemos a necessidade de uma disciplina voltada para a valorização da vida e o uso racional de nossos recursos naturais. Para fomentar essa pesquisa foram entrevistados 32 alunos do 7º ano, turma 03 do Ensino Fundamental na Escola Municipal Aristeu da Cunha Virgolino – turno vespertino. Sendo realizado dois encontros semanais com duração de uma hora cada no mês de agosto de 2019. Após a análise do questionário previamente respondido, os dados foram tabulados e confeccionados gráficos no Excel 2010, para o melhor entendimento dos resultados obtidos do presente projeto. O objetivo da Educação Ambiental é incentivar atitudes e mudanças por meio do aprendizado, levando o indivíduo a refletir sobre seu papel na sociedade ao qual está inserido, pensando em alternativas que possam solucionar problemas ambientais e manter os recursos naturais para as próximas gerações, observando que dependemos um do outro
Abstract: Environmental education began its appearance around 1968, with the concern of movements of ecologists, aiming to demonstrate to society the impacts caused by the uncontrolled use of natural resources. One of the first formal records in the world took place at a meeting in Rome, dealing mainly with this theme, years later, in 1972, in Sweden, Stockholm, the First United Nations World Conference on Environments takes place, raising the discussions to international level. As stated by Pedrine (1997), the Stockholm Conference Action Plan recommended capacity building and teachers and the development of new methods and resource instructions for Environmental Education. With this, it becomes a tool for education and awareness in the school environment, and through this, we understand the need for a discipline focused on the valuation of life and the rational use of our natural resources. To promote this research 32 students from the 7th grade, class 03 of the Elementary School at the Aristeu da Cunha Virgolino Municipal School - afternoon shift, were interviewed. Two weekly meetings lasting one hour each were held in August 2019. After analyzing the previously answered questionnaire, the data were tabulated and graphed in Excel 2010, to better understand the results obtained from this project. The goal of Environmental Education is to encourage attitudes and change through learning, leading the individual to reflect on their role in the society to which they are inserted, thinking of alternatives that can solve environmental problems and maintain natural resources for future generations, noting that we depend on each other. Keywords: Environmental Education, environment, practices methodological.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3858
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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