DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, André Mesquita de-
dc.date.available2022-04-27-
dc.date.available2022-04-27T14:05:47Z-
dc.date.issued2019-12-15-
dc.identifier.citationLIMA, André Mesquita de. Estratégias didáticas para o ensino de ciências: um estudo comparativo entre o ensino tradicional e o uso de metodologias diversificadas na Escola Estadual Danilo Corrêa. 2019 57f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Boca do Acre.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3848-
dc.description.abstractThe present work is the result of a research carried out during the undergraduate course in Biological Sciences, which aimed to investigate the didactic tools that arouse the interest of students contributing to the promotion of meaningful learning. Therefore, the theoretical framework is based on the works Vasconcelos, Praia and Almeida (2003), Bosso (2014), Moreira (2012), among others referring to the possible existing forms of teaching. Students from the 8th grade classes at Escola Estadual Danilo Corrêa participated in the research. For data collection, questionnaires referring specifically to the Teaching of Sciences, as well as a period of observation of the teaching practice of the school. After the observation period, different strategies were applied to the students, developed by the researcher, with the objective of arousing the students' interest in Teaching in the discipline of Natural Sciences. Then, the last questionnaire was applied in order to seek the perceptions of the students in relation to the use of diversified strategies in Teaching. The results achieved show the contribution of different active methodologies to the process of an emancipatory teaching, strategies strongly capable of meeting the needs faced by the School in relation to infrastructure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino Tradicionalpt_BR
dc.subjectEstratégias Diversificadaspt_BR
dc.titleEstratégias didáticas para o ensino de ciências: um estudo comparativo entre o ensino tradicional e o uso de metodologias diversificadas na Escola Estadual Danilo Corrêapt_BR
dc.title.alternativeDidactic strategies for science teaching: a comparative study between traditional teaching and the use of diversified methodologies at Escola Estadual Danilo Corrêapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T14:05:47Z-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Karen Rayane Medeiros da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8467883644049690pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245384190901936pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4432936199725772pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada ao longo do curso de graduação em Ciências Biológicas, que se propôs investigar as ferramentas didáticas que despertam o interesse dos educandos contribuindo para a promoção de uma aprendizagem significativa. Para tanto, o referencial teórico apoia-se nos trabalhos Vasconcelos, Praia e Almeida (2003), Bosso (2014), Moreira (2012), dentre outros referentes às possíveis formas de Ensino existentes. Participaram da pesquisa alunos das turmas de 8° ano da Escola Estadual Danilo Corrêa. Para a coleta de dados foram aplicados questionários referentes especificamente ao Ensino de Ciências, como também se realizou um período de observação da prática docente da escola. Após o período de observação, houve aplicação de estratégias diversificadas aos alunos elaboradas pelo o pesquisador, com objetivo de despertar o interesse dos alunos pelo Ensino na disciplina de Ciências Naturais. Em seguida aplicou-se, o último questionário visando buscar as percepções dos educandos com relação a utilização das estratégias diversificadas no Ensino. Os resultados alcançados evidenciam a contribuição de diferentes metodologias ativas para o rocesso de um Ensino emancipatório, estratégias fortemente capazes de suprir as necessidades enfrentadas pela a Escola com relação infraestrutura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALBRECHT, L. D.; KRÜGER, V. Metodologia tradicional x Metodologia diferenciada: a opinião de alunos. Universidade Federal de Pelotas, Campus Universitário s/nº, Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos – Campus Capão do Leão/RS. 2PIBID/UFPEL e PPGE. 2013. Disponível em: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2735/2311. Acesso em 20 jul. 2019. ANDRADE, M. L. F; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: Um desafio para professores de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v.17, n.4, p. 835-854, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516- 73132011000400005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 16 de jul. 2019. ARRUDA, V. A. B. Interação social em sala de aula: Repensar o papel do professor diante desta realidade. Revista Educação no (Con) Texto: do curso de Pedagogia v.7, n.7, p.1-20, jan. /Dez. 2015 ISSN 2446-5038. BAGANHA, D. E. O papel e o uso do livro didático de ciências nos anos finais do ensino fundamental. Curitiba, 2010. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/26239. Acesso em: 17 de jul. 2019. BARTZIK, F.; ZANDER, L. D. A Importância Das Aulas Práticas De Ciências No Ensino Fundamental. Revista @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v.4, n. 8, mai-ago, 2016. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/viewFile/P.2318- 7344.2016v4n8p31/11268. Acesso em 20 jul. 2019. BASTOS, Manoel de Jesus. Os Desafios da Educação Brasileira. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Ed. 01, Vol. 14, pp. 39-46.Janeiro. ISSN:2448-0959,2017. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/educacao-brasileira.Acesso: 19 dez. 2018. BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa, com texto: imagem e som. Rio de janeiro. Petrópolis: vozes. 2017. BOSSO, L. O Ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental do colégio estadual professora iara bergmann: dificuldades e perspectivas no ensino-aprendizagem. Medianeira.2014. p. 24. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3508/1/MD_ENSCIE_IV_2014_56.pdf. Acesso em: 19 dez. 2018. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas. P. 58. eds. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF,2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. p. 320. Acesso em: 18 dez. 2018. 49 BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 2000MEC / SEF, 1998. P.138. 1. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Ciências Naturais: Ensino de quinta a oitava séries. 1998. CARDOSO F. S. o uso de atividades práticas no ensino de ciências: na busca de melhorias resultados no processo ensino aprendizagem. Centro universitário Univates. Lajeados. Dez, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/380/1/Fab%C3%ADola%20de%20SouzaCardo so.pdf. Acesso em 16 jul. 2019. DIAS, M. L. O.; Dias, J. L. O processo de ensino e aprendizagem da libra a alunos ouvintes por meio das novas tecnologias de informação e comunicação – ntics. Programa de PósGraduação em Letras | Universidade Federal do Maranhão. Edição especial, vol. 9, 2018. DOMINGUINI, L.; VAQUERO, R. A. M. Diagnóstico sobre a falta de motivação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais em uma escola pública. Revista criar educação, Itajai – SC, v.3, n. 2, 2014. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/article/viewFile/1732/1635. Acesso em 20 jul. 2019. DUARTE, S. G. et al. Paleontologia no Ensino Básico das Escolas da Rede Estadual do Rio de Janeiro: uma Avaliação Crítica Paleontology in Elementary Education of the State Schools of the Rio de Janeiro: a Critical Evaluation. Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ ISSN 0101-9759 e-ISSN 1982-3908 - Vol. 39 - 2 / 2016 p. 124-132. Disponível em: http://www.anuario.igeo.ufrj.br/2016_2/2016_2_124_132.pdf. Acesso em 18 de jul. 2019. FONSECA, M. C. O conhecimento nas instituições de ensino – uma revisão de literatura e reflexões para os docentes. Revista práxis, nº 5 - janeiro 2011 63. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/980. Acesso em: 17 de jul. 2019. GAROFALO, D. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Publicado em nova escola 25 de junho, 2018. https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologiasativas-favorecem-o-aprendizado. Acesso em 22 de set. 2019. GONÇALVES, L. S. V. A família e o portador de transtorno mental: estabelecendo um vínculo para a reinserção à sociedade. Nescon biblioteca virtual. Manhuaçu – minas gerais. 2010. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2405.pdf. Acesso em: 15 de jul. 2019. GOUVÊA, E. P. et al. Metodologia Ativa: Um estudo de caso sobre a ferramenta glossário em ambientes virtuais de Educação a Distância. Educação, Gestão e Sociedade. Rev: faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, ano 6, número 22, junho de 2016. Disponível em: http: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509162729.pdf. Acesso: 19 de dez 2018. GOUVÊA, E. P. et al. Um Trabalho de Pesquisa-ação com Uso de Metodologia Ativa no Ensino de Tecnologia da Informação. Educação, Gestão e Sociedade. Revi: Faculdade Eça de Queirós, ISSN 2179-9636, Ano 5, número 20, novembro de 2015. p. 5. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509162318.pdf. Acesso em: 21 dez. 2018. 50 JESUS, Lucimar A, C. O Lúdico e sua Contribuição para o Processo de Ensino Aprendizagem no Ensino de Ciência. Paraná: UTFPR – Campus Medianeira, 2014. 10pg. Especialista na Pós Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014. JUNGES, K. S. BEHRENS, M. A. Prática docente no Ensino Superior: a formação pedagógica como mobilizadora de mudança. Florianópolis, v. 33, n. 1, 2831, jan. abr. 2015. Disponível em < http://.perspectiva.ufsc.br. Acesso em: 8abril. 2019. LEAL, D. T. B.; CORNACHIONE, E. J. A aula expositiva no ensino da contabilidada. Contab. Vista & Rev., v. 17, n. 3, p. 91-113, jul./ set. 2006. LIMA, D. B.; GARCIA, R.N.; Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do aplicação, v. 24, n. 1, jan./jun 2011. LIMA, M. S. B.; MOREIRA, É. V. A pesquisa qualitativa em geografia. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente. v. 2, n. 37, p. 27-55, ago./dez. 2015. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/viewFile/4708/3618. Acesso em 19 jul. 2019. LOPES, Livia Mara Menezes; RIBEIRO, Viviane Salvador. O estudante como protagonista da aprendizagem em ambientes inovadores de ensino. 2018. Disponível em: http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/286. Acesso em: 20 dez. 2018. LORENZETTI, Leonir; SILVA, Virginia, R. A utilização dos mapas conceituais no ensino de ciências nos anos iniciais. v. 25, n. 2, Passo Fundo, p. 383-406, maio/ago. 2018. Disponível em www.upf.br/seer/index.php/rep. Acesso em: 14 de jul. 2019. MACHADO, M. A. S. A percepção dos alunos sobre o ensino de ciências naturais. Faculdade UnB de Planaltina, DF, Junho de 2017. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/18181/1/2017_MariaAmandaDaSilva_tcc.pdf. Acesso em: 18 de jul. 2019. MANDER, Marnei Luis et al. conhecimentos advindos da prática docente na escola básica: compartilhando experiências na formação de professores de matemática. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil - 2 CIEC/IE - Universidade do Minho (UMINHO), Portugal, 2016. MAYER, K. C. M. et al. Dificuldades encontradas na disciplina de ciências naturais por alunos do ensino fundamental de escola pública da cidade de redenção-pa. Revista Lugares de Educação [RLE], Bananeira, PB, v. 3, n. 6, p. 230-241, 2013. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle. Acesso em 20 jul. 2019. MONTEIRO, J. S.; SILVA, D. P. A influência da estrutura escolar no processo de ensinoaprendizagem: uma análise baseada nas experiências do estágio supervisionado em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Universidade Federal do Ceará (UFC); v. 19, n. 3, set. /dez. 2015. ISSN 2236-4994. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/viewFile/14315/pdf. Acesso em 21 jul. 2019. 51 MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. MOREIRA, M. A. Al final qué es aprendizaje significativo. Rev: Qurriculum, p. 25, 29-56, 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3943478. Acesso em: 20 dez. 2018. MOURA, J. K.S.; SOUZA, É. J. S.; CARVALHO, R. C. N. A importância das práticas pedagógicas na construção de limites durante o processo de formação humana da criança na escola. Campina Grande, Ed: realize, 2012. MOURA, S. R. et al. Principais Motivos pelo pouco Interesse no Estudo de Ciências na Concepção de Estudantes do Ensino Médio em Escolas Estaduais de Araguatins/TO.VII CONNEPI: Congresso norte de pesquisa e inovação. Palmas – Tocantins, 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/download/1743/2231. Acesso em 21 jul. 2019. NETO, A. C. A Importância da Aprendizagem Significativa na Educação Especial. Volume I. Diretoria de Ensino Região de Araraquara. 2015. P. 3. Disponível em: http://cape.edunet.sp.gov.br/cape_arquivos/BoasPraticas/IMPORTANCIA APRENDIZAGEMSIGNIFEDUCESP.pdf. Acesso em: 23 dez. 2018. NETO. J. M.; FRACALANZA, H. livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação – SEF/MEC. Brasília – 15 a 19/10/0. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n2/01.pdf. Acesso em 16 jul. 2019. NEVES, Bruno Cani Stüssi. Uma Análise sobre os Gastos e a Crise de qualidade do Ensino Fundamental Brasileiro. 2017. P. 39. Disponível em: http://www.econ.pucrio.br/uploads/adm/trabalhos/files/Bruno_Cani_Stussi_Neves.pdf. Acesso em: 17 dez. 2018. NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form. Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381. ISSN 2525-3476, 2016. Disponível em: https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/view/InFor2120167. Acesso em: 14 dez. 2018. NILDO, Anderson, Santos, et al. Desafios Atuais da Educação: Reflexões sobre a constante busca da construção das práxis pedagógicas no processo de inclusão social de nossos alunos. 2015. P. 2-4, 6. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20 E%20PRATICAS/DESAFIOS%20ATUAIS%20DA%20EDUCACAO%20PRAXIS%20PED AGOGICA%20NO%20PROCESSO%20DE%20INCLUSAO%20SOCIAL%20DE%20NOS SOS%20ALUNOS. Pdf. Acesso em: 12 dez. 2018. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (ENSINO MÉDIO). 2000. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC / SEF, 1998. 138 p. 1. Parâmetros curriculares nacionais. 2. Ciências Naturais: Ensino de quinta a oitava séries. 52 PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento: the art of literature in search of knowledge. © Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf., Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66, jul./dez. 2012 – ISSN 1678-765X. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/download/1896/2017. Acesso em 20 jul. 2019. SALES. O. J. Ensino tradicional, novo fazer pedagógico e suas influencias na educação de jovens e adultos. Universidade UEPB – Universidade de Paraíba - Campina grande - PB. 2011. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/2438/1/PDF%20- %20Josenilda%20Sales%20de%20Oliveira.pdf. Acesso em 16 jul. 2019. SANTOS, A. C. et al. A importância do ensino de ciências na percepção de alunos de escolas da rede pública municipal de criciúma – SC. Revista Univap, São José dos Campos-SP, v. 17, n. 30, dez.2011. ISSN 2237-1753. Disponível em: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/29. Acesso em 21 jul. 2019. SANTOS, A. H. et al. As Dificuldades Enfrentadas para o Ensino de Ciências Naturais em Escolas Municipais do Sul de Sergipe e o processo de formação continuada. Rev. CAPES. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2013. p. 15395 -15397. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9474_6573.pdf. Acesso em: 17 dez. 2018. SANTOS, C. P.; SILVA, E. L. J. A tecnologia digital na escola: a tecnologia digital e o trabalho pedagógico. Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 3, p. 65- 74, nov. 2017/fev. 2018. ISSN 2594-4800 | e-ISSN 2594-4797 | doi: 10.22287/rpgm.v1i3.680. Disponível em: http://fics.edu.br/index.php/rpgm/article/view/680. Acesso em 17 de jul. 2019. SCHWARTZ, S. A observação da prática docente como instrumento para qualificar a aprendizagem. VI colóquio internacional “educação e contemporaneidade”. São Cristovão – se 20 a 22 de setembro de 2012. Disponível em: http://educonse.com.br/2012/eixo_17/PDF/55.pdf. Acesso em: 16 de jul. 2019. SCORTEGAGNA, L.; SILVEIRA, L. F. Massive Open Online Course (MOOC) na Educação Matemática: Possibilidades. Martinho, M. H., Tom´as Ferreira, R. A., Boavida, A. M., & Menezes, L. Eds. Atas do XXV Semin´ario de Investiga¸c˜ao em Educac¸˜ao Matem´atica. Braga: APM. pp. 449–452. 2014. SILVA, M. S. S. Percepção de professores e alunos sobre os métodos de ensino de ciências em escolas públicas de Parnaíba – Piauí. Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Piauí campus cocal especialização em ensino de ciências. 2017. SILVA, R. F. et al; A concepção dos alunos do Ensino Médio sobre a importância das aulas práticas de Biologia. Diversitas journal. Santana do Ipanema/AL. vol. 3, n. 3, p.564-568, set./dez. 2018. SOUZA, C. S.; IGLESIAS, A. G.; FILHO, A. P. Estratégias Inovadoras para Métodos de Ensino Tradicionais – Aspectos Gerais. Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(3): 284-92. p. 287. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86617/89547. Acesso em: 15 dez. 2018. 53 VASCONCELOS, Clara; PRAIA, João F; ALMEIDA, Leandro S. Teorias de Aprendizagem e o Ensino/Aprendizagem das ciências: da instrução à Aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional. Volume 7. Número 1. 2003. p. 12-13. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86617/89547. Acesso em: 22 dez. 2018. ZINKE, I. A.; GOMES, D. A prática de observação e sua importância na formação do professor de geografia. Educre XII congresso nacional de educação. Puc – PR, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18655_7820.pdf. Acesso em 15 de jul. 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESBCA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.