DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3828
Titel: Ética ambiental e o ensino de biologia: percepção dos professores e alunos da 1ª série do ensino médio
Sonstige Titel: Environmental ethics and the teaching of biology: perception of teachers and students of the 1st grade of high school
Autor(en): Sanches, Katiana da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro da Rocha
Stichwörter: Ética Ambiental;Environmental ethics;Educação Ambiental;Environmental education;Biologia;Biology;Meio Ambiente;Environment
Erscheinungsdatum: 4-Okt-2019
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: SANCHES, Katiana da Silva. Ética ambiental e o ensino de biologia: percepção dos professores e alunos da 1ª série do ensino médio. 2019. 38 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas - AM.
metadata.dc.description.resumo: Trabalhar a questão ética ambiental na Biologia é desafiador, porque este requer um empenho dos professores para abordar temas que estão relacionados à ética ambiental. A qual trata da conduta do cidadão, enquanto sujeito que este está inserido no meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo traçado identificar como as questões relativas à ética ambiental são tratadas no ensino de Biologia e conhecer a concepção dos professores e alunos acerca da ética ambiental, com este objetivo a pesquisa foi realizada na abordagem quali-quantitativa, que possibilitou a coleta de dados em formas descritivas com uma freqüência de repetições das respostas dos questionários utilizados como material de coleta de dados. Os participantes desta pesquisa foram alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola Estadual e professoras de diferentes escolas Estaduais. Através da análise de dados constatamos o que elas julgam entender e trabalhar as questões relacionadas à ética ambiental, as ações da educação ambiental, pois desconhecem o significado de ética ambiental. Palavras-chave: Ética Ambiental, Educação Ambiental, Biologia, Meio Ambiente
Zusammenfassung: Working with environmental ethics in biology is challenging because it requires a commitment from teachers to address issues that are related to environmental ethics. Which deals with the conduct of the citizen as subject that is inserted in the environment. This work aimed to identify how issues related to environmental ethics are treated in the teaching of biology and to know the teachers 'and students' conception of environmental ethics. To this end, the research was conducted using a qualitative and quantitative approach, which enabled the collection of data in descriptive forms with a frequency of repetition of the responses of the questionnaires used as data collection material. The participants of this research were first grade students from a state school and teachers from different schools. Through data analysis we find out what they think they understand and work on issues related to environmental ethics, the actions of environmental education, because they do not know the meaning of environmental ethics. Keywords: Environmental Ethics, Environmental Education, Biology, Environment
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3828
Enthalten in den Sammlungen:CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.