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Título: Ensino de biologia e a aprendizagem significativa: ressignificando a prática docente
Título(s) alternativo(s): Teaching biology and meaningful learning: re-signifying the teaching practice
Autor(es): Bento, Lucy Laura da Silva
Orientador(es): Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha
Palavras-chave: Ensino de Biologia;Aprendizagem significativa;Prática pedagógica
Data do documento: 30-Ago-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BENTO, Lucy Laura da Silva. Ensino de biologia e a aprendizagem significativa: ressignificando a prática docente. 2019. 42 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré
Resumo: A presente pesquisa monográfica consiste em uma reflexão que objetivou analisar se as metodologias utilizadas pelos professores, no ensino de Biologia, contribuem para uma aprendizagem significativa dos alunos. O estudo foi realizado com professores e com alunos da 3º série do ensino médio em uma escola da rede pública de ensino no município de Manicoré-AM. Os critérios de análise estabelecidos foram referentes aos métodos didáticos empregados pelos professores de biologia, a importância e influências das atividades práticas nesta disciplina e as principais dificuldades de aprendizagem enfrentadas por discentes diante das metodologias utilizadas. A pesquisa foi desenvolvida utilizando questionários contendo questões abertas e fechadas. As análises dos dados coletados permitiram observar que, na opinião dos discentes, as aulas de biologia precisam passar por uma reformulação no seu formato, tornando-se interessante, dinâmica e experimental, pois foi quase uma unanimidade a opinião sobre a necessidade de atividades experimentais ou aulas/atividades práticas. Já na visão dos educadores, os dados obtidos indicam que embora os professores reconheçam a necessidade de aulas diferenciadas seja com práticas do laboratório, através do uso de vídeos, com tecnologias de inovação ou espaços nãoformais, fazem pouco uso de metodologias ativas apontando com umas das principais dificuldades questões de ordem de infraestrutura e econômica. Aulas práticas inovadoras, não precisam necessariamente de um Laboratório, nem de equipamentos sofisticados. Podem ser ministradas em diferentes espaços, como por exemplo no pátio da escola, em contato com a natureza, ou ainda, na própria sala de aula, utilizando materiais alternativos. Os resultados encontrados neste trabalho apontam para a necessidade de repensar a formação continuada de professores com uma proposta de ensino e aprendizagem que prime, sempre que possível, por atividades práticas e pelo uso de ambientes alternativos como “laboratório para as aulas”. Por fim, considera-se que os resultados deste trabalho possibilitam assessorar os docentes de escolas do município de Manicoré-AM, no desenvolvimento de uma prática pedagógica que contribua para a realização de processos significativos de ensino e aprendizagem
Abstract: This monograph consists of a reflection that aimed to analyse if the methodologies used by the teachers in the teaching of biology contribute to a significant learning for the students. The study was conducted with teachers and students of the 3rd grade of a public high school in the city of Manicoré-AM. The established analysis criteria were related to the didactic methods employed by the biology teachers, the importance and influences of the practical activities in this subject and the main learning difficulties faced by the students in relation to the methodologies used. The research was developed using questionnaires containing open and closed questions. The analysis of the collected data showed that, in the students' opinion, the biology classes need to be reformulated in their format, becoming interesting, dynamic and experimental, since the opinion about the need for experimental activities or practical classes was almost unanimous. / activities. From the educators' point of view, the data obtained indicate that although teachers recognize the need for differentiated classes, whether with laboratory practices, through videos, innovative technologies or non-formal spaces, they make little use of active methodologies. and economic issues are one of the main difficulties. It is known however that Innovative hands-on classes do not necessarily need sophisticated laboratory or equipment. They can be carried out in different spaces, such as in the school yard, in contact with nature or in the classroom, using alternative materials. The results found in this paper point to the need to rethink the continuing education of teachers with a teaching and learning proposal that stands out, whenever possible, for practical activities and the use of alternative environments that can be used as "laboratory" for classes. Finally, it is considered that the results of this work make it possible to advise teachers from schools in the municipality of ManicoréAM, in the development of a pedagogical practice that contributes to the accomplishment of meaningful teaching and learning processes. Keywords: Biology Teaching, Meaningful Learning, Pedagogical Practice.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3856
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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