DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Odimila Pádua-
dc.date.available2022-04-20-
dc.date.available2022-04-19T14:01:21Z-
dc.date.issued2019-10-06-
dc.identifier.citationMATOS, Odimila Pádua. Estratégias para o ensino de botânica no ensino fundamental: estudando os órgãos vegetativos das plantas. 2019. 67 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3790-
dc.description.abstractScience teaching aims to educate citizens, to make the student know nature and himself, to realize that it is an integral part of the environment. During elementary school, botany is seen in the Natural Sciences discipline in 7th grade. In school, the teaching of botany is often not comprehensively worked by the teacher, so the student has a disinterest in botany due to its complex concepts. The research was conducted at Escola Estadual Dom João Marchesi, made with students belonging to two 7th grade classes. The objective is to teach classes using different strategies for the teaching of botany, with emphasis on the vegetative organs of the plants, besides presenting the importance of the vegetative organs, showing the diversity of the vegetative organs and evaluating the students' level of knowledge about the topic discussed above. and after the application of the classes. The research is qualitative. The students' previous knowledge was verified through a questionnaire, then four classes were conducted using different didactic strategies and lastly, to verify the learning, a questionnaire was applied with the students. Using different didactic strategies, it was possible to verify that the students had a good learning about the vegetative organs of the plants. Keywords: Botany teaching, didactic strategies, Elementary school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de botânicapt_BR
dc.subjectBotany teachingpt_BR
dc.subjectEstratégias didáticaspt_BR
dc.subjectDidactic strategiespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.titleEstratégias para o ensino de botânica no ensino fundamental: estudando os órgãos vegetativos das plantaspt_BR
dc.title.alternativeStrategies for teaching botany in elementary school: studying the vegetative organs of plantspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-19T14:01:21Z-
dc.contributor.advisor-co1Liberato, Maria Astrid Rocha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718324408807560pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Heloide de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2090710390972432pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9880366466345279pt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Ciências se propõe a formar cidadãos, fazer com que o aluno conheça a natureza e a si mesmo, se dê conta de que é parte integrante do meio. Durante o Ensino Fundamental, a Botânica é vista na disciplina de Ciências Naturais no 7º ano. Na escola, o ensino de Botânica, muitas vezes, não é trabalhado de forma compreensível pelo professor, assim o aluno vai tendo um desinteresse pela botânica devido aos seus conceitos complexos. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Dom João Marchesi, feita com os estudantes pertencentes a duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. O objetivo realizar aulas utilizando diferentes estratégias para o ensino de Botânica, com ênfase para os órgãos vegetativos das plantas, além de apresentar a importância dos órgãos vegetativos, mostrar a diversidade dos órgãos vegetativos e avaliar o grau de conhecimento dos alunos sobre o tema abordado antes e após a aplicação das aulas. A pesquisa é do tipo qualitativa. Os conhecimentos prévios dos alunos foram verificados através de um questionário, em seguida foram realizadas quatro aulas utilizando diferentes estratégias didáticas e por último, para verificar a aprendizagem, foi aplicado um questionário com os alunos. Com o uso de diferentes estratégias didáticas, foi possível verificar que os alunos tiveram uma boa aprendizagem sobre os órgãos vegetativos das plantas. Palavras chaves: Ensino de botânica, estratégias didáticas, Ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, C. Professor bonzinho aluno difícil. Disciplina e indisciplina em sala de aula. Fascículo 10; Na Sala de Aula. Vozes: 2002. ARAÚJO, G.C. Botânica no ensino médio. 2011. 24 f. Monografia de (Graduação)- Cursos Consórcio Setentrional de Educação a Distância Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Goiás Curso de Licenciatura em Biologia a Distância. Brasília, 2011. ARAÚJO, J.N., MARQUES, A.S. Ensino de Botânica e a Educação básica na Amazônia. In: Diversidade Vegetal Brasileira; conhecimento, conservação e uso, In: 61° Congresso Nacional de Botânica, Manaus, 5 a 10 set. 2014. Ausubel, D.P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. 212p.2000. AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Editora LDA. 1 ed. Janeiro . 2003. BARBALHO, Célia Regina Simonetti; GREDIN, Evandro Luiz; MONTEIRO, Ierecê Barbosa; MORAES, Suely Oliveira; PIMENTA, Neylanne Araceli de Almeida. Didática II. Editora UEA. Amazonas. 2006. BECKER, Fernando; Marques, Tania Beatriz Iwaszko. Ser professor é ser pesquisador. Editora mediação. 2 ed. Porto Alegre. 2010. BRANDÃO,J.D.P. O papel e a importância do livro didático no processo de ensino aprendizagem.In:Congresso nacional de educação, 2014. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente: saúde. Brasília /MEC. 1998. CAMPANÁRIO, J. M.; MOYA, A. ¿Cómo enseñar ciencias? Principales tendencias y propuestas. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 17, n. 2, p. 179-192, 1999. CANDELA, Antonia. Corrientes teóricas sobre discurso en el aula. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v.6, n.12, p.317-333, 2001. CARDOSO, Lívia Rezende. Processos de recontextualização no ensino de ciências da escola do campo: A visão dos professores do sertão sergipano. Dissertação (Mestrado em educação), Núcleo de pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, Sergipe (2008). CARVALHO, Marco Antonio Batista; SCHRAM , Sandra Cristina. O pensar educação em Paulo Freire: Para uma Pedagogia de mudanças. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf>Acesso dia 15 julho. 2019. CINELLI, N. P. F.A influência do vídeo no processo de aprendizagem.Dissertação de mestrado ,130p. Florianópolis, 2003.72 f. : grafs. , tabs. COSTA, A.P. Senso comum. In: ALMEIDA, A. (Org) Dicionário escolar de filosofia. Lisboa: Editora Plátano, 2003. Disponível em: http://www.defnarede.com/ Acesso em: 01/09/2019. FERREIRA, N.C.Proposta de laboratório para escola brasileira .Dissertação Mestrado, 128p.IFFE-USP.200. FRANÇA, M. G. A Informática Ampliando os Horizontes da Aprendizagem do Ensino Fundamental – 2005. Disponível em http://www.avm.edu.br/. Acesso em 03 mar 2014. GOWDAK, Demetrio; MARTINS, Eduardo. Ciências novo pensar, 7º ano. 2° edição. São Paulo: FDT, 2015. LEITE, C.R. Convivência escolar: a questão dos conflitos entre professores e alunos. In: Educere e ciave. Anais. Curitiba: PUCPR, 2009. MACHADO,Cláudia Pinto. Ensino de ciências:práticas e exercicíos para de aula.Caixias do Sul, RS:Educs,2017. MARANDINO, Martha et al. A Educação em Museus e os Materiais Educativos.Editora FEUSP. São Paulo. 2016. MELO, E. A.; ABREU, F. F.; ANDRADE, A. B.; ARAÚJO, M. I. O. A aprendizagem de botânica no ensino fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, Sergipe, v. 8, n. 10, p. 1-8, ago./out. 2012. Disponível em: <http://www.scientiaplena.org.br/ojs/index.php/sp/article/viewFile/492/575>. Acesso em: Set 2019. MORAM, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas. Campinas /SP.Papirus,2000. MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa Crítica. Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigcritport.pdf> Acesso em: 23. Julho. 2019, 14:50. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Textos de Apoio ao Professor de Física, Porto Alegre, UFRGS, Instituto de Física, v.24, n.6, 2013. MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB.1999. MOREIRA, M.A.Mapas conceituais e aprendizagem significativa.EditoraCentauro.São Paulo.2012. PEDRIÇA, É.H.K.; SILVA, J.A. Indisciplina em sala de aula: ensino fundamental. Caderno Multidisciplinar de Pós - Graduação da UCP, Pitanga, v.1, n.1, p. 133-150, jan. 2010. PERPÉTUO, Susan Chio de; GONÇALVEZ, Ana Maria. Dinâmicas de grupos na formação de lideranças. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. PILETTI, Claudino. Didática geral. 23. ed. São Paulo:Ática, 2003. PLACCO, V.M.N.S. O Coordenador Pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2004.Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 240, p. 346-362, maio/ago. 2014. SANTOS, Maria Eduarda Vaz Muniz. Mudança conceptual na sala de aula: um desafio pedagógico. Lisboa: Horizonte, 2006. São Paulo- SP: Editora Cortez; 1º Edição; 2009. SILVA, A. B. V.; MORAES, M. G. 2011. Jogos Pedagógicos como Estratégia no Ensinode Morfologia Vegetal. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2011/ciencias%20humanas/jogos%20pedagogic os.pdf. Acesso em: 05/09/2019 SILVA, Alexandre Fernando. O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Médio: reflexões e perspectivas sobre a educação transformadora. Revista Exitus, Santarm/PA, Vol. 7, N° 2, p. 283-304, Maio/Ago 2017. SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31 – 33. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DINÂMICAS DE GRUPO (SBDG). Dinâmica de grupo: conhecendo a história da dinâmica dos grupos no Brasil. Blumenau: SBDG, 2006. VASCONCELLOS, C.S. 2009. Indisciplina e disciplina escolar: Fundamentos para o trabalho docente. VIANA, M. A. P. Internet na Educação: Novas formas de aprender, necessidades e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, L. P. L. (Org.) Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2004. 228p. ZAPATER, André Rocha; SILVEIRA, Duani Moraes; VITTA, Alberto; PADOVANI, Carlos Roberto; SILVA, Jose Carlos. Plácido da Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares. Ciência & Saúde Coletiva, p.191-199, 2004.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de botânicapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESSG - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias para o ensino de botânica no ensino fundamental - estudando os órgãos vegetativos das plantas.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.