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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva Neto, Antonio Soares da-
dc.date.available2022-04-28-
dc.date.available2022-04-27T14:37:35Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Antonio Soares da. Identificação de ações de educação ambiental na escola municipal Aristeu da Cunha Virgolino em Manicoré-AM. 2019. 25 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicorépt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3858-
dc.description.abstractEnvironmental education began its appearance around 1968, with the concern of movements of ecologists, aiming to demonstrate to society the impacts caused by the uncontrolled use of natural resources. One of the first formal records in the world took place at a meeting in Rome, dealing mainly with this theme, years later, in 1972, in Sweden, Stockholm, the First United Nations World Conference on Environments takes place, raising the discussions to international level. As stated by Pedrine (1997), the Stockholm Conference Action Plan recommended capacity building and teachers and the development of new methods and resource instructions for Environmental Education. With this, it becomes a tool for education and awareness in the school environment, and through this, we understand the need for a discipline focused on the valuation of life and the rational use of our natural resources. To promote this research 32 students from the 7th grade, class 03 of the Elementary School at the Aristeu da Cunha Virgolino Municipal School - afternoon shift, were interviewed. Two weekly meetings lasting one hour each were held in August 2019. After analyzing the previously answered questionnaire, the data were tabulated and graphed in Excel 2010, to better understand the results obtained from this project. The goal of Environmental Education is to encourage attitudes and change through learning, leading the individual to reflect on their role in the society to which they are inserted, thinking of alternatives that can solve environmental problems and maintain natural resources for future generations, noting that we depend on each other. Keywords: Environmental Education, environment, practices methodological.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPráticas metodológicaspt_BR
dc.titleIdentificação de ações de educação ambiental na escola municipal Aristeu da Cunha Virgolino em Manicoré-AM.pt_BR
dc.title.alternativeIdentification of environmental education actions in the municipal school Aristeu da Cunha Virgolino in Manicoré-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T14:37:35Z-
dc.contributor.advisor1Damasceno, Andrey Azedo-
dc.description.resumoA educação ambiental tem seu surgimento por volta do ano 1968, com a preocupação de movimentos de ecologistas, com objetivo de demonstrar a sociedade os impactos causados com o uso descontrolado de recursos naturais. Um dos primeiros registros formais a nível mundial, aconteceu em uma reunião em Roma, tratando principalmente desse tema, anos mais tarde, em 1972, acontece na Suécia, em Estocolmo, a I Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambientes, elevando as discussões a nível internacional. Como afirma Pedrine (1997), o Plano de Ação da Conferência de Estocolmo recomendou a capacitação e professores e o desenvolvimento de novos métodos e recursos instruções para a Educação Ambiental. Com isso, ela torna-se uma ferramenta de formação e conscientização no âmbito escolar, e por meio desta, entendemos a necessidade de uma disciplina voltada para a valorização da vida e o uso racional de nossos recursos naturais. Para fomentar essa pesquisa foram entrevistados 32 alunos do 7º ano, turma 03 do Ensino Fundamental na Escola Municipal Aristeu da Cunha Virgolino – turno vespertino. Sendo realizado dois encontros semanais com duração de uma hora cada no mês de agosto de 2019. Após a análise do questionário previamente respondido, os dados foram tabulados e confeccionados gráficos no Excel 2010, para o melhor entendimento dos resultados obtidos do presente projeto. O objetivo da Educação Ambiental é incentivar atitudes e mudanças por meio do aprendizado, levando o indivíduo a refletir sobre seu papel na sociedade ao qual está inserido, pensando em alternativas que possam solucionar problemas ambientais e manter os recursos naturais para as próximas gerações, observando que dependemos um do outropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Presidência da República. Lei nº. 9795 de 27 de abril de 1999: Política Nacional de Educação Ambiental. Publicado no D.O.U. em 28/04/1999, disponível em<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>. Acesso em 10/06/2016. CASCINO, Fabio. Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores. 02.ed. São Paulo: SENAC, 2007. CONFERÊNCIA das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global Agenda 21. Brasília: Senado Federal, 1997. CONFERÊNCIA de Tbilisi na Geórgia. Disponível em: <http://www.aleph.com. br/ sciarts/cpfl/CPFL20Tbilisimeio> . Acesso em 10/06/2016. FLORIANI, D.; KNECHTEL, M. R. Educação Ambiental: epistemologia e metodologias. Curitiba: Vicentina, 2003. JUNIOR, Ivanaldo Soares da Silva. O postulado constitucional do desenvolvimento sustentável sob o enfoque da sua concretização do ordenamento jurídico brasileiro e estadual. - 1ª Ed. – São Paulo: Baraúna, 2013 LANFREDI, Geraldo Ferreira. Política ambiental – Busca da efetividade de seus instrumentos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. p. 197. NASCIMENTO, PATRICIA BRANCO do. Educação Ambiental. Gestão Ambiental. Núcleo de Educação a Distância. Centro Universitário de Maringá. Maringá-PR, 2012. PEDRINI, Alexandre de Gusmão (Org.). Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis, RJ:Vozes, 1998 PEDRINI, Alexandre Gusmão. Educação Ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. 5ª ed. Petrópolis Vozes, 1997. PHILIPPI JR. Arlindo [Editor]. Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri, São Paulo: Manole, 2005. [Coleção Ambiental 2]. SATO, M. (2004). Educação Ambiental. São Carlos. Rima.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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