DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3848
Título: Estratégias didáticas para o ensino de ciências: um estudo comparativo entre o ensino tradicional e o uso de metodologias diversificadas na Escola Estadual Danilo Corrêa
Título(s) alternativo(s): Didactic strategies for science teaching: a comparative study between traditional teaching and the use of diversified methodologies at Escola Estadual Danilo Corrêa
Autor(es): Lima, André Mesquita de
Orientador(es): Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Ensino Tradicional;Estratégias Diversificadas
Data do documento: 15-Dez-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: LIMA, André Mesquita de. Estratégias didáticas para o ensino de ciências: um estudo comparativo entre o ensino tradicional e o uso de metodologias diversificadas na Escola Estadual Danilo Corrêa. 2019 57f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.
Resumo: O presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada ao longo do curso de graduação em Ciências Biológicas, que se propôs investigar as ferramentas didáticas que despertam o interesse dos educandos contribuindo para a promoção de uma aprendizagem significativa. Para tanto, o referencial teórico apoia-se nos trabalhos Vasconcelos, Praia e Almeida (2003), Bosso (2014), Moreira (2012), dentre outros referentes às possíveis formas de Ensino existentes. Participaram da pesquisa alunos das turmas de 8° ano da Escola Estadual Danilo Corrêa. Para a coleta de dados foram aplicados questionários referentes especificamente ao Ensino de Ciências, como também se realizou um período de observação da prática docente da escola. Após o período de observação, houve aplicação de estratégias diversificadas aos alunos elaboradas pelo o pesquisador, com objetivo de despertar o interesse dos alunos pelo Ensino na disciplina de Ciências Naturais. Em seguida aplicou-se, o último questionário visando buscar as percepções dos educandos com relação a utilização das estratégias diversificadas no Ensino. Os resultados alcançados evidenciam a contribuição de diferentes metodologias ativas para o rocesso de um Ensino emancipatório, estratégias fortemente capazes de suprir as necessidades enfrentadas pela a Escola com relação infraestrutura.
Abstract: The present work is the result of a research carried out during the undergraduate course in Biological Sciences, which aimed to investigate the didactic tools that arouse the interest of students contributing to the promotion of meaningful learning. Therefore, the theoretical framework is based on the works Vasconcelos, Praia and Almeida (2003), Bosso (2014), Moreira (2012), among others referring to the possible existing forms of teaching. Students from the 8th grade classes at Escola Estadual Danilo Corrêa participated in the research. For data collection, questionnaires referring specifically to the Teaching of Sciences, as well as a period of observation of the teaching practice of the school. After the observation period, different strategies were applied to the students, developed by the researcher, with the objective of arousing the students' interest in Teaching in the discipline of Natural Sciences. Then, the last questionnaire was applied in order to seek the perceptions of the students in relation to the use of diversified strategies in Teaching. The results achieved show the contribution of different active methodologies to the process of an emancipatory teaching, strategies strongly capable of meeting the needs faced by the School in relation to infrastructure.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3848
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.