DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3856
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorBento, Lucy Laura da Silva-
dc.date.available2022-04-28-
dc.date.available2022-04-27T14:29:33Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationBENTO, Lucy Laura da Silva. Ensino de biologia e a aprendizagem significativa: ressignificando a prática docente. 2019. 42 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicorépt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3856-
dc.description.abstractThis monograph consists of a reflection that aimed to analyse if the methodologies used by the teachers in the teaching of biology contribute to a significant learning for the students. The study was conducted with teachers and students of the 3rd grade of a public high school in the city of Manicoré-AM. The established analysis criteria were related to the didactic methods employed by the biology teachers, the importance and influences of the practical activities in this subject and the main learning difficulties faced by the students in relation to the methodologies used. The research was developed using questionnaires containing open and closed questions. The analysis of the collected data showed that, in the students' opinion, the biology classes need to be reformulated in their format, becoming interesting, dynamic and experimental, since the opinion about the need for experimental activities or practical classes was almost unanimous. / activities. From the educators' point of view, the data obtained indicate that although teachers recognize the need for differentiated classes, whether with laboratory practices, through videos, innovative technologies or non-formal spaces, they make little use of active methodologies. and economic issues are one of the main difficulties. It is known however that Innovative hands-on classes do not necessarily need sophisticated laboratory or equipment. They can be carried out in different spaces, such as in the school yard, in contact with nature or in the classroom, using alternative materials. The results found in this paper point to the need to rethink the continuing education of teachers with a teaching and learning proposal that stands out, whenever possible, for practical activities and the use of alternative environments that can be used as "laboratory" for classes. Finally, it is considered that the results of this work make it possible to advise teachers from schools in the municipality of ManicoréAM, in the development of a pedagogical practice that contributes to the accomplishment of meaningful teaching and learning processes. Keywords: Biology Teaching, Meaningful Learning, Pedagogical Practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleEnsino de biologia e a aprendizagem significativa: ressignificando a prática docentept_BR
dc.title.alternativeTeaching biology and meaningful learning: re-signifying the teaching practicept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T14:29:33Z-
dc.contributor.advisor-co1Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha-
dc.description.resumoA presente pesquisa monográfica consiste em uma reflexão que objetivou analisar se as metodologias utilizadas pelos professores, no ensino de Biologia, contribuem para uma aprendizagem significativa dos alunos. O estudo foi realizado com professores e com alunos da 3º série do ensino médio em uma escola da rede pública de ensino no município de Manicoré-AM. Os critérios de análise estabelecidos foram referentes aos métodos didáticos empregados pelos professores de biologia, a importância e influências das atividades práticas nesta disciplina e as principais dificuldades de aprendizagem enfrentadas por discentes diante das metodologias utilizadas. A pesquisa foi desenvolvida utilizando questionários contendo questões abertas e fechadas. As análises dos dados coletados permitiram observar que, na opinião dos discentes, as aulas de biologia precisam passar por uma reformulação no seu formato, tornando-se interessante, dinâmica e experimental, pois foi quase uma unanimidade a opinião sobre a necessidade de atividades experimentais ou aulas/atividades práticas. Já na visão dos educadores, os dados obtidos indicam que embora os professores reconheçam a necessidade de aulas diferenciadas seja com práticas do laboratório, através do uso de vídeos, com tecnologias de inovação ou espaços nãoformais, fazem pouco uso de metodologias ativas apontando com umas das principais dificuldades questões de ordem de infraestrutura e econômica. Aulas práticas inovadoras, não precisam necessariamente de um Laboratório, nem de equipamentos sofisticados. Podem ser ministradas em diferentes espaços, como por exemplo no pátio da escola, em contato com a natureza, ou ainda, na própria sala de aula, utilizando materiais alternativos. Os resultados encontrados neste trabalho apontam para a necessidade de repensar a formação continuada de professores com uma proposta de ensino e aprendizagem que prime, sempre que possível, por atividades práticas e pelo uso de ambientes alternativos como “laboratório para as aulas”. Por fim, considera-se que os resultados deste trabalho possibilitam assessorar os docentes de escolas do município de Manicoré-AM, no desenvolvimento de uma prática pedagógica que contribua para a realização de processos significativos de ensino e aprendizagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBACICH, L.; MORAN. J. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da natureza / matemática e suas tecnologias. 2006. 135 p. CANDAU,V. M., ZENAIDE, M. N. T. Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos, João Pessoa: Programa Nacional de Direitos Humanos; Secretaria da Segurança Pública do estado da Paraíba; Conselho Estadual da Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1999. CAPELETTO, A. Biologia e Educação ambiental: Roteiros de trabalho. Editora Ática, 1992. P. 224. CHALITA, G. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Gente, 2001. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. CRESWELL, J. W. Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches. Thousand Oaks, CA: Sage, 2012. GÓMEZ, A. I. P. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. GUIMARÃES, V; SILVA, Gilson Antunes. (Coord.). Implantação de centros e museus de ciências. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. p. 313-318. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005. 85-87 p. LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001. MALUCELLI, V. M. B. Formação dos professores de ciências e biologia: reflexões sobre os conhecimentos necessários a uma prática de qualidade. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, CCBS, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Curitiba, 2007. MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientifica. 7. ed. São Paulo: Atlas. 2010. MONTES, M. A. A.; CARDOSO, V. T. S.; SOUZA, C. T. V. Popularização da ciência e da arte através da Anatomia Humana. In: IX Reunião da Rede de Popularização da Ciência/Congresso Mundial de Museus de Ciências, Rio de Janeiro, Anais p.53, 2005. NICOLA, J. A; PANIZ, C. M. A Importância da Utilização de Diferentes Recursos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. Infor. Inov. Form. Rev. NEaD- Unesp, SP, v.2, n 1, 2016. OLIVEIRA, Silmara Sartoreto; GUERREIRO, Lariza Borges; BONFIM, Patrícia Mendes. Educação para a saúde: a doença como conteúdo nas aulas de Ciências. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 14, p. 1313 – 1328, outdez. 2007. PENICK, John E. Ensinando alfabetização científica. Educar, Curitiba, n. 14, p. 91- 113, 1998. Disponível em http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_14/penick.pdf Acesso em 11 de jul, 2019. PUENTES,R.V.;AQUINO,O.F.;NETO,A.Q. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários a docência. Educar em Revista. Nº34 Curitiba,2009. SILVA, R. R. da; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí. 2010. SILVA, R. N. de M. As contribuições da teoria da aprendizagem significativa para o ensino de biologia. Encontro de iniciação à docência da UEPB. 2015 Disponível em: http://www.editorarealize.com.br>trabalhosacademicos. Acesso em: 05 de novembro de 2018, as 21:30hrs. SOUZA, R. W. de L. Modalidades e recursos didáticos para o ensino de biologia. Revista Eletrônica de Biologia, v.7, n. 2, p.124-142,2014. TARDIFE, M.; ZOURHLAL, A. Difusão da pesquisa educacional entre profissionais do ensino e círculos acadêmicos. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 13-35, 2005. TEIXEIRA, A. A. F; OLIVEIRA, G. F de. Aprendendo meiose por interação e construção. Revista da SBEnBIO, v. 2, n.01, p. 12-14, 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Ensino de biologia e a aprendizagem significativa- ressignificando a prática docente.pdf742,35 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.