DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3790
Título: Estratégias para o ensino de botânica no ensino fundamental: estudando os órgãos vegetativos das plantas
Título(s) alternativo(s): Strategies for teaching botany in elementary school: studying the vegetative organs of plants
Autor(es): Matos, Odimila Pádua
Orientador(es): Cavalcante, Heloide de Lima
Palavras-chave: Ensino de botânica;Botany teaching;Estratégias didáticas;Didactic strategies;Ensino fundamental;Elementary school
Data do documento: 6-Out-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MATOS, Odimila Pádua. Estratégias para o ensino de botânica no ensino fundamental: estudando os órgãos vegetativos das plantas. 2019. 67 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.
Resumo: O Ensino de Ciências se propõe a formar cidadãos, fazer com que o aluno conheça a natureza e a si mesmo, se dê conta de que é parte integrante do meio. Durante o Ensino Fundamental, a Botânica é vista na disciplina de Ciências Naturais no 7º ano. Na escola, o ensino de Botânica, muitas vezes, não é trabalhado de forma compreensível pelo professor, assim o aluno vai tendo um desinteresse pela botânica devido aos seus conceitos complexos. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Dom João Marchesi, feita com os estudantes pertencentes a duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. O objetivo realizar aulas utilizando diferentes estratégias para o ensino de Botânica, com ênfase para os órgãos vegetativos das plantas, além de apresentar a importância dos órgãos vegetativos, mostrar a diversidade dos órgãos vegetativos e avaliar o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema abordado antes e após a aplicação das aulas. A pesquisa é do tipo qualitativa. Os conhecimentos prévios dos alunos foram verificados através de um questionário, em seguida foram realizadas quatro aulas utilizando diferentes estratégias didáticas e por último, para verificar a aprendizagem, foi aplicado um questionário com os alunos. Com o uso de diferentes estratégias didáticas, foi possível verificar que os alunos tiveram uma boa aprendizagem sobre os órgãos vegetativos das plantas. Palavras chaves: Ensino de botânica, estratégias didáticas, Ensino fundamental.
Abstract: Science teaching aims to educate citizens, to make the student know nature and himself, to realize that it is an integral part of the environment. During elementary school, botany is seen in the Natural Sciences discipline in 7th grade. In school, the teaching of botany is often not comprehensively worked by the teacher, so the student has a disinterest in botany due to its complex concepts. The research was conducted at Escola Estadual Dom João Marchesi, made with students belonging to two 7th grade classes. The objective is to teach classes using different strategies for the teaching of botany, with emphasis on the vegetative organs of the plants, besides presenting the importance of the vegetative organs, showing the diversity of the vegetative organs and evaluating the students' level of knowledge about the topic discussed above. and after the application of the classes. The research is qualitative. The students' previous knowledge was verified through a questionnaire, then four classes were conducted using different didactic strategies and lastly, to verify the learning, a questionnaire was applied with the students. Using different didactic strategies, it was possible to verify that the students had a good learning about the vegetative organs of the plants. Keywords: Botany teaching, didactic strategies, Elementary school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3790
Aparece nas coleções:CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias para o ensino de botânica no ensino fundamental - estudando os órgãos vegetativos das plantas.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.